Saiba o que é behaviorismo nas organizações

Se a sua função é motivar os seus colaboradores e trabalhar sempre em busca de mais produtividade e bons resultados, pare tudo o que estiver fazendo e preste muita atenção neste post: você precisa compreender o behaviorismo nas organizações.

Com tantas variáveis imprevisíveis no ambiente de trabalho, você sabia que o comportamento do seu funcionário pode ser modificado? Por isso, cada vez mais, as empresas contratam psicólogos para compor o quadro de funcionários do RH (Recursos Humanos).

Disciplina, organização, responsabilidade, motivaçãoprodutividade e disposição são alguns fatores que diferenciam uma boa equipe de outra ruim.

Quer saber como estimular essas principais características e ainda ver seu time feliz? Continue a leitura e descubra os motivos para estudar o comportamento das pessoas e contratar profissionais qualificados!

O que é behaviorismo

A origem da palavra vem do termo behavior, que, quando traduzido, nada mais é do que conduta ou comportamento.

Sendo assim, comportamentalismo e behaviorismo são duas nomeações diferentes de uma das mais importantes áreas da psicologia: o comportamento como próprio objeto de estudo.

No geral, esse objeto de estudo é determinado por dois fatores: estímulos e respostas, que logo em seguida serão investigados por meio de todos os métodos utilizados pela chamada análise de comportamento.

Com um campo tão amplo de atuação, esse ramo da psicologia é dividido em 4 tipos. Confira:

1. Behaviorismo clássico

Segundo essa linha de pensamento, o comportamento de uma pessoa pode ser definido por toda e qualquer alteração observada após um estímulo anterior. O comportamento foi estudado como reflexo de alterações no ambiente.

Dessa forma, tudo o que acontece é uma reação a algum estímulo em questão.

2. Behaviorismo lógico

Esta vertente também é conhecida como behaviorismo filosófico ou behaviorismo analítico, e concebe que os comportamentos podem ser explicados por pré-disposições mentais.

Essa corrente contradiz o estilo clássico, pois, de acordo com os estudiosos do behaviorismo lógico, toda resposta comportamental após um estímulo já existia na mente da pessoa.

3. Behaviorismo metodológico

Aqui, a teoria é de que o comportamento de uma pessoa é restrito à resposta pública, pois só estuda-se as respostas comportamentais que possam ser observadas nitidamente, excluindo-se todos os comportamentos privados.

4. Behaviorismo radical

O diferencial desse estilo para os demais é que não se restringe o estudo do comportamento pelo alcance de um determinado método experimental, mas engloba-se todos os comportamentos humanos.

O behaviorismo radical compreende a função dos comportamentos em termos da relação organismo-ambiente, portanto, todos os comportamentos, emoções, sentimentos, atitudes são passíveis de modificação.

Análise do comportamento dos trabalhadores

Quando aplicado às organizações, o behaviorismo é responsável por estudar as interações entre o trabalhador e o ambiente e, da mesma forma, as ações do indivíduo (suas respostas) de acordo com o ambiente em que trabalha (os estímulos).

Baseando-se no behaviorismo, é possível afirmar que as empresas são um todo colaborativo, em que cada integrante possui uma função específica, além de tarefas e deveres a serem cumpridos.

Ainda segundo essa teoria, existem 3 recompensas pelas quais os funcionários exercem corretamente suas delegações:

  1. Recompensas pessoais provenientes dos objetivos da empresa — tendo como exemplo os clientes participativos que relacionam suas funções com o produto final ou para a prestação de serviço.
  2. Recompensas pessoais oferecidas pela organização de acordo com seu desenvolvimento ou relevância — exemplo clássico dos acionistas de uma empresa.
  3. Recompensas pessoais sem relação direta com o desenvolvimento da instituição e que variam conforme os incentivos econômicos e psicossociais — situação bem ilustrada pela participação dos assalariados.

Para compreender melhor esse conceito e propiciar um crescimento profissional e pessoal, entenda o comportamento do trabalhador como resultado de dois tipos de intervenção: condicionamento operante e condicionamento respondente. Aprenda a diferenciá-los ao analisar seus funcionários:

1. Condicionamento Respondente

É simplesmente uma resposta reflexa ao estímulo que acontece no instante, de forma involuntária. Um bom exemplo é o ato de fechar os olhos ao estar em frente a uma luz forte ou lacrimejar ao cortar uma cebola.

2. Condicionamento Operante

Essa classificação corresponde ao costume gerado por uma ação corriqueira do funcionário. Para exemplificar melhor, pense no gesto que você faz ao se despedir de uma pessoa ou nos toques que dá no teclado enquanto digita: essas duas atividades ilustram perfeitamente.

Comente