programa-de-beneficios-para-colaboradores-o-que-voce-precisa-saber.jpeg

Programa de benefícios para colaboradores: o que você precisa saber

Ganhar a motivação e a fidelização dos colaboradores tem sido um dos principais desafios para os gestores e líderes. Mas você sabia que há maneiras eficazes de montar uma equipe empenhada e ao mesmo tempo atrair talentos? O programa de benefícios para colaboradores está aqui para ajudá-lo com essas questões.

Quer conhecer mais sobre esse assunto? Acompanhe o nosso texto e descubra tudo sobre o programa de benefícios para colaboradores!

O que é um programa de benefícios para colaboradores?

O programa de benefícios para colaboradores é uma forma de oferecer para os funcionários cinco fatores que os motivam:

  • cuidado com a saúde — física e mental;
  • recompensa monetária;
  • estabilidade;
  • aprendizado;
  • reconhecimento.

Além disso, o programa tem como finalidade tornar a oferta de emprego atrativa, reter os funcionários, desenvolver novas ideias e melhorar a produção. Porém, tudo isso só será possível se, principalmente, o bem-estar do colaborador for valorizado.

Como funciona um programa de benefícios para colaboradores?

Hoje, as organizações vivem um período de grandes mudanças. A competitividade está voltada para o diferencial que se encontra nas pessoa. O próprio colaborador é quem traz uma nova perspectiva de produtividade para as empresas, aumentando, consequentemente, o lucro.

A globalização e o avanço tecnológico têm grande responsabilidade sobre essa mudança de perspectiva dentro das empresas. As instalações e a parte financeira são importantes para uma organização, mas é o recurso humano que determina a inovação e a criatividade da produção empresarial futura.

Podemos notar maior investimento das empresas em benefícios e vantagens para os colaboradores. Muitos gestores perceberam a importância de um funcionário que se sente parte da equipe, enxerga-se como essencial para o crescimento de todos, apresenta o seu potencial sem receio e tem um grau de comprometimento destacado.

Por que valorizar o colaborador é importante?

O colaborador atual procura mais do que a realização financeira, ele procura a realização pessoal. E essa autorrealização vem por meio de um trabalho que oferece propósito e utilidade para a sociedade, ou seja, esse é um objetivo maior de vida, que dá valor à sua função e aumenta a satisfação profissional e pessoal.

Além disso, o programa de benefícios não é uma regra, mas a empresa que o adota investe em uma nova visão de trabalho, preparando-se para as demandas do mercado e do trabalhador do século XXI, que visa ao lucro, mas também à contribuição do ofício para o desenvolvimento da sociedade.

Valorizar o colaborador é uma forma de estimular a sua performance e extrair o máximo de potencial que ele pode apresentar. 

Quais são as vantagens desse programa?

Já deu para perceber que as vantagens são muitas, certo? Mas veja a seguir, detalhadamente, cada ponto positivo que você pode retirar do programa de benefícios para colaboradores:

Aumenta a produtividade

O plano de benefícios para funcionários não deve ser encarado como um gasto, mas como um investimento. A qualidade do serviço, devido à motivação dos colaboradores, será visível, e a inovação será uma característica valorizada na empresa.

Os funcionários estarão mais dispostos a oferecer um resultado de qualidade. O reconhecimento é a chave para reter um colaborador dedicado e otimista.

Desenvolve o empreendedorismo corporativo

empreendedorismo corporativo cresceu muito nos últimos anos devido às novas demandas do mercado. Uma de suas vantagens é que, quando aplicado, o funcionário sente-se parte da empresa, movendo-se em favor de todos, independentemente do cargo que ocupa na organização.

Esse é um sentimento que o colaborador desenvolve quando é valorizado, as suas ideias não são deixadas de lado e quando percebe que a sua capacidade de inovação é importante para a empresa.

Melhora o clima organizacional

clima organizacional é essencial para a qualidade do ambiente de trabalho. Quando a empresa é um lugar de valorização, os colaboradores e líderes sentem-se mais seguros para tomar decisões, expor suas ideias e atitudes.

Um exemplo foi aprendido em outro artigo sobre como a psicologia no trabalho é importante. O trabalho ocupa lugar central na vida das pessoas e está intrinsecamente ligado à satisfação.

Portanto, um funcionário que está bem na empresa torna o ambiente mais satisfatório e produtivo, melhorando o clima organizacional. Assim, o senso de união torna-se efetivo, todos participam da produção e a empresa promove a conquista do público interno.

Melhora a qualidade de vida

Dentre todos os projetos de benefícios para os colaboradores, aqueles que envolvem a qualidade de vida podem ser os mais valorizados e, provavelmente, são os que precisam de melhor elaboração.

Hoje, não só a saúde física do funcionário deve ser preservada como também a saúde mental. Os transtornos mentais, de acordo com a agência USP de notícias, serão um dos principais motivos de afastamento dos trabalhadores nos próximos anos.

Muitas circunstâncias, atualmente, acabam sobrecarregando as pessoas, o que gera transtornos, como ansiedade ou depressão. Por isso, as empresas não podem deixar de lado os aspectos humanos de seu colaborador.

É importante que as organizações forneçam, dentro do seu corpo de trabalho, psicólogos que auxiliem e ofereçam acompanhamento individual, bem como cuidados coletivos, como palestras ou workshops motivacionais.

Prezar pela saúde mental do colaborador é cuidar do equilíbrio emocional e do bom clima organizacional de uma empresa.

Como elaborar um programa de benefícios?

Para elaborar um programa de benefícios, é preciso estruturá-lo de acordo com as necessidades dos colaboradores. Alguns valorizam a autorrealização, outros a saúde ou o retorno financeiro, mas o importante é que o pacote de benefícios deve satisfazer algumas necessidades reais dos funcionários.

Veja as dicas que separamos para você:

Seja criativo na criação dos benefícios

Para motivar os funcionários, não é necessário apenas buscar benefícios financeiros. Você pode procurar outras formas de oferecer satisfação interna, como um desconto em academia ou em algum restaurante, ou algo que possa ser compartilhado entre os funcionários, por exemplo, uma confraternização.

São ações simples, mas que fortalecem o corpo da empresa.

Promova a saúde mental no trabalho

Uma empresa que se importa com seus funcionários demonstra esse cuidado nas ações. Promover o bem-estar físico e psicológico do profissional pode ser uma estratégia de prevenção a possíveis futuros problemas, além de garantir que o colaborador sinta maior disposição para realizar suas tarefas.

Muitas atitudes podem ser implementadas para promover a saúde mental, como:

  • plantão psicológico no próprio ambiente de trabalho;
  • workshops que tratem do assunto com mais acessibilidade;
  • atendimentos externos à empresa;
  • palestras que tragam mais informações para os colaboradores.

Estimule as boas relações entre os colaboradores

Para que o clima organizacional esteja em equilíbrio, é importante trabalhar as boas relações entre os colaboradores e valorizá-las. É comum algum funcionário ficar tão focado em suas atividades a ponto de perder, sem intenção, a visão da equipe e do trabalho em conjunto, o que pode fazer com que a produção fique desalinhada.

Por isso, as relações interpessoais devem ser cuidadas, e talvez seja esse o momento de buscar soluções novas e diferenciadas das tradicionais usadas pelas empresas há muito tempo.

Estimule a aprendizagem e a atualização

Um funcionário valorizado sabe que todo o seu aprendizado terá utilidade em seu trabalho, por isso ele se mantém atualizado e busca constantemente novos conhecimentos.

Assim, é necessário que a empresa construa esse estímulo como parte da cultura organizacional valorizando a capacitação, a aprendizagem e os cursos de reciclagem que o colaborador se empenhar em fazer.

Viu como o programa de benefícios para colaboradores é algo importante para o crescimento de uma empresa justamente por investir no seu melhor recurso, o humano?

Gostaria de aprender mais sobre este conteúdo? Então, baixe o nosso e-book sobre diagnóstico organizacional e veja como fazer da sua empresa uma potência! Basta clicar na imagem abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This