Produtividade: por que remanejar funcionários pode ser a solução

Você já passou pela experiência de contratar um ótimo funcionário para a empresa, mas após algum tempo ele começou a apresentar baixo rendimento e parecer desmotivado com o trabalho? Isso é algo comum em muitas empresas, e você deve procurar estratégias que o façam se sentir incentivado novamente. Uma das soluções indicadas nesse momento é o remanejamento. 

Remanejar funcionários nem sempre é uma opção simples, afinal, ter que repensar a estrutura da equipe, as funções e atividades de cada profissional parece algo complicado e arriscado, que talvez crie um ambiente com outros profissionais desmotivados. Porém, se você identificou que esse profissional tem potencial para grandes entregas, o trabalho de remanejamento traz mais benefícios para a empresa do que mantê-lo com baixa produtividade ou demiti-lo.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o processo de remanejamento de funcionários para que você possa usar na sua empresa. Confira:

Por que remanejar funcionários?

Mais produtividade

Ao remanejar um funcionário, ele se sente mais motivado na nova função e sua produtividade aumenta, gerando melhores resultados para o negócio. Apesar de precisar de um tempo para a adaptação, o profissional tem um incentivo para apresentar um melhor desempenho.

Melhor aproveitamento do profissional

Muitas vezes, bons funcionários se sentem desmotivados a continuar suas tarefas porque acreditam que elas não estão mais agregando conhecimento a eles. Ao começarem novas atividades, eles são desafiados a aprender algo novo ou a fazer atividades mais complexas do que o normal; assim, você prepara o seu profissional, aproveita melhor seu potencial e obtém mais resultados para o negócio.

Menores custos

Outro benefício de remanejar seus funcionários é o custo reduzido dessa atividade, muito menor que o custo de demissão ou de busca por novos funcionários. Afinal, esse profissional já conhece a cultura da empresa e já passou por todo o processo de recrutamento.

Como remanejar funcionários?

Um dos principais medos ao remanejar um funcionário é colocá-lo em uma equipe que já tem bom engajamento entre os membros e acabar causando um desconforto que impactará no rendimento de todos. Para que isso não aconteça, deve-se criar um processo de remanejamento dentro da organização. Trazemos abaixo as principais dicas para você fazer isso na sua empresa.

Fale com o gestor

Ao perceber que é necessário remanejar um funcionário, fale com seu gestor e veja o que ele acha. Diga os motivos para fazer o processo e como será possível substituir o funcionário.

Fale com o funcionário 

Agora, ao lado do gestor, avalie se o funcionário está disposto a ser remanejado. É importante mostrar que essa é uma opção para ele e as razões para que ele faça essa movimentação na empresa, como ganho de novos desafios e motivação.

Essa também é a melhor forma de identificar a necessidade de remanejamento. Reuniões com o funcionário para feedback sobre suas atividades e satisfação, além de um canal aberto para que ele faça sugestões e construa seu plano de carreira com a empresa, ajudam a identificar quando ele está desmotivado com suas atividades.

Construa a vaga em conjunto

Você já deve ter em mente a melhor opção para o funcionário, como uma nova área ou função, mas o ideal é construir as atividades em conjunto com ele, buscando entender quais atividades atuais ele acredita que não fazem mais sentido e o que ele deseja fazer na empresa.

Informe as equipes

Quando tiver em mente a equipe ou local de destino do funcionário, é importante falar com as equipes, tanto a atual como a nova; dessa forma, você mostra a importância dada a seus funcionários e como eles podem se sentir mais motivados.

Crie um processo de transição

O ideal é não transferir o funcionário de um dia para o outro. Deve-se criar um processo de transição entre as duas funções. Instrua o profissional a passar suas atividades para o novo responsável e ofereça um tempo de treinamento, se necessário, sobre as novas atividades.

Comente