Mudar a Cultura Organizacional: por onde começar

Cultura Organizacional é um fator decisivo para qualquer empresa. Ela determina o sucesso das empresas pois tem influência sobre diversos pontos primordiais para qualquer organização, por exemplo: a produtividade, a qualidade de vida, a inovação, a motivação da equipe, a retenção de talentos e até mesmo a longevidade da empresa.

Segundo a Endeavor, a cultura organizacional é que vai desenvolver as diretrizes para uma empresa de sucesso. Portanto, se você quer ter uma empresa de sucesso, atente-se à cultura.

Você verá a seguir qual o primeiro passo tomar para transformar a Cultura Organizacional para algo positivo – que impulsione o crescimento e sucesso de sua empresa. Tenha em mente que será um projeto com várias etapas. E esta primeira fase vale para qualquer organização.

Primeiramente entenda a seguinte premissa

Bem, a cultura é um fenômeno complexo. Ela não é transformada da noite para o dia, isso requer tempo e dedicação. Em contraste, mudanças culturais não exigem investimentos financeiros grandiosos. Com o profissional capacitado é possível transformar a cultura de formas elegantes e descomplicadas – impensáveis a quem convive diariamente com sua própria cultura.

RelacionadoEntenda como o bem-estar influencia na criatividade

Mas para isso, uma investigação apurada deve ser empreendida. E como fazer esta investigação? Ora, a cultura age sobre a empresa como um todo – até mesmo no relacionamento com clientes e parceiros.

Responda a seguinte pergunta para prosseguirmos: quem de fato conduz qualquer organização? As pessoas, é claro!

Como as pessoas ajudam na transformação?

Pense nesta questão: existe cultura sem pessoas? De fato, não! É inconcebível que exista qualquer cultura sem pessoas para criá-la e moldá-la. Isto vale para qualquer uma, não só as culturas das organizações.

Então são as pessoas que fornecerão os dados essenciais sobre onde você deve começar para alcançar a transformação da cultura. São elas que convivem com o dia-a-dia da organização, portanto são as mais abalizadas para prover subsídios para a análise da cultura organizacional.

Não conseguimos mudar as coisas até que passamos a conhecê-las. E este conhecimento necessário será fornecido pelos funcionários da sua organização.

Então agora você pode começar a transformação da cultura organizacional

Este é o princípio básico: investigue com a colaboração das pessoas. Há diversas formas de realizar esta investigação. Por exemplo, monte questionários, faça entrevistas e escute a opinião dos funcionários – e realmente escute! Escutar é ótimo, pois ajuda até mesmo a construir a confiança das pessoas na empresa.

RelacionadoArquitetura de Comportamentos Organizacionais: como funciona?

Esta confiança será útil para o engajamento dos funcionários na transformação da cultura organizacional. Não se esqueça de ser transparente com os dados coletados, mas sempre mantendo o anonimato. E claro, seus questionamentos devem contemplar o ambiente da empresa como um todo – ambiente físico e social. As pessoas estão em constante convívio com o espaço físico, não é? Portanto merece atenção.

Estas são as regras básicas para começar a mudança cultural. Lembre-se seja cuidadoso com a investigação. Não force a resposta dos funcionários, respeite-os, caso contrário, os relacionamentos interpessoais e a própria cultura serão prejudicados.

Comente