digital composite of school materials on table with library background

Biblioterapia: o que é, e como ela pode beneficiar sua empresa

Atualmente, existem inúmeras formas de investir na saúde e no bem-estar dos funcionários de uma empresa. A EIDEA, por ser uma consultoria que atua neste ramo, tem trazido e adaptado várias destas formas ao contexto organizacional, como a cão-terapia, a Arteterapia e o plantão psicológico. Além destes, você sabia que existe também a biblioterapia? Nunca ouviu falar?

O que é a biblioterapia?

A biblioterapia é uma modalidade terapêutica pouco explorada no Brasil, que tem como principal objetivo proporcionar autoconhecimento. A palavra “biblioterapia” tem origem grega, e significa cura (therapeia) pelos livros (biblion). E como é que livros podem promover autoconhecimento? Livros contam histórias de pessoas, ou, quando não, de personagens que representam pessoas (animais ou objetos personificados), e por isso acabam retratando relações e situações que fazem parte das nossas vidas. Enquanto lemos, nos deparamos com as situações vividas pelos personagens e, ao assimilar o texto, damos determinado sentido a ele de acordo com a nossa própria experiência de vida e visão de mundo.

Como funciona a biblioterapia em empresas?

Como cada empresa possui uma cultura organizacional própria, os psicólogos da EIDEA primeiro fazem uma visita, buscando identificar os interesses de cada organização, para assim definir o tema a ser trabalhado durante os encontros.

A biblioterapia é realizada em grupo e parte de uma leitura dirigida, ou seja, uma determinada obra literária é prescrita em função dos aspectos a serem evocados, de acordo com o contexto da empresa e a demanda que sofrerá a intervenção. A leitura em grupo, acrescida das reflexões posteriores, propicia a compreensão e a expressão de sentimentos por meio de identificação. Ao reconhecer os sentimentos elucidados e compartilhá-los com o resto do grupo, o indivíduo pode se valer da troca de experiências e interação com seus iguais para promover autoconhecimento.

Quais os benefícios da biblioterapia para minha empresa?

Temos a finalidade de promover a saúde mental dos colaboradores, em benefício do todo empresarial. A EIDEA considera essencial para o desenvolvimento da organização a qualidade de vida dos colaboradores, fator fundamental para o exercício pleno de potencialidades humanas, como criatividade, inovação e produtividade.

Executada com a mediação de um profissional, a biblioterapia pode promover diversos benefícios, tais como:

  • Identificação e formação de vínculo entre os participantes;
  • Autoconhecimento, elaboração e ressignificação de experiências, vivências e emoções;
  • Espaço para reflexão na presença de um psicólogo mediador;
  • Introspecção para o crescimento emocional;
  • Estimula novos interesses;
  • Canalização e direcionamento da energia.

Quando os colaboradores têm acesso a esses benefícios, a própria empresa é igualmente beneficiada, pois está investindo na saúde mental dos funcionários, dando a eles a oportunidade de identificar suas limitações, aprimorar seus relacionamentos interpessoais e, por consequência, impulsionando a capacidade de trabalhar em equipe e melhorando o clima organizacional.

E aí, se interessou? Compartilhe com a gente suas impressões nos comentários. Quer conhecer melhor a Biblioterapia aplicada em empresas? Agende conosco uma avaliação gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação