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Por que ter um plantão psicológico na empresa?

No mundo dos negócios, a pressão por bons resultados e a correria do dia a dia pode fazer com que os colaboradores comecem a desenvolver certas patologias como a ansiedade e a depressão.

Cada vez mais faz-se necessário cuidar da saúde mental e da vida emocional desses indivíduos, por isso uma prática que vem sendo adotada é o plantão psicológico nas empresas.

Sabemos que, quando funcionários estão desmotivados e estressados, a produtividade cai e por conseguinte não gera o retorno esperado. Sendo assim, o importante bem-estar psicológico é um grande benefício tanto para o colaborador quanto para a empresa, pois quando há um atendimento na própria companhia, o foco passa a ser a qualidade de vida no trabalho.

Neste artigo, explicaremos o que é o plantão psicológico, os principais objetivos e benefícios ao recorrer a esse serviço. Confira!

O que é o plantão psicológico?

É o atendimento realizado dentro das empresas (in company) feito por psicólogos devidamente preparados e especializados em horários preestabelecidos. Essa modalidade de atendimento tem como característica ser breve e focada, pois é a mais adequada nos contextos empresariais.

Eles atuam com o objetivo de intervir e orientar os profissionais que queiram usufruir do serviço, com foco principal nas questões que podem prejudicar a qualidade do trabalho, como dificuldades pessoais, emocionais ou de relacionamento, por exemplo. Todas as questões podem ser trabalhadas, pois, se o indivíduo não está bem na vida pessoal, essa situação pode interferir na vida profissional e vice-versa.

O serviço deve ser feito em um ambiente reservado somente para o funcionário e o profissional, garantindo assim a discrição. Já com relação ao que é conversado nos atendimentos, o seu conteúdo deve ser mantido em sigilo, uma vez que todo psicólogo tem um compromisso ético ao exercer sua profissão, respeitando a confidencialidade.

Quais são os objetivos?

Esse tipo de trabalho pode identificar de forma mais concreta as prováveis causas de baixa produtividade, problemas de relacionamento e outros dilemas que podem ter como causa o próprio ambiente de trabalho.

Além da valorização do bem-estar e da saúde mental, quando se implementa esse tipo de atendimento clínico na organização, a satisfação dos funcionários e o clima organizacional só tendem a melhorar.

Quais são os benefícios e vantagens?

  • Evita custos e tempo com deslocamentos;

  • diminui os afastamentos do trabalho (licenças ou atestados) e o absenteísmo;

  • promove maior produtividade, visto que os empregados se sentem mais satisfeitos com a empresa;

  • reduz conflitos;

  • melhora o clima organizacional e os relacionamentos interpessoais;

  • aumenta a qualidade de vida tanto no âmbito pessoal quanto no profissional;

  • minimiza alguns sintomas e proporciona maior resiliência ao estresse.

Quais são os tipos de demandas possíveis?

Como o plantão psicológico é uma modalidade de atendimento de caráter emergencial, o colaborador deve se sentir à vontade para trazer as demandas que lhe sejam prioritárias. Alguns exemplos de atuação mais comuns são:

  • Atendimento e planejamento pessoal: é realizado individualmente e aborda o planejamento (carreira e outros aspectos);

  • Aconselhamento e Orientação: é o apoio perante uma determinada necessidade. A pessoa poderá refletir sobre seus problemas;

  • Mediação de Conflitos Corporativos e Familiares: a finalidade principal é fazer a mediação de conflitos e dar direcionamentos para que as pessoas envolvidas cheguem a uma solução;

  • Planejamento de Carreira: orientar o colaborador somente sobre sua vida profissional.

Todavia, é importante frisar que o plantão psicológico é um serviço que também se propõe à integração da totalidade – vida pessoal e vida profissional – como forma de promover bem-estar e saúde mental.

Portanto, pode-se afirmar que a adoção de um plantão psicológico contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, para o incremento da produtividade da companhia.

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