recrutamento e seleção bom serviço

O que define um bom serviço de Recrutamento e Seleção?

Como saber que uma proposta de serviço de Recrutamento e Seleção irá atender plenamente a suas exigências de vaga em aberto?

Existem etapas e técnicas indispensáveis a um plano de recrutamento e seleção excelente. Neste artigo, a EIDEA conta para você tudo isso! Dessa forma, você terá condições de saber qual é um bom serviço de recrutamento e seleção previamente a aplica-lo ou contratá-lo.

Confira abaixo os critérios que definem um bom recrutamento e seleção de pessoas!

O recrutador tem uma ferramenta para conhecer profundamente a vaga

É fundamental a qualquer processo de recrutamento e seleção que pretende indicar as pessoas mais adequadas à vaga que o desenho inicial seja específico e completo.

Uma boa ferramenta é o Perfil Profissiográfico, utilizado pela EIDEA em todos os processos de seleção de pessoal que fazemos. Com ela, é possível estabelecer as diretrizes que garantem a indicação de candidatos qualificados.

Recrutamento adaptado à vaga

Vagas são das mais diversas. Variáveis que definem essa pluralidade são, por exemplo, a formação, a cultura da empresa e o nível gerencial (ou operacional) do cargo.

 O profissional experiente sabe que o recrutamento é decisivo, pois é essencial atrair candidatos qualificados para ter opções de preencher a vaga.

Por isso, é fundamental que a plataforma de divulgação seja adequada à vaga. Por exemplo, o LinkedIn é ótimo para atrair candidatos para vagas gerenciais, mas nem tanto para vagas na área da saúde.

Também o material de divulgação é fundamental. Cartazes digitais devem ser visuais para atrair a atenção das pessoas, que estimula também o compartilhamento por redes sociais, e-mail ou WhatsApp – visibilidade sem custos.

Etapas online

A realização de etapas online é uma excelente medida para cortar custos com a seleção, tanto para a empresa quanto para os candidatos.

Além disso, alguns testes (padronizados ou personalizados), são ótimos para avaliar candidatos em grande quantidade.

E entrevistas por videoconferência podem poupar tempo e custos.

Entrevistas de cunho comportamental

Todo o potencial atual de uma pessoa pode ser acessado investigando seu repertório comportamental, no que diz respeito tanto às habilidades técnicas quanto a suas habilidades comportamentais (incluindo caráter, competências e habilidade de aprendizagem).

Um psicólogo conseguirá com muito mais facilidade acessar o repertório comportamental através de entrevistas ou testes psicológicos – que serão abordados a seguir.

Avaliação Psicológica inserida na seleção

A avaliação psicológica é outro aspecto que permitirá ao recrutador avaliar o potencial atual da pessoa. Sendo feito exclusivamente por psicólogos, a avaliação psicológica inclui a aplicação de testes psicológicos ou a realização de entrevistas psicológicas estruturadas ou semi-estruturadas.

Estas avaliações são realizadas exclusivamente por psicólogos, que se utilizam de técnicas preditoras do comportamento humano.

Devolutivas após o recrutamento e seleção

Um ótimo processo de recrutamento e seleção será finalizado com a realização de entrevistas devolutivas para os candidatos selecionados.

Nesta etapa o recrutador fornece feedbacks a respeito do que foi constatado sobre o candidato no processo.

A importância da devolutiva é, grosso modo, potencializar o desenvolvimento do novo funcionário na organização. Pois assim, ele será valorizado pelos aspectos positivos observados durante a seleção, mas também receberá feedbacks sobre os pontos que ele precisa desenvolver.

Esta etapa pode ser inserida no processo de integração do novo funcionário.

Feedback para os candidatos

É imprescindível que os candidatos recebam feedback sobre suas atualizações de status durante o processo. Tanto se o candidato for sendo aprovado, quanto reprovado.

Os candidatos reprovados muitas vezes contam muito com a vaga, e nada mais justo que dar a eles o retorno se forem reprovados. Assim, podem prosseguir para outras possibilidades.

Muitas empresas acabam ganhando má fama por não darem feedbacks negativos para os candidatos. E é muito fácil evitar com uma simples mensagem de celular ou e-mail.

Para concluir este artigo, devemos ressaltar a importância da transparência do recrutador com o responsável pela vaga. Improvisos podem ser necessários durante um processo, devido a forças maiores. Manter a comunicação e o alinhamento é de extrema importância para o resultado ser (mais que) satisfatório.

Estas dicas sobre recrutamento e seleção foram úteis para você e te auxiliarão a obter o melhor resultado com o serviço no futuro? Quer mais garantias para sua próxima seleção de pessoal ser um sucesso? Entre em contato com a EIDEA que oferecemos o suporte necessário para você alcançar este objetivo! Basta preencher o formulário abaixo!

 

    
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Marcos Faria  
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação