Formação de Lideranças: A Psicologia para Líderes bem-sucedidos

A formação de lideranças é fundamental para qualquer negócio. Sem líderes efetivos para orientar os trabalhos, as organizações perdem em qualidade e produtividade. O líder é o principal responsável por gerir o mais valioso ativo de qualquer empresa: as pessoas. Não existem empresas sem as pessoas, e elas devem ser prezadas para o próprio negócio ser alavancado.

Dessa forma, é imprescindível para o profissional que deseja desenvolver suas habilidades de liderança, compreender os conceitos e competências envolvidos na forma ideal de liderar.

A importância da psicologia para líderes na formação de lideranças

Líderes devem dominar condutas e atitudes estudadas e validadas para uma liderança bem-sucedida. É possível encontrar excelentes referências para esta liderança de alto desempenho na psicologia. Esta ciência, por englobar o estudo do comportamento e da mente, fornece diretrizes para empreender as melhores práticas para guiar equipes à maestria nos trabalhos.

Com a psicologia é possível também dominar habilidades de gestão de pessoas para evitar conflitos, promover harmonia e produtividade em equipes de projetos.

Existem teorias psicológicas que fornecem excelentes bases para a liderança aplicada. E o melhor: com a psicologia é possível adaptar a formação de lideranças para a cultura de qualquer organização.

Duas grandes categorias de liderança

É comum vermos em cursos e conversas sobre liderança que as pessoas façam a distinção entre líder e chefe. Existe consenso sobre uma diferença essencial entre os dois: o chefe manda, é autoritário, faz ameaças e pune; por outro lado, o líder influencia positivamente, estimula e participa juntamente aos colaboradores dos trabalhos. Outro aspecto do conhecimento sobre liderança comum nas organizações é a existência de diversos perfis de liderança. Em suma, há duas categorias: os líderes autocráticos e os líderes democráticos. São colocadas aqui como categorias didáticas, para melhor explicarmos as concepções atuais de liderança.

A definição de liderança autocrática se aproxima mais do que entendemos como o perfil do chefe, em que o gestor é centralizador, autoritário e coercitivo. Já a liderança democrática é a que está sendo mais valorizada nas organizações contemporâneas e progressistas.

Três perfis de liderança

É possível dividir este tipo de liderança em três subcategorias, que carregam esta noção democrática e colaborativa que o líder deve ter.

É necessário nos atermos aos atributos democráticos, pois fornecem maior diferencial competitivo às organizações, por possibilitarem um melhor desenvolvimento do capital humano. Na categoria dos líderes democráticos, existem três perfis de liderança. São perfis com maior potencial de efetividade nas organizações. Além disso, são os três que têm maior consonância com o estilo de liderança capacitado pela psicologia.

São estes os três perfis: a liderança servidora, a liderança horizontal e a liderança situacional.

Desenvolvendo o seu perfil de liderança com a psicologia

Para melhor te guiar pela formação de lideranças a partir da psicologia, elaboramos um e-book gratuito intitulado Psicologia para Líderes: Tudo que um líder precisa saber. Nele tem tudo que um líder precisa saber sobre Psicologia para gerir equipes com sucesso!

Com este e-book gratuito, você:

Aprofundará seus conhecimentos nos três perfis de liderança abordados pela psicologia. Você irá dominar os perfis de liderança que podem garantir o bem-estar e a produtividade de seus colaboradores. Saber quais são os perfis de liderança, de acordo com a psicologia, mais capazes de alavancar os resultados de sua equipe e ao mesmo tempo manter a satisfação no trabalho.

Aprenderá a aplicar as 10 atitudes do Líder Competente. Neste e-book, estarão explicadas as atitudes e posturas de um líder que aplica a psicologia em seu cotidiano, com uma abordagem humanizada. O conteúdo proposto pretende ajudar os líderes a entender o que fazer e o que não fazer ao gerir equipes.

Conhecerá os benefícios para empresas de aplicar a psicologia na liderança. Aplicando os conhecimentos aqui expostos, você perceberá melhoria nos relacionamentos interpessoais, maior engajamento, motivação e confiança da sua equipe em você. Além de melhorias significativas no ambiente de trabalho que melhora o bem-estar e a produtividade.

Comente