4-passos-simples-para-promover-o-bemestar-dos-funcionarios.jpeg

4 passos simples para promover o bem-estar dos funcionários

Investir e se preocupar com o bem-estar dos funcionários é uma das maneiras de colaborar para o sucesso da empresa. Afinal, uma equipe satisfeita trabalha melhor e se sente mais engajada e envolvida com os objetivos do negócio. Promover ações capazes de contribuir para o bem-estar dos colaboradores no horário de trabalho — e até mesmo fora dele — produz impactos positivos na maneira como eles enxergam a companhia e sua função dentro dela.

Confira este conteúdo para conhecer algumas dicas e ideias que podem ajudar a promover a qualidade de vida no ambiente corporativo. Boa leitura!

1. Estimule a prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Por isso, a empresa deve incentivar os trabalhadores a incorporá-los à sua rotina e, ainda, promover ações durante o dia de trabalho para que eles se movimentem.

A organização pode promover atividades como pequenas práticas de ioga, alongamento, ginástica laboral e outros. Os exercícios fora da empresa também podem ser estimulados a partir da realização de eventos de corrida, por exemplo.

2. Ofereça um ambiente de trabalho adequado

Um ambiente de trabalho adequado é um pré-requisito que as empresas devem oferecer para que os colaboradores possam exercer suas funções. Além disso, existem maneiras de transformar o espaço em um local que promova, também, o bem-estar dos funcionários.

A empresa deve se preocupar com fatores como sonoridade, iluminação, ventilação, temperatura, segurança, higiene e similares. Tudo isso somado a princípios de ergonomia — que otimiza as relações entre homens e máquinas por meio de métodos e aplicações.

Outra maneira de incrementar o ambiente de trabalho é oferecer espaços para a socialização dos funcionários. Os locais de convivência e descanso podem ser usados nos horários de almoço e lanche, por exemplo.

3. Implemente rotinas flexíveis

A flexibilidade nas empresas pode ir além dos horários de trabalho. A companhia pode incentivar os colaboradores a trabalharem em locais que estimulem sua criatividade e seu foco. Uma ideia é promover rotinas de home office ou incentivar a execução das tarefas em espaços de coworking.

Essas práticas podem ajudar os funcionários a balancear suas vidas profissional e pessoal. Já que, a partir delas, eles podem ter tempo para estudar para especializações ou cumprir obrigações familiares, por exemplo.

4. Cuide do clima organizacional

Estimular a cultura do feedback também é uma maneira de cuidar do bem-estar dos integrantes da equipe. Assim, a empresa leva em conta os aspectos comportamentais de cada indivíduo como as expectativas, os desafios e os incômodos.

Com essas respostas em mãos, os gestores podem entender e avaliar o que é possível ser feito para atender os anseios dos colaboradores. Esse tipo de pesquisa também ajuda a entender a forma como os funcionários percebem a empresa em que trabalham.

É importante lembrar que cada empresa tem sua própria cultura organizacional, mas essas ideias podem ser incorporadas ao cotidiano da companhia para aumentar a produtividade e a satisfação da equipe.

E então, gostou dessas dicas para estimular o bem-estar dos funcionários? Continue conosco para saber sobre os fatores que podem causar adoecimento no trabalho. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This