Como liderar uma equipe incompleta e colaboradores sobrecarregados?

Um dos efeitos da crise econômica que o Brasil vive atualmente é a demissão de mão-de-obra sem contratação. Isso faz com que as equipes contem com menos colaboradores e, por consequência, que estes acabem ficando sobrecarregados.

Colaboradores sobrecarregados: como contornar?

Tendo em vista este contexto, o que o líder pode fazer para contornar a situação? Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que um bom líder servidor não se importa somente com resultados, mas também com a saúde e satisfação de sua equipe. Por isso, é importante que ele auxilie seus liderados a encontrar o equilíbrio! Isso também pode ser feito ajudando os colaboradores a se sentirem menos sobrecarregados.

Mantendo essa prioridade em mente o tempo todo, seguem abaixo 6 coisas que líder pode fazer para diminuir o estresse dos colaboradores e mantê-los focados e motivados:

Definir o que realmente importa

É importante que esse passo seja executado em conjunto com a equipe. Deve ser considerado aquilo que há de único nas suas tarefas, isto é, aquilo que nenhuma outra equipe pode fazer, e que por isso a empresa conta apenas com você e seu time. Ao envolver a equipe, todos irão concordar sobre os objetivos prioritários, e estarão melhor alinhados.

Analisar os projetos e identificar os talentos individuais

Antes de assumir um novo projeto, avalie antes se a equipe tem possibilidade de executá-lo e se ele se enquadra naquilo que foi definido no item anterior. É importante detectar em que as pessoas do seu time são boas, tanto individualmente quanto em equipe, e delegar as tarefas levando isso em consideração.

Aplicar métodos de intervalos focados

Os métodos de intervalos focados já são conhecidos como excelentes formas de aumentar a produtividade. Um dos mais famosos é o Método Pomodoro, mas existem muitos outros. Você pode incentivar a equipe a utilizá-lo em conjunto, de modo que executem tanto o tempo de trabalho quanto o tempo de pausa juntos. Dessa forma, você cria um objetivo em comum e aumenta o foco da equipe.

Otimizar as reuniões

Não é segredo para ninguém que reuniões de trabalho podem ser intermináveis e pouco resolutas. Para evitar isso, é importante realizar um planejamento das reuniões, quais tópicos devem ser abordados e limitar o tempo para cada um deles. Além disso, analise com cuidado se aquela reunião é realmente necessária. Muitas vezes, um simples e-mail já basta para se comunicar com a equipe e tomar algumas decisões.

Reuniões requerem tempo. Ao otimizá-las, você estará diminuindo as queixas dos colaboradores sobre estarem sobrecarregados.

Estabeleça limites para o uso do e-mail corporativo

Com o advento da tecnologia, desenvolvemos uma necessidade de estar conectados o tempo todo. Checamos e-mail e redes sociais inúmeras vezes ao dia, e este hábito é um dos maiores inimigos na hora de manter o foco. Portanto, é importante limitar, por exemplo, o acesso ao e-mail corporativo. Se os colaboradores tiverem momentos específicos para ler e responder seus e-mails – por exemplo: pela manhã, quando chegam no trabalho; à tarde, quando retornam do almoço; e ao final do dia, antes de saírem -, isso com certeza vai tornar seus dias mais produtivos.

Seja o exemplo

Ao propor novas regras para seus liderados, é importante observar suas próprias atitudes. Seja transparente e mostre suas impressões com relação às estratégias adotadas, se você acredita que elas estão funcionando ou não. E principalmente, seja congruente com as normas estabelecidas. Por exemplo, se o uso do e-mail corporativo for limitado, não vá você enviar inúmeros e-mails para a equipe toda hora! Se quiser saber mais sobre como ser um líder de sucesso, baixe o nosso e-book Psicologia para Líderesclicando aqui!

Comente