Psicologia e Comportamentos Organizacionais

O interesse pelo estudo do comportamento humano nas organizações já existia antes mesmo do advento da Psicologia Organizacional. Ele se justifica pela necessidade em aumentar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, uma vez constatado que colaboradores mais felizes são mais produtivos. Assim, foi desenvolvido o campo de estudo dos comportamentos organizacionais, tendo em vista que as organizações apresentam um funcionamento próprio, que está necessariamente inter-relacionado ao comportamento individual de seus funcionários.

A Psicologia e os Comportamentos Organizacionais


A Psicologia é a ciência mais adequada para tratar de comportamentos humanos. Trazendo essa ideia para dentro das organizações, ao compreender o comportamento humano é possível trazer políticas de gestão de pessoas mais alinhadas com a promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho. Assim, estaremos também promovendo clima organizacional favorável e um ambiente de trabalho propício para a inovação e a criatividade.

Por meio da Psicologia, é possível identificar as necessidades humanas dos colaboradores para além do básico estipulado, como a necessidade de reconhecimento, de valorização e de auto-realização. Quanto mais forem levadas em consideração também essas necessidades, maior a chance de construir organizações mais saudáveis e, por consequência, mais produtivas.

Cultura Organizacional e Comportamentos Organizacionais

A cultura organizacional de uma empresa é formada pelos seus hábitos, valores, práticas e ideais. De modo geral, refere-se à forma como as coisas são conduzidas na organização. E ela define, inclusive, o modo como os colaboradores e a empresa se posicionam e reagem diante das mais diversas situações. Ela exprime a mentalidade da empresa.

A cultura organizacional de uma empresa está intimamente relacionada aos comportamentos organizacionais que nela vigoram. Deste modo, é possível alterar um interferindo em outro, e vice-versa. Não existe a construção de uma cultura sem as pessoas que dela fazem parte.

Para transformar a cultura organizacional é necessário antes compreender que esta não é uma mudança imediata, mas sim processual. O mesmo ocorre com os comportamentos organizacionais. Uma forma eficaz de detectar como os comportamentos organizacionais influenciam na cultura é realizando um Diagnóstico Organizacional. Essa ferramenta vai avaliar uma série de fatores intrínsecos ao funcionamento da organização.

Arquitetura de Comportamentos Organizacionais


É uma metodologia própria, desenvolvida pela EIDEA, para identificar e modificar comportamentos organizacionais e, por consequência, a cultura da empresa.

Utilizando os conhecimentos próprios da Psicologia, a EIDEA consegue projetar comportamentos para se chegar a um determinado objetivo. Com a Arquitetura de Comportamentos Organizacionais, vários fatores inerentes à Cultura Organizacional podem também ser transformados.

Para entender melhor como esse método funciona, leia este artigo: Arquitetura de Comportamentos Organizacionais: como funciona?

Comportamento organizacional no trabalho

Você já ouviu falar em Psicologia organizacional e sua atuação no ambiente empresarial? O foco desta vertente está na melhoria que podemos fazer como agentes de forma que o nosso ambiente de trabalho possa sempre melhorar com o objetivo de atingir uma harmonia em todos os aspectos, tanto físico (espaço em que trabalhamos), quanto pessoal (pessoas com quem trabalhamos e nós mesmos).

Um dos objetivo também é oferecer ao profissional a capacidade de se sentir realizado não só profissionalmente atingindo o seu sucesso no trabalho, mas também levando esta satisfação para o lado pessoal, de forma que a sua qualidade de vida melhore nestes dois âmbitos que caminham sempre juntos.

Desta forma, existe uma preocupação e todo um trabalho a se realizar na organização de uma empresa para que haja uma boa qualidade nas condições de trabalho oferecidas pela mesma. Assim, podemos explorar mais sobre comportamentos organizacionais e entender melhor sobre o assunto.

Benefícios de se trabalhar com comportamentos organizacionais aliado à Psicologia

Diversos são os benefícios gerados ao se utilizar os conhecimentos da Psicologia para compreender e trabalhar os comportamentos organizacionais em uma empresa. Veja alguns deles:

  • Mudança estruturada e estável;
  • Maior consciência sobre o funcionamento da organização e os pontos principais de impacto;
  • Entendimento sobre como o comportamento dos líderes influenciam o comportamento da equipe;
  • Aumento da satisfação dos funcionários e da qualidade de vida no trabalho;
  • Melhoria nos relacionamentos interpessoais;
  • Aquisição de conhecimento sobre pontos problemáticos para o domínio de situações futuras.

Comente