Saiba como construir uma cultura organizacional sólida em 3 passos

Antes de falarmos a respeito de uma cultura organizacional sólida e os passos para se alcançar uma, é preciso explicar o que esse conceito significa e como ele é capaz de impactar nos negócios. 

Cultura organizacional é o conjunto de características e práticas internalizadas pela empresa ao longo de sua existência, as quais produzem a identidade da organização tanto no dia a dia quanto nas perspectivas de mercado.

Um exemplo desse conceito pode ser a rigidez no relacionamento entre gestores e equipe, com excesso de formalidade, ou, da mesma forma, o oposto, por meio de um clima informal, maior autonomia, etc.

O impacto que a cultura tem no desempenho final de uma organização é bastante significativo, pois seus valores e ações são transmitidos em todas as dimensões que a empresa atuar, inclusive e, talvez, principalmente, na relação com clientes, fornecedores e parceiros. Uma de suas funções é de justamente distinguir uma organização da outra.

Veja como construir uma cultura organizacional sólida em 3 passos:

1. Defina missão e valores da sua empresa

Muitas empresas caem no erro de iniciar um projeto sem antes definir a missão do seu negócio. Ter a missão definida fará com que todas as decisões estejam alinhadas e não descaracterizem a identidade da empresa com o tempo. 

Missão é a razão de ser de uma empresa, seu propósito, o motivo de sua existência. Ela precisa ter uma relevância, tanto para quem a dirige quanto para seus colaboradores e clientes.

Já os valores dizem respeito às convicções que servem como base para as decisões tomadas, ações e estratégias. Eles devem ser compatíveis com a missão da empresa.

Exemplo Fiat

Missão: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio. 

Valores: satisfação dos clientes é a razão de ser da empresa; valorização das pessoas, considerando-as um grande diferencial; responsabilidade social, a fim de buscar uma sociedade mais justa, etc.

Essa preocupação é o primeiro passo para uma cultura organizacional sólida e benéfica, capaz de multiplicar esses benefícios a todos os que estão envolvidos com o negócio.

2. Invista em uma gestão de talentos

Escolher bem as pessoas que vão fazer parte da organização é um passo importante, devendo sempre estar de acordo com os objetivos que a empresa pretende alcançar. Uma equipe diferenciada é alcançada por uma gestão de talentos eficaz, que acompanhe seus colaboradores desde o primeiro contato, oferecendo uma experiência única e construtiva para ambas as partes.

3. Fortaleça os vínculos entre líderes e equipes

Vínculos são a principal fonte de enraizamento de uma cultura. Aquilo que perdura depende de uma transmissão efetiva entre os integrantes de sua equipe. Isso ocorre por meio de uma excelente comunicação, gestão de conflitos, abertura entre líderes e liderados, bem como recursos que aproximem essas duas realidades, criando a noção de interdependência. 

A partir disso, é possível criar uma harmonia entre colaboradores, refletindo diretamente nos resultados finais da empresa, além de garantir que haja uma perspectiva de futuro concreta.

A cultura organizacional é capaz de gerar uma imortalidade à empresa, a qual ocorre devido ao fato de não estar mais relacionada, necessariamente, a seus fundadores, conquistando de vez um lugar no mercado.

Esse texto te ajudou a entender como conquistar uma cultura organizacional sólida? Compartilhe essas ideias nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!

Comente