Coaching em empresas

Cada vez mais cresce a necessidade dos funcionários de uma empresa de desenvolverem foco e disciplina para alcançar seus objetivos. Ao mesmo tempo, este vem se tornando um desafio cada vez maior, pois quanto mais o tempo passa, mais este mesmo funcionário precisa se atualizar diante das evoluções tecnológicas e de mercado, e mais ele precisa administrar várias metas e funções diferentes. Dentro deste contexto, como conseguir acompanhar o progresso no mundo dos negócios, sem deixar a vida profissional invadir a vida pessoal, e simultaneamente se organizar para alcançar suas metas? Para acolher esta demanda, surgiu o business coaching – ou coaching empresarial.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o business coaching e como ele pode auxiliar na melhoria do seu desempenho profissional, bem como os benefícios que sua empresa terá ao recorrer a este serviço.

O que é (business) coaching?

Coaching é um processo de aprendizado e desenvolvimento em que o coachee (aprendiz) recebe auxílio e orientação de um coach (treinador) para alcançar um objetivo.

No business coaching, a abordagem é voltada para as metas e objetivos relativos à vida profissional do coachee. É totalmente personalizada e adaptada às especificidades de cada cliente e situação. A condução do processo se dá de modo a desenvolver a motivação e o foco do cliente em direção ao objetivo escolhido, utilizando-se de técnicas e intervenções que se valem do cumprimento de metas pré-estabelecidas.

Como funciona o business coaching em empresas?

Como cada empresa possui uma cultura organizacional própria, os psicólogos coaches da EIDEA primeiro fazem uma visita, buscando identificar os interesses de cada organização, e assim personalizar as etapas do serviço de forma apropriada. É apresentado o plano de coaching aos colaboradores explicando todo o processo de execução do serviço, incluindo implicações éticas de sigilo e benefícios de se submeter ao coaching.

A execução é realizada in company, de modo que os psicólogos coaches permanecem na empresa em horários pré-determinados para prestar o serviço de coaching aos colaboradores. Após a execução, os coaches da EIDEA disponibilizam-se para uma devolutiva – último atendimento individual – com os colaboradores que procuraram o serviço.

Ao final, é enviado um questionário de satisfação do serviço aos participantes. Após a coleta e síntese, entregamos um relatório abordando a satisfação dos colaboradores sobre o serviço. Os conteúdos e informações trocados durante os atendimentos são mantidos em sigilo, devido ao compromisso ético que todo psicólogo assume ao exercer sua profissão.

Quais os benefícios do business coaching para minha empresa?

O coaching é um método que possui diversos benefícios, sendo os mais evidentes a promoção de autoconhecimento e superação de obstáculos.

Também podem ser citados como benefícios deste serviço:

Além disso, interfere positivamente em diversos indicadores do Endomarketing de qualquer empresa!

Comente