Ambiente de trabalho descontraído, sem perder o foco. É possível?

A tão falada geração Y cresceu e trouxe consigo uma nova percepção para o ambiente de trabalho corporativo.

Se a geração X e os baby boomers encaravam o trabalho como algo para ser feito com seriedade extrema a fim de alcançar a independência financeira e ter uma carreira sólida e de sucesso, independentemente da satisfação pessoal, a nova geração tem aspirações bem diferentes.

As motivações, os desejos e a percepção do trabalho como forma de realização pessoal são marcas registradas dessa nova geração de profissionais, ávida por aprendizado e crescimento rápido dentro da empresa.

Diferentemente de seus pais e avós, esses talentos potenciais costumam se doar ao trabalho com maior afinco, já que, em geral, correm atrás de carreiras que tragam um significado real para suas vidas, fazendo do trabalho algo prazeroso.

Por isso, neste post, daremos 3 dicas de como sua empresa pode proporcionar um ambiente de trabalho descontraído para esses profissionais, mantendo-os num ritmo produtivo! Acompanhe!

Transforme o ambiente de trabalho em uma segunda casa

Como já vimos, a maioria dos profissionais mais jovens se dedica mais ao trabalho. Isso acontece porque, naturalmente, eles buscam seguir carreiras e profissões que representem algo além de uma simples fonte de renda. Eles querem dar propósito às suas vidas por meio do trabalho.

Quando estão envolvidos com uma tarefa que julgam relevante, eles raramente deixarão alguma etapa pela metade. Porém, ainda assim, todos nós precisamos de uma pausa para descanso.

Transforme o ambiente de trabalho na sua empresa em algo mais aconchegante. Muitas vezes, os profissionais passam mais tempo na empresa do que em suas próprias casas. Sendo assim, permita que eles se sintam em casa!

Grandes empresas, como Google, Facebook e Apple, construíram uma cultura de descontração no ambiente de trabalho e têm recebido o retorno do investimento nos resultados entregues todos os dias por seus profissionais.

Ofereça qualidade de vida

Ao contrário do que muitos pensam, qualidade de vida é um conceito que vai muito além da saúde física. É uma percepção muito mais abrangente, que engloba também as esferas mental e psicológica do ser humano.

Investir em iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos seus colaboradores pode ser uma ótima alternativa.

Colaboradores que se sentem bem consigo mesmos têm uma autoestima mais elevada e se sentem mais capazes.

No ambiente de trabalho, isso reflete diretamente na manutenção da motivação e no aumento da produtividade das equipes, já que os profissionais que vivem numa condição constante de bem-estar se sentem muito mais estimulados a entregar resultados melhores e mais significativos, a fim de superar as expectativas da empresa e aprimorar seu desenvolvimento.

Ajuste o investimento à realidade da sua empresa

Como todos sabemos, o retorno dos investimentos feitos pela Google e pelo Facebook em seus ambientes de trabalho valeu a pena. Basta olharmos para o ritmo de crescimento e o reconhecimento atribuído pelo público aos produtos e serviços dessas empresas.

Isso não significa, necessariamente, que, para ter profissionais motivados e manter a produtividade em alta, sua empresa precisa esvaziar o cofre.

Quando se trata de oferecer mais qualidade de vida e conforto aos colaboradores, existem soluções de todos os tamanhos e preços para todas as empresas.

Antes de contratar um arquiteto para construir uma sala de cinema e um salão de jogos, avalie o que é possível e recomendável para sua empresa. A solução que trouxe bons resultados para outras empresas nem sempre é a melhor para você também. 

Como é o seu ambiente de trabalho? Você acha que sua empresa poderia colher resultados melhores se desse maior atenção à qualidade de vida dos colaboradores? Conte para a gente nos comentários!

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