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Conflito entre gerações no ambiente de trabalho? Saiba como resolver

Imagine que você trabalhe numa grande empresa em que os chefes dos setores são os mais experientes, com, pelos menos, 20 anos na instituição, e a maioria dos subordinados são jovens de até 35 anos. É possível que pessoas de diferentes faixas etárias trabalhem juntas?

Em geral, os mais velhos têm dificuldades de aceitar as mudanças e receio de perder seu cargo para os mais jovens. Além disso, as discordâncias de ideias podem afetar o clima corporativo, representando perda de produtividade, e até mesmo atingir os resultados da corporação. Por isso, o setor de Recursos Humanos deve elaborar uma estratégia para lidar com o conflito entre gerações no ambiente de trabalho.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e te mostrar como resolver esses conflitos. Acompanhe!

O que motiva o conflito entre gerações no ambiente de trabalho?

Em geral, nas corporações, podem existir até quatro gerações convivendo: veteranos (nascidos antes de 1946), baby boomers (1946-1964), Geração X (1965-1979) e Geração Y ou millennials (1980-2000). Essas gerações nasceram em épocas diferentes, apresentam comportamentos distintos e com valores conflitantes.

O desafio é: como manter uma qualidade de vida nesse ambiente corporativo e como atuar para reduzir as diferenças, valorizando os aspectos positivos de cada uma?

Cada geração possui suas características específicas:

  • Baby Boomers – Trabalham arduamente, de forma metódica e individual. Possuem dificuldade de aceitar as mudanças e se adaptarem à tecnologia.

  • Geração X – São dedicados e se adaptam bem às tecnologias. É uma geração que procura formas de conciliar trabalho e vida pessoal.

  • Geração Y – Estão conectados em todo momento, são multitarefas, inovadores e têm facilidade de aprender coisas novas. Estão sempre em busca de crescimento profissional em curto prazo.

Nada mais provável do que ocorrerem conflitos no ambiente de trabalho pela diversidade de comportamento entre as gerações. Personalidades e comportamentos diferentes levam à divergência de ideias e opiniões, mas os conflitos podem trazer efeitos positivos e negativos para as organizações.

Quais os principais problemas?

Todas as gerações têm motivos para reclamarem umas das outras: inexperiência, resistência para inovar, a falta de disciplina, de foco, entre outros. Para obter uma convivência saudável, é preciso desenvolver habilidade da inteligência emocional. Para isso, é preciso identificar os principais problemas decorrentes desse conflito:

  • Estresse e insatisfação no trabalho.

  • Falta de motivação que pode ocasionar a saída de funcionários.

  • Podem reduzir o nível de comunicação entre as pessoas.

  • Aumentar a resistência à mudança.

  • Afetam o comprometimento e a lealdade à empresa.

Como solucionar esses problemas?

A empresa que identifica os problemas entre as gerações consegue definir a melhor a estratégia para proporcionar um diálogo eficiente que valorize as diferenças.

Deve ser estimulada a interação entre a equipe, fortalecendo a comunicação interpessoal. Um bom exemplo é adotar um ambiente de trabalho sem divisórias, o que permite maior aproximação e troca de experiências.

Outra ótima medida para diminuir conflitos é realizar workshops para estimular o autoconhecimento e team building. Autoconhecimento gera empatia e diminui as resistências ao lidar com as diferenças, que são essenciais para team building.

Além disso, o líder precisa ter um bom relacionamento com todos os colaboradores, buscar o equilíbrio entre as gerações e ser capaz de incentivá-los a desenvolver suas atividades com qualidade, a fim de atingir resultados positivos para a empresa.

Entre os aspectos positivos de possuir diferentes gerações na empresa são:

  • Estimular a inovação e a criatividade.

  • Melhoria no processo decisório da organização.

  • Encontrar soluções alternativas.

  • Contribuição com novas abordagens para os problemas.

Lidar com um conflito entre gerações no ambiente de trabalho não é tarefa fácil. Por isso, há consultorias que diagnosticam o problema e propõem soluções para melhoria do clima organizacional. Conheça os serviços que a EIDEA desenvolve para criar um bom ambiente de trabalho que contribuirá para o aumento de sua produtividade. Entre em contato conosco!


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