Como funciona e quais são os tipos de consultoria em Psicologia Organizacional?

A consultoria organizacional é um método que propõe soluções dentro de empresas e instituições, a partir de estudos, análises e pesquisas da própria realidade organizacional. Com a utilização desta ferramenta, é possível compreender as necessidades das organizações. E mais, ela auxilia a diagnosticar os principais problemas e falhas e facilita a proposição e a implantação de ações para melhorias e alta performance.

O correto uso desses métodos resulta no aumento de produtividade e na conquista de grandes e efetivos resultados. A psicologia organizacional tem foco no desenvolvimento humano e nas relações interpessoais de trabalho. Por intermédio dela, as relações de trabalho estabelecidas nas organizações tornam-se mais produtivas e harmoniosas, beneficiando tanto empresa quanto colaboradores.

Agora que você já sabe o que é consultoria em psicologia organizacional, que tal descobrir como ela realmente funciona e quais são os tipos de consultoria prestados nessa área? Leia abaixo!

Como a consultoria em psicologia organizacional funciona?

Empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas necessitam contratar profissionais qualificados e competentes para o bom andamento do seu negócio. A psicologia organizacional é imprescindível nas empresas, pois faz uso de diversos instrumentos, como testes psicológicos e dinâmicas que avaliam o perfil dos candidatos. Além de promover ações diversas para motivar colaboradores, treinar líderes e melhorar o clima organizacional.

Os psicólogos organizacionais também oferecem suporte para melhorar o ambiente de trabalho de forma personalizada e adequada à cultura organizacional. O que é deveras importante pois, nas novas relações de trabalho contemporâneas, a remuneração não é o único fator que motiva e alavanca a produtividade nas empresas.

E, enfim, mais uma razão para realizar uma consultoria em psicologia organizacional é que com esta é possível promover a qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores, fator determinante para atrair e reter talentos.

Quais os tipos de consultoria em psicologia organizacional?

Muitos funcionários se sentem sobrecarregados de tarefas e, com isso, acabam ficando estressados. Por diversos motivos podem desenvolver patologias como depressão, fobias e outros distúrbios psíquicos, o que não é bom para os resultados da empresa. Infelizmente, este é um problema da sociedade moderna e que vem se agravando a cada dia.

Diante desta realidade, a consultoria em psicologia organizacional pode ser feita de duas formas:

  • consultoria interna – é aquela que é feita por um profissional formado em psicologia que trabalha todos os dias dentro da empresa e que tem amplo conhecimento de todos os funcionários que trabalham em cada setor do estabelecimento;
  • consultoria externa – quando consultores psicólogos qualificados e imparciais prestam o serviço e auxiliam a empresa a implementar ações para melhorar o local de trabalho.

Nesses dois direcionamentos, uma consultoria de psicologia organizacional pode tomar duas formas, a depender da demanda do requerente pelo serviço:

1. Análise e Diagnóstico

Toda consultoria em psicologia organizacional começa com esta etapa. Uma consultoria que preza por resultados sabe que a parte de identificação dos problemas e demandas é essencial para propor a melhor solução possível para a organização.

Por meio de diversas técnicas como questionários, observações in loco,entrevistas, grupos focais, análises funcionais, e outras mais, os consultores identificam os pontos a serem melhorados nas empresas, de modo a estabelecer os mais eficazes planos de ação.

A partir disso, a consultoria pode propor as soluções para os problemas, e se estiver em seu alcance, poderá ela mesma intervir e implementar a solução. Esta escolha é recomendada para agilizar o processo e evitar re-trabalho.

2. Intervenção e Implementação

Esta etapa é seguinte à primeira, de análise e diagnóstico de problemas. É a parte em que ações são implementadas para o alcance dos resultados desejados pela organização. As intervenções escolhidas irão depender do que foi identificado como demanda no estágio do diagnóstico.

Dentro das possibilidades de atuação da psicologia organizacional, as ações poderão ser para melhorar a cultura ou clima organizacional, desenvolver competências dos colaboradores ou lideranças, melhorar a produtividade e engajamento, reestruturar processos de gestão de pessoas e recursos humanos, etc.

Quais as áreas de atuação da psicologia organizacional?

A psicologia organizacional trabalha no aproveitamento dos recursos humanos das empresas. Suas áreas de atuação são apresentadas a seguir:

  • Recrutamento – o profissional avalia os candidatos por meio de procedimentos até encontrar o perfil adequado para cada vaga.
  • Avaliação da formação – acompanha a formação de cada funcionário e indica novos cursos para que a pessoa mantenha-se atualizada.
  • Treinamento – proporciona o treinamento adequado para todos os setores da empresa.
  • Análise de cargos e funções – é responsável por avaliar todas as atribuições de cada cargo.
  • Avaliação de desempenho – realiza uma análise do desempenho dos funcionários; se estes conseguirem atingir as metas, podem receber uma premiação.
  • Diagnóstico da saúde mental – verifica formas de prevenir doenças relacionadas a estresse mediante a avaliação do ambiente de trabalho.
  • Plano de benefícios – organiza de forma clara todos os benefícios que o empregado terá, como plano de saúde, auxílio-alimentação, auxílio-creche, etc.
  • Qualidade de vida – desenvolve políticas que auxiliam o trabalhador a ter um ambiente de trabalho saudável.
  • Orientação profissional – faz redimensionamento de carreiras e procura oferecer as melhores oportunidades de crescimento profissional para os funcionários.
  • Desenvolvimento organizacional – melhora os processos de resolução dos problemas organizacionais.
  • Segurança do trabalho – proporciona um ambiente de trabalho mais seguro para que todos tenham ótimas condições para trabalhar.
  • Administração de salários – verifica e proporciona o pagamento justo pelas atividades realizadas na empresa.

Quais as vantagens em ter consultoria psicológica dentro da empresa?

Há benefícios para todos quando se implementa esse tipo de serviço na empresa. A consultoria em psicologia organizacional:

  • melhora os relacionamentos entre gestores e funcionários;
  • proporciona a todos maior desenvolvimento profissional;
  • aumenta a produtividade, pois os funcionários trabalham com mais motivação;
  • leva à conquista de melhores resultados;
  • aumenta a visão de negócios.

Enfim, a consultoria em psicologia organizacional é indicada para empresas de todos os portes. Caso você seja um empreendedor e deseje aplicar soluções inovadoras no seu negócio, contrate uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Com a gestão correta do capital humano, o seu negócio certamente irá conquistar os resultados esperados.

Após saber como funciona e quais são os tipos de consultoria em psicologia organizacional, você já pode entrar em contato conosco e verificar quais opções disponibilizamos nessa área. Basta acessar nossa página!

Comente