Como a psicologia organizacional pode contribuir com uma empresa?

Diante da necessidade de um bom ambiente de trabalho e de um clima organizacional adequado ao crescimento da empresa, a psicologia organizacional surge como uma aliada à qualidade de vida no trabalho, e, consequentemente, contribui para a produtividade dos funcionários e melhoria dos resultados. Essa prática é desenvolvida por profissionais ligados à área de recursos humanos da organização, que busca um equilíbrio entre o bem-estar dos funcionários e os interesses da empresa.

Quer saber quais são os benefícios de usar a psicologia organizacional em sua empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional vai muito além do uso de testes psicológicos para a seleção de pessoal, ao contrário do que muitos pensam. É utilizada também para compreender o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, oferecendo suporte em decisões relacionadas aos processos de gestão de recursos humanos. Por meio de ações que valorizam o profissional, a psicologia organizacional cria um bom ambiente de trabalho, gerando um aumento de produtividade e diferencial competitivo para a organização.

Como aplicar nas organizações?

A psicologia organizacional promove a excelência operacional em todos os setores da empresa quando bem trabalhada, atuando no acompanhamento dos funcionários, treinamentos, e diagnóstico da organização e suas funções. Além disso, fornece ferramentas diferenciadas para seleção de pessoas e aconselhamento psicológico quando necessário.

Quais são os benefícios e resultados para a empresa e para os funcionários?

Ajuda na formação de líderes

A psicologia tem grande influência sobre a saúde mental dos funcionários, pois colabora com o fortalecimento psicológico na hora de resolver os problemas do dia a dia, e os prepara para enfrentar dificuldades futuras. Por meio desse fortalecimento, as pessoas adquirem autoconhecimento, reconhecendo os pontos a serem melhorados e aprendendo a crescer no ambiente empresarial.

Soluciona problemas no ambiente de trabalho

Os problemas no ambiente de trabalho existem em empresas de todos os portes, e poucos gestores sabem como lidar com essas situações. Por meio da identificação e análise desses problemas cotidianos, a psicologia organizacional cria estratégias e soluções, fazendo com que os funcionários se sintam mais motivados a trabalhar.

Melhora a produtividade

Por intermédio de estudos da cultura corporativa e diagnóstico da organização e suas funções, a psicologia organizacional consegue melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho dos funcionários. Com o estudo do comportamento dos funcionários, consegue identificar o que provoca o estresse no ambiente e quais fatores são determinantes para que os colaboradores melhorem seu desempenho.

Reduz o turnover

turnover representa à organização uma saída de talentos e gastos com demissões e novos processos de contratação. A partir do momento em que o ambiente de trabalho é melhorado e as pessoas são mais bem-compreendidas, elas se sentem mais motivadas e felizes na empresa, o que reduz os índices de absenteísmo e de rotatividade de funcionários e traz benefícios financeiros e de recursos humanos.

Como vimos, a psicologia organizacional exerce um papel muito importante no desenvolvimento das pessoas, englobando todos os setores da empresa. Tendo como objetivo oferecer suporte aos colaboradores nos aspectos relacionados ao trabalho e seu ambiente, utiliza métodos inovadores e situacionais para orientar, compreender e obter resultados.

Comente