Como alinhar metas individuais de carreira aos objetivos do negócio?

Alinhar as metas individuais de carreira aos objetivos da empresa é uma qualidade que muitas organizações apreciam encontrar em seus líderes, gestores e colaborares. 

Se você deseja colocar esse plano em prática, mas ainda tem dúvidas sobre como iniciar essa ação, o conteúdo deste post pode ajudá-lo nesse caminho. Confira!

Pesquise o clima organizacional e identifique as metas individuais de carreira

A pesquisa, a avaliação e a autoavaliação, normalmente, são os primeiros passos para uma mudança estratégica. Quando a cultura do bom clima organizacional é implantada na empresa, não só o gestor, mas todos aqueles que fazem parte da linha colaborativa, ficam dispostos para crescer juntos.

Por isso, a intermediação do líder é essencial para que esse papel seja cumprido com destreza. Dessa forma, ele transmite segurança aos colaboradores e desperta neles o comprometimento com o ambiente profissional, o que, consequentemente, melhora o clima organizacional.

Outro fator importante é o levantamento de planos de treinamento e desenvolvimento para fortalecer a comunicação interna, a fim de contribuir para a sustentabilidade dentro da instituição. Com esse recurso, os colaboradores, por meio de uma comunicação clara e objetiva, conseguirão enxergar, na prática, os benefícios de alinhar os valores pessoais aos objetivos da organização.

A importância do clima organizacional

Quando os valores pessoais do grupo estão desalinhados com os da empresa, provavelmente, a organização passará por uma série de problemas, os quais vão desde as pequenas desavenças no ambiente de trabalho até a baixa produtividade dos funcionários. Além disso, a comunicação também pode ficar desfavorecida e a falta de motivação trazer o baixo rendimento na produção.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que o clima organizacional representa um dos principais meios de sustentação e de crescimento em uma empresa. Isso está relacionado ao fato de que ele prioriza o ambiente agradável, a motivação dos funcionários motivados, o dinamismo entre setores e a melhora da produtividade.

Em segundo lugar, sabemos que o ambiente interno influencia diretamente o ambiente externo. Então, se você precisa que sua gestão inspire motivação e determinação para diferentes públicos, essa mudança tem que partir de dentro.

Analise as suas estratégias empresariais

Para levantar uma estratégia, é necessário analisar os históricos, os dados de desenvolvimento, os índices de produtividade e o clima organizacional. Esses passos fazem com que as ações sejam bem elaboradas e proporcionem uma boa comunicação entre a empresa e os seus colaboradores.

Por isso, determine metas em suas estratégias, conheça a sua equipe, deixe claro os seus objetivos e planeje-se. Não se esqueça de acompanhar o processo de aplicação dos planos e avalie, constantemente, os resultados. 

Motive os seus colaboradores

A motivação de seus colaboradores deve partir de cima para baixo. Eles não se sentirão motivados se oportunidades não forem oferecidas. A motivação vem do sentimento de fazer parte de algo maior e que a equipe, conjuntamente, é capaz de melhorar os indivíduos, melhorar o grupo e, finalmente, melhorar a empresa. Por isso:

  • mostre que você acredita na equipe;
  • encaixe os colaboradores dentro da cultura organizacional;
  • ofereça as ferramentas necessárias para o trabalho;
  • esteja disponível para a comunicação;
  • compartilhe os sucessos.

Desenvolva um plano de incentivo

Para que os colaboradores sintam-se seguros em alinhar seus interesses profissionais aos da empresa é necessário contar com plano de incentivo. Esse recurso baseia-se em uma bonificação variável de acordo com o empenho deles.

Muitos aspectos podem ser valorizados nesse quadro, estimulando o crescimento profissional, tal qual a valorização dos esforços dos funcionários, o aumento dos resultados positivos e a participação em situações em que a presença era opcional.

Demonstre para todos que essa será uma atividade positiva, que favorecerá o aprendizado contínuo. Com isso, o investimento em si mesmo será maior e haverá uma bonificação de acordo com o desempenho apresentado.

Lembre-se de fazer revisões e modificações ao longo desse processo. Não deixe que os seus planos caiam na monotonia e desestimulem o crescimento. Buscando um conselho de Stephen P. Robbins: “toda vez que você, sinceramente, desejar fazer uma mudança, a primeira coisa a fazer é elevar seus padrões”.

Gostou de nossas dicas sobre como alinhar as metas individuais de carreira aos objetivos da empresa? Quer saber mais? Então, continue conosco e entenda a relação entre metas e motivação da equipe!

Comente