Entenda a influência da personalidade no ambiente de trabalho

A personalidade é formada pelas características de uma pessoa que influenciam seu modo de pensar e agir e interferem diretamente nas relações entre os colaboradores de uma empresa. Por exemplo, um chefe explosivo é temido pelos seus subordinados, um colega de trabalho com um “gênio difícil” pode ser excluído pelos demais. Por isso, é importante entender a influência da personalidade e do temperamento no ambiente de trabalho e aprender a lidar com as diferenças individuais na equipe para evitar conflitos nas organizações.

Afinal, problemas causados por conflitos interpessoais podem afetar diretamente o clima organizacional, a convivência entre os funcionários e até a produtividade da empresa.

A influência da personalidade no desempenho

A personalidade e o temperamento dos colaboradores, especialmente dos líderes, pode interferir diretamente na produtividade da empresa. Se os gestores possuem um temperamento impaciente, a tensão e o medo estarão recorrentemente presentes no local. Em contrapartida, se forem mais abertos ao diálogo, o clima será melhor para que cada um desenvolva as suas atividades mais tranquilamente.

É importante ressaltar que as ações dos gestores influenciam diretamente no comportamento dos funcionários. Isso porque o colaborador, por esperar uma aprovação do líder de sua equipe, tende a agir de forma a não desapontá-lo, assim, se o seu supervisor não demostrar satisfação, ele pode acabar ficando desmotivado.

A convivência pode ser afetada

Ninguém gosta de conviver com pessoas desagradáveis, não é mesmo? Por isso, a personalidade dos colaboradores interfere na convivência de uns com os outros. Isso porque, devido à grande quantidade de tempo que as pessoas compartilham no ambiente de trabalho, as diferenças podem se tornar um grande problema se não forem gerenciadas. Existem pessoas que não são abertas a receber críticas ou sugestões, por exemplo, e que se irritam quando um colega, mesmo com boas intenções, aponta problemas. O segredo é sempre buscar entender a singularidade dos colegas para respeitar o espaço de cada um e, ao mesmo tempo, refletir sobre nossas próprias atitudes e analisar se também podem estar contribuindo para os conflitos.

O choque de personalidades e a produtividade

As diferenças entre os colaboradores, além de afetar o ambiente de trabalho e a convivência entre as pessoas, podem interferir também na produtividade da empresa. Quando um projeto é feito em equipe e os envolvidos não possuem uma boa relação, provavelmente será mais difícil que todos entrem em consenso, o que pode atrasar a entrega do trabalho. Além disso, uma pessoa que executa suas tarefas de forma mais morosa precisará de um tempo maior para finalizá-las.

No trabalho, além de outras situações do cotidiano, as pessoas precisam aprender a conviver umas com as outras mesmo quando há diferenças. E, devido à grande quantidade de tempo que passam juntas, é muito natural que haja pequenos conflitos. Dessa forma, para evitar problemas maiores, é preciso estar aberto a compreender o mais profundamente possível o perfil de cada um, para potencializar o que ele tem de melhor.

Colocar-se no lugar do outro, desenvolver inteligência emocional, fazer críticas e sugestões sem ofender e, ainda, ter consciência de quando sua própria personalidade pode perturbar são dicas que podem ajudar quando percebe-se que há influência da personalidade no ambiente de trabalho.

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