O que os clientes da EIDEA ganham com nossas intervenções terapêuticas in company?

Plantão psicológico, cãoterapia, arteterapia e biblioterapia. Você já conhece essas intervenções terapêuticas da EIDEA? Elas são elaboradas e executadas pelos psicólogos da EIDEA in company, e são parte dos programas de bem-estar e qualidade de vida no trabalho que propomos e implementamos para nossos clientes. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre essas modalidades terapêuticas, e os benefícios que elas proporcionam aos clientes da EIDEA.

Já existem artigos aqui neste blog direcionados para cada uma destas modalidades:

Arteterapia nas empresas

Biblioterapia: o que é e como ela pode beneficiar sua empresa

Cães no ambiente de trabalho diminuem o stress e aumentam produtividade

Por que ter um plantão psicológico na empresa?

Apesar dos benefícios específicos de cada uma, todas essas intervenções terapêuticas têm em comum o fato de que promovem bem-estar e qualidade de vida no trabalho, promoção da saúde psicossocial, diminuição dos níveis de estresse, aumento da motivação e da produtividade, desenvolvimento pessoal e profissional, melhoria nos relacionamentos interpessoais, formação de vínculo nas atividades realizadas em grupo, melhor integração dos sentimentos e sensações provenientes do ambiente de trabalho, além de agregarem às políticas de endomarketing.

Como esses benefícios se dão na prática?

Os serviços de intervenção terapêutica atuam diretamente no bem-estar e na saúde integral dos colaboradores, logo, contribuindo para diminuir o estresse e, por consequência, deixá-los mais motivados e produtivos. Como todas as atividades são realizadas na própria empresa, elas servem também para que o colaborador desenvolva um novo tipo de relação com o ambiente de trabalho, que passa a evocar novos estímulos.

A arteterapia e a biblioterapia são normalmente realizadas em grupos, o que reforça o trabalho em equipe, e fortalece o vínculo e os relacionamentos interpessoais entre os colegas de trabalho.

Já a cãoterapia é uma atividade que envolve toda a empresa, e por isso propicia a integração entre os colaboradores e a diretoria mediante uma intervenção inusitada no próprio ambiente de trabalho, mas que ao mesmo tempo tira os trabalhadores da rotina. O contato com o animal terapeuta, e com os colegas de trabalho neste contexto, podem atuar na reconfiguração do significado do trabalho para cada pessoa.

O plantão psicológico, embora seja uma prática individual – entre o(a) colaborador(a) e o(a) psicólogo(a) –, auxilia nos desafios tanto pessoais quanto profissionais dos funcionários, de forma absolutamente sigilosa, consequentemente refletindo na própria execução do trabalho dele.

Quais são os efeitos de se investir nessas intervenções terapêuticas?

Como dito acima, as intervenções terapêuticas da EIDEA agregam às políticas de qualidade de vida no trabalho (QVT), promovendo bem-estar e saúde integral. Ao investir na promoção de QVT, as empresas, além de ganharem em diversos aspectos – dentre eles produtividade, motivação, endomarketing –, também evitam muitas perdas. Por meio da implementação desses programas, é possível inclusive modificar a cultura organizacional, gerando mudanças positivas e permanentes para a empresa. Para exemplificar melhor isso, a EIDEA elaborou um infográfico que demonstra, em números, o que uma empresa ganha investindo em QVT.

Comente