Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

A busca por saúde inclui uma boa qualidade de vida no trabalho, uma vez que até mesmo a produtividade da empresa é influenciada pelo bem-estar de seus colaboradores! Por conta dessa dupla relação essencial, a forma de encarar o trabalho passou por diversas mudanças e, hoje, contempla diversas demandas humanas.

Em épocas de crise, o capital disponível para investir em melhorias fica restrito, fazendo com que algumas medidas sejam adiadas. Porém, é possível melhorar a qualidade de vida no trabalho com medidas simples, sem precisar reestruturar toda a empresa. Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos várias dicas que não necessitam de grandes gastos financeiros! Vamos lá?

1) Organize oficinas

Se sua empresa possui algum colaborador com dons artísticos ou que saiba fazer trabalhos manuais, incentive-o a montar uma oficina para os colegas. Será uma nova forma de criar um vínculo entre a equipe, além da possibilidade de incluir um hobby na vida deles. Hábitos prazerosos ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem os pratica!

2) Institua o Dia do Cão no Trabalho

Estabeleça um dia em que os colaboradores poderão levar seus cachorros de estimação ao local de trabalho! Poder passar um dia perto do cãozinho vai trazer alegria ao dono e aos outros membros da equipe.

Estudos da área de saúde mental comprovam a eficácia da interação com animais no combate ao estresse e à ansiedade. Porém, esse evento deve ser discutido anteriormente com os colaboradores, para verificar se alguém possui fobia ou alergia a cães.

3) Capacite a liderança

Muitos cargos de liderança são concedidos a colaboradores que se destacam na execução técnica de sua função — fato que, por si só, ajuda a motivar os demais. No entanto, estas podem ser pessoas que não tem experiência em gerenciar equipes. É preciso, portanto, capacitá-las para o novo desafio de liderar e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

4) Ofereça recompensas e evite punições.

A empresa que privilegia recompensas e apoio, em detrimento de punir colaboradores ruins, cria um ambiente positivo. Entretanto, muitas companhias costumam dar esse incentivo em forma de bônus financeiro — o que é inviável em épocas de crises e cortes de gastos, além de não influenciar diretamente na qualidade de vida no trabalho.

Pense, então, em outras gratificações. Ofereça brindes com a ajuda de parceiros ou conceda uma folga — e não se esqueça de que uma das melhores recompensas é o feedback! Mostre ao colaborador que ele está no caminho certo e porque seu trabalho merece destaque. Sua autoestima, segurança e motivação vão crescer muito!

5) Tenha atenção aos horários

Confira se os horários de trabalho estão sendo cumpridos, não só no que diz respeito à produção mínima. Muitos colaboradores não fazem as pausas necessárias para uma boa alimentação ou algum descanso. Fique atento se sua equipe organiza bem seu tempo e se tem se alimentado com tranquilidade.

As dicas deste post possuem uma qualidade em comum: são de fácil execução! Nem sempre a qualidade de vida no trabalho depende de alto investimento em recompensas, mobília cara e reformas estruturais. Procure olhar com atenção para as pequenas coisas que deixam o dia a dia da sua equipe mais agradável.

E você, já executou alguma das nossas sugestões em sua empresa? Já foi colaborador de algum lugar que tenha aplicado essas medidas? Tem alguma outra boa ideia? Divida com a gente nos comentários!

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