Família e empreendedorismo: a influência do apoio

Este artigo é dedicado para todos(as) empreendedores(as) que questionam sobre a importância do apoio familiar para o empreendedorismo. O referido apoio aqui discutido, não é financeiro, mas sim o apoio de cunho emocional da família que incentiva e dá forças para o empreendedorismo.

A influência do apoio familiar varia de empreendedor para empreendedor, pois isso depende da proximidade e o tipo de relação configurada entre as partes. Pessoas com maior proximidade com a família tendem a sentir mais o apoio ou a falta dele, assim sendo, a família pode ser um combustível ou um freio para o empreendedor.

Mas será mesmo?

Chegamos a um ponto que tratar do tema de forma simples e objetiva não é mais construtivo. Para abordar temas familiares não podemos desprezar a força subjetiva que a família confere – emocional e psicológica.

Por esse motivo é que não ter o apoio familiar parece ser um fator que tira forças do empreendedor. Temos uma história afetiva com a família e é impossível nos desprendermos completamente desta história, pois ela faz parte de quem somos! Até mesmo a nossa ideia e atitude empreendedora certamente se relacionam em algum momento com o nosso desenvolvimento proporcionado pelo ambiente familiar. Caso você queira descobrir esta relação, pode começar um processo de psicoterapia, certamente ajudará nisto e em outros desafios subjetivos.

O apoio familiar certamente pode ser uma ajuda, mas é necessário refletir e ponderar sobre a função que este apoio tem sobre você.

Apoio familiar é uma necessidade para o empreendedorismo?

Como já foi dito anteriormente, o apoio familiar pode ser sim uma alavanca para o empreendedorismo. Mas mesmo o apoio merece uma análise crítica.

Como você percebe e avalia este apoio? Suponha que a partir de amanhã você não tenha mais o apoio de sua família. O que irá mudar para você?

É fundamental fazer estes questionamentos para compreender a influência externa em sua vida e jornada. Assim, você estará entendendo o que controla o seu comportamento e suas decisões. Será que são os pensamentos das outras pessoas ou um propósito pessoal e projeto de vida?

Tomar consciência disso será uma enorme revelação sobre você, e isto estará certamente ajudando na sua jornada. Então a família, dando apoio ou não, é uma oportunidade de crescimento.

Vamos explicar isso a seguir.

A família é uma oportunidade para o crescimento

Ao entender o que significa para você ter ou não o apoio familiar, você está ampliando seu autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para crescer e desenvolver sua capacidade empreendedora. Por exemplo, se você não tem o apoio de seu cônjuge para seus sonhos empreendedores, qual é a sua primeira reação? Pensar em desistir ou continuar apesar dos possíveis conflitos?

Qualquer que seja a resposta para a última pergunta, você terá uma oportunidade para crescer. As adversidades oferecem esta oportunidade. O crescimento está na ação que você toma após uma decisão. Caso você desista do empreendedorismo, você irá fazer o que a partir de agora? Voltar para a vida de sempre? Aí está um desconforto que pode ser uma oportunidade para fazer diferente! E se você decide encarar os conflitos, estará assumindo os possíveis riscos que eles conferem.

A situação em que o crescimento não surge, é quando você se conforma e mantém a vida de sempre. Fazer diferente é estar se mobilizando para se tornar uma pessoa melhor! Por menor que seja o movimento de mudança, já será uma vitória para você!

Enfim, são algumas as reflexões e conclusões a que podemos chegar:

  • O apoio familiar ajuda, mas não é primordial desde que o empreendedor tenha autoconhecimento e sólido propósito e projeto de vida;
  • Com apoio familiar ou não, é importante compreender a influência que a relação com a família tem nas suas escolhas;
  • Caso não haja apoio familiar agora, é importante assumir responsabilidade pelos riscos afetivos envolvidos. Mesmo se você decidir ir pelo pior caminho disponível.

Comente