Ambiente de trabalho: sua importância para o desempenho

Você já parou para pensar que não podemos existir pessoa fora de qualquer ambiente? Pessoa e contexto são indissociáveis! As pessoas podem modificar os ambientes em que estão, certo? Mas será que o ambiente pode modificar as pessoas? E mais, será que o ambiente de trabalho influencia no desempenho e produtividade?

Neste artigo, pretendo esclarecer estar questões. Elas são fundamentais para entender a importância do ambiente de trabalho para a gestão de pessoas – já adianto: a importância é enorme!

O ambiente de trabalho influencia no desempenho, na produtividade, na satisfação, na motivação e no engajamento.

Ao decorrer do texto você entenderá como e por quê.

O ambiente de trabalho não se resume ao espaço físico

psicologia comportamental – que é a teoria que estou usando para escrever este texto – considera dois opostos ao se tratar das relações que as pessoas estabelecem: um oposto é o organismo – ou seja, cada um de nós. O outro oposto é o contexto ou ambiente, isto quer dizer que, tudo que não é organismo é ambiente.

Portanto, não só o espaço físico influencia no desempenho e produtividade das pessoas. Outras coisas que modelam a forma que os colaboradores agem no ambiente de trabalho são: as outras pessoas, a cultura organizacional, a qualidade de vida, os benefícios e incentivos que a empresa oferece, dentre outras coisas mais.

O ambiente de trabalho pode transformar as pessoas

Vamos retomar as questões levantadas no primeiro parágrafo deste artigo. Primeiramente esta: o ambiente pode modificar as pessoas?

Segundo a psicologia comportamental, sim. Muitas pessoas imaginam que a psicologia comportamental foca exclusivamente no comportamento e desconsidera o ambiente. Mas é impossível pensarmos em um comportamento isolado do ambiente. Sempre haverá um contexto para nossos comportamentos, veja alguns exemplos:

  • Se você está com fome, irá buscar por alimento no ambiente.
  • Está insatisfeito com uma postura de um colega no trabalho? O colega está no ambiente.
  • Teve uma ideia? Ela é fruto do seu aprendizado que ocorreu onde? No ambiente!

Perceba que, para a psicologia comportamental, tudo é comportamento, incluindo pensamentos, emoções e sentimentos.

Quando as empresas reconhecem que o ambiente de trabalho tem papel importante nas atitudes, pensamentos, ideias e emoções das pessoas, um horizonte de possibilidades para Gestão de Pessoas se abre!

A importância do ambiente de trabalho traz implicações principalmente para o líder de equipe. Explicarei isso na seção seguinte.

O papel do líder na criação do ambiente de trabalho

Neste lógica que proponho, as pessoas se tornam ambiente umas para as outras. Por exemplo, se eu estou conversando com você, você é ambiente para mim, ao mesmo tempo em que eu sou para você. Eu influencio nos seus comportamentos e você nos meus.

Vamos trazer este raciocínio para o líder de equipe.

O líder é sempre considerado ambiente pela perspectiva dos colaboradores. Portanto, ele pode incentivar, estimular, coibir ou punir sua equipe. Ou seja, ele enquanto ambiente estará desempenhando uma função sobre os comportamentos das pessoas.

Isso quer dizer que o ambiente criado pelo estilo de liderança poderá modificar os comportamentos da equipe!

Este é mais um motivo para sua empresa investir na formação das pessoas! Elas são as principais responsáveis por criar um ambiente ótimo para o desempenho, ou criar um ambiente que destruirá a produtividade!

Como criar um ambiente de trabalho rico para o desempenho

Até este ponto, o texto argumentou a favor da importância do ambiente de trabalho para as empresas. Mas como as empresas podem criar este ambiente propício à produtividade e desempenho?

Existem várias formas de se fazer isso, irei elencar formas que garantem o ambiente de trabalho rico para o desempenho a seguir.

Formar as lideranças

O líder é referência para sua equipe, por esta razão, ele ganha uma relevância maior enquanto criador do ambiente de trabalho.

Este ambiente que o líder tem sobre sua responsabilidade, perpassa as relações interpessoais que ele estabelece com as pessoas. Estas relações devem ser de estímulo, e não de desmoralização. E devem ser relações que priorizam recompensas em vez de punições. A chave para a motivação espontânea ocorrer são as relações interpessoais.

A maneira positiva que o líder se relaciona fomentará um ambiente de trabalho propício ao alto desempenho. Além disso, este ambiente que o líder cria para a equipe, predirá se será um contexto de aprendizado que impulsiona a criatividade e o desenvolvimento profissional das pessoas – ou não.

Dependendo do tamanho da empresa e do perfil dos colaboradores, o líder pode escolher formas inovadoras para desenvolver os projetos. O que recentemente tem se mostrado como boa opção para aumentar o desempenho, é alocar a equipe em espaços de coworking. O coworking é uma alternativa que oferece boas condições de te ajudar a obter os resultados explicitados neste texto. Entenda melhor esta possibilidade neste artigo do DESK Coworking.

Realizar programas de Qualidade de Vida no Trabalho

Programas de qualidade de vida no trabalho são ótimos para transformar o ambiente das empresas positivamente.

Em síntese, eles promovem os relacionamentos e bem-estar das pessoas. Mas para isso, um bom programa de qualidade de vida no trabalho deve, sobretudo, cuidar da saúde mental das pessoas – ou ajudá-las a cuidarem de si mesmas.

Fatores como estresse e ansiedade – e diagnósticos de transtornos depressivos – são cada vez mais frequentes em nossa sociedade, portanto, também nas empresas. Eles contribuem negativamente para o ambiente de trabalho, prejudicando o desempenho dos colaboradores.

Estudar o espaço físico e cultura da empresa

É indicado que sua empresa consiga acessar a perspectiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Dessa forma, saberá os pontos do ambiente que precisam de melhoria.

A empresa deve conhecer a própria cultura, e entender como ela influencia nas atitudes e desempenho das pessoas. Além disso, deve entender a função que os relacionamentos e clima da empresaestão tendo sobre o ambiente. Realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional é uma excelente escolha.

Educar os colaboradores sobre relacionamentos interpessoais

Os relacionamentos prescrevem condições fundamentais para um bom ambiente de trabalho. Os responsáveis pelo modo que os relacionamentos acontecem na sua empresa são os colaboradores. Mas para cobrar esta responsabilidade deles, você deve oferecer uma boa educação sobre relacionamentos profissionais.

A psicologia comportamental entende que o ambiente modifica as pessoas, mas, além disso, as pessoas aprendem com este ambiente que as modificam continuamente. Este aprendizado constrói o repertório comportamental da pessoa. É o repertório individual de cada um que mostra se sabem ou não se relacionar.

E como as pessoas também modificam os contextos que integram, o ambiente de trabalho positivo também dependerá do repertório comportamental destas pessoas. Se as pessoas não tem repertório, não haverá construção de ambiente positivo.

Portanto, é importante educar os colaboradores para adquirirem repertório. Uma forma ágil e eficaz de educar os colaboradores sobre relacionamentos é realizar Workshops. Eles também podem ser úteis para desenvolver inteligência emocional em líderes e colaboradores. Uma outra opção menos financeiramente custosa, é realizar Palestras Especializadas, com profissionais capacitados sobre o tema.

Siga as diretrizes aqui propostas e você construirá um ambiente de trabalho de alto desempenho e produtividade!

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