Entenda a relação entre gestão do conhecimento e inovação na empresa

Inovação e qualidade são dois conceitos que muitas empresas buscam. Existe uma receita para trazer essa renovação para os negócios? Para estimular os colaboradores a buscarem motivação para produzir e inovar em prol da organização e de seus interesses individuais? A resposta está na gestão do conhecimento.

A princípio, gestão do conhecimento parece ser uma atividade difícil de ser aplicada. Basta entender um pouco sobre o assunto, porém, para ver que não é tão complicado assim, além de trazer muitos benefícios para a equipe e para a empresa.

Quer saber mais sobre gestão do conhecimento e como essa prática traz inovação para os negócios? Então acompanhe este post e conheça mais sobre o assunto!

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento tem como objetivo estimular o trabalho intelectual em uma empresa. Para isso, recolhe informações e adota práticas que incentivam o desenvolvimento de novos conhecimentos desejáveis enquanto busca alcançar o progresso dos negócios.

Quando implementada, a gestão do conhecimento promove grandes benefícios, pois trabalha com o que o mercado atual mais exige de empreendedores e gestores: o conhecimento. 

Quais são seus benefícios?

A gestão do conhecimento influencia, por exemplo, nas tomadas de decisão na empresa. Ao tomar uma decisão, é preciso que as opções sejam verificadas, enquanto as informações e os problemas (às vezes, complexos para a coordenação das ações e dos resultados do processo) são analisados.

Outro fator importante é que a gestão do conhecimento auxilia na relação entre gestor, colaborador e empresa. O colaborador será, nesse processo, motivado pelo gestor a aprender mais, pesquisar mais e todo esse trabalho será útil para a empresa.

Isso é sustentabilidade empresarial: cuidar do presente e do futuro, investir em novas possibilidades e estimular o conhecimento como parte da cultura organizacional da companhia.

Quais são os benefícios da inovação?

A inovação é fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, independentemente de ela ser de pequeno, médio ou grande porte. A inovação se refere à introdução de novas práticas, mais formas de produção e hábitos inovadores que buscam a melhoria e o desenvolvimento para se manter em um mercado cada vez mais exigente.

Porém, para inovar é preciso sair da zona de conforto e do conservadorismo. E esse é um caminho necessário para garantir a sobrevivência do negócio, além de agregar relevância e significado a ele.

O gestor saberá, então, reconhecer as oportunidades e compreender a situação atual da organização. Com isso, pode abrir um leque de novos processos de criação e planejamentos que conduzam a diferentes métodos e artifícios de crescimento.

Inovação é tanto uma estratégia quanto um recurso para a empresa. Usá-la é um salto de qualidade para a organização e ajuda a identificar e superar os desafios.

Qual a relação entre gestão do conhecimento e inovação?

As empresas têm exigido cada vez mais que gestores e colaboradores tenham uma visão antecipada de seus negócios e das demandas do mercado. Para que isso aconteça, é preciso observar as inovações que ocorrem o tempo todo.

É essencial, porém, que a inovação seja consciente, por meio de um estudo que ajude a tomar as melhores decisões. A gestão de conhecimento atua nesse ponto ao fazer um estudo de causa e trazer cada vez mais ideias e motivação para a companhia, de forma a possibilitar a implantação de mais estratégias, técnicas e métodos.

Além disso, a tecnologia e a internet trazem sempre novas informações para o consumidor. Por isso, as empresas têm a necessidade de avaliar esses dados para compreender o público, suas necessidades e suas motivações.

Por isso, gestão do conhecimento e a inovação são processos que andam juntos, auxiliam-se e garantem que a organização se mantenha atualizada e competitiva no mercado. E tudo isso aproveitando os recursos que já existem na empresa e desenvolvendo novas competências e ações.

Notou como gestão do conhecimento e inovação são processos interdependentes que podem trazer benefícios para os negócios e para a cultura organizacional?

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