14 séries inusitadas que mostram os desafios da liderança

Que tal aprender um pouco, ao mesmo tempo em que você relaxa e se entretém? Caso você tenha função de liderança, esta lista de séries irá te passar ensinamentos ótimos sobre os desafios enfrentados por líderes.

Iremos ignorar propositalmente séries que as pessoas estão cansadas de saber que existem líderes e é possível tirar ensinamentos, como House of Cards, Game of Thrones, Suits e Mad Men.

O intenção da EIDEA é trazer para você algo a mais. Ensinamentos para as lideranças estão em vários lugares e, em alguns casos, bem escondidos. Até mesmo em séries inusitadas é possível aprender e refletir.

Confira a seguir a lista de 14 séries com lições para qualquer liderança!

1 – Orange is the New Black

Série produzida pela Netflix em que a história se passa em uma prisão feminina dos Estados Unidos. Pela dinâmica dos grupos formados na série e a interação entre eles, é possível perceber como a liderança transita entre as pessoas de acordo com o poder que elas detêm.

A personagem Red, por exemplo, deteve um poder grande por ser a encarregada da cozinha. Assim decidia quem comeria e o que comeria de acordo com sua própria vontade, o que lhe trazia grande poder sobre as outras prisioneiras.

O ensinamento da série é perceber como a liderança coercitiva não funciona por muito tempo. O líder que ameaça e pune constantemente tem na verdade uma liderança frágil, que está constantemente ameaçada pela falta de confiança que os liderados sentem nele.

Na última temporada, vimos como outro tipo de liderança é muito mais sólida. A personagem Taystee foi líder em negociações com o governo por ter assertividade, transparência e propósito.

2 – TVF Pitchers

Série produzida pela TVF em que a história mostra 4 jovens indianos nos desafios de início da formação de uma Startup.

A série mostra como o líder, vivido por Naveen, muitas vezes se depara com a necessidade de assumir riscos pela equipe e de inspirá-los a também assumirem riscos, colocando em jogo vários aspectos importantes da vida.

Também mostra a importância da distribuição de funções dentro de uma equipe, e como a tomada de decisão da liderança tem sempre um aspecto emocional envolvido, e que deve ser aceito e assumido para a escolha do melhor caminho possível.

3 – Prison Break

A série segue a história de dois irmãos, Michael Scolfield e Lincoln Burrows, sendo iniciada com os dois formando um plano para escapar de uma prisão de segurança máxima.

A série mostra como planos podem dar errado, por mais genial que o líder seja ou por mais bem planejado que o plano de ação possa ser. Revelando, portanto, a importância da improvisação em uma estratégia.

Além disso, a série também retrata os desafios relacionados a liderar pessoas dos mais diferentes perfis, e como estas podem se unir por um objetivo em comum. Oferecer o que as pessoas querem em troca da contribuição delas é um bom caminho para motivá-las e ganhar o respeito delas.

4 – Lost

A aclamada série mostra os desafios pela sobrevivência enfrentados por várias pessoas após a queda de um avião em uma ilha inóspita e misteriosa.

Podemos ver, pela série, a importância da união ao enfrentar desafios (no caso da série de vida ou morte). Arriscar-se sozinho aumenta a probabilidade de algo dar errado.

Também podemos ver como a transparência, que vai sendo praticada pelos personagens, vai gradualmente aumentando a confiança entre eles.

5 – The Walking Dead

Indiscutivelmente em grande parte da série a liderança é atribuída ao personagem Rick Grimes.

Em um mundo apocalíptico, as pessoas lutam pela sobrevivência, e a liderança, algumas vezes problemática de Rick, é crucial para conduzi-los até onde estão.

A série nos leva a várias reflexões sobre liderança: 1) A liderança executada pode não ser a ideal (e talvez nunca saberemos qual é), mas será feita por quem se dispor. 2) O propósito em comumune e dá forças mesmo em situações adversas, e é importante o líder relembrar a equipe constantemente dele, 3) Experiências desastrosas podem acontecer, o que importa é refletir sobre e aprender com elas, 4) Planejamento é essencial para execução de ações.

6 – Fringe

Série de ficção científica que mostra uma equipe do FBI investigando casos misteriosos envolvendo ciência de fronteira, e acabam descobrindo que existe muito mais por trás destes casos do que a aparência sugere.

A série mostra a importância do líder se arriscar pelos objetivos da equipe, representado pela personagem Olivia Dunham, em vários momentos a necessidade de ser o primeiro a colocar em risco a si mesmo.

Além disso, mostra que é importante o líder aprender a lidar com perfis problemáticos (Peter Bishop), pois podem ser essenciais para a equipe, e em algum momento entenderão a importância do trabalho após construir laços de confiança. E também mostra que o resultado mais magnífico de talentos (Walter Bishop) se dá lhes fornecendo autonomia

7 – Stranger Things

Na série de ficção científica ambientada nos anos 80, os protagonistas são garotos que têm ao redor de 12 anos de idade. E é a dinâmica entre eles que iremos analisar.

O líder do grupo é Mike Wheeler, e é interessante ver como os outros garotos recorrem a ele antes de tomar qualquer decisão. Na segunda temporada isso começa a acontecer com menor frequência, pois também percebemos um Mike mais impositivo e autoritário.

Então podemos aprender que, às vezes, ser mais imperativo pode parecer necessário para um líder, mas isso acarretará em possíveis consequências adversas. O ideal é não ter que recorrer a posturas impositivas, mas sim conciliatórias.

8 – How to Get Away With Murder

A série com a brilhante atriz Viola Davis como a protagonista Annelise Keating, mostra a vida de uma advogada implicada em situações criminais.

A protagonista é uma grosseira coercitiva e isso não deve ser tomado como exemplo. O que existe de ensinamento é ver como conhecer bem cada perfil da equipe os impulsiona para o alcance dos objetivos.

Annelise também conhece muito bem seus concorrentes, o que auxilia sua equipe a se preparar e a improvisar nos confrontos.

9 – Unbreakable Kimmy Schmidt

Esta série está nesta lista para aqueles que querem ser os melhores líderes de si mesmos. Pois, Kimmy, a protagonista, não lidera uma equipe, mas sua jornada nos traz boas reflexões.

Foi sequestrada aos 15 anos e permaneceu sem contato com o mundo exterior por mais 15 longos anos. Ao ser libertada, tudo era novo, e um de seus principais desafios é ser uma mulher independente nesse mundo desconhecido.

O que fica de reflexão é que o desconhecido – com o qual convivemos todos os dias – implica em tentar e errar, como acontece com Kimmy. O que a acaba ajudando muito a superar as barreiras é o suporte que ela encontra em seus amigos e na sua própria criatividade. É importante cuidar dos seus relacionamentos e confiar no próprio potencial criativo.

Outro ponto é que Kimmy recorreu à terapia para ampliar seu autoconhecimento, o que a ajudou a superar diversas crises e a manter seu bom-humor, que é um importante aliado para enfrentar o desconhecido e lidar com as adversidades.

10 – Arrow

Uma séria inspirada no herói Arqueiro Verde dos quadrinhos. Oliver Queen, o herói e protagonista, começa sua carreira como vigilante e justiceiro na sua cidade com o propósito de cumprir uma vontade de seu falecido pai.

Assim, ele começa sozinho, mas logo precisa de ajuda de outras pessoas para continuar sua cruzada como vigilante de Star City. Primeiramente, tem muita dificuldade em confiar e tralhar em equipe, o que prejudica sua equipe e a ele mesmo.

O ensinamento é que o líder tem o dever de delegar, e que só assim conseguirá construir uma relação de confiança mútua com seus liderados.

11 – Vikings

Ambientada na Escandinávia na era dos famosos vikings, a série segue a trajetória de Ragnar Lothbrok e sua ascensão de camponês a Rei.

O que aprendemos com a liderança e jornada de Ragnar é que ações inusitadas e criatividade são armas poderosas para batalhas e desafios. O famoso “pensar fora da caixa” é muito bem representado em algumas estratégias de batalha lideradas por Ragnar.

Outro ponto importante é que fica claro na série que a função de liderança não é desvinculada de afetividade e emoção, tendo em vista o relacionamento de Ragnar com personagens como Rollo e Floki.

12 – Black Mirror

Na série Black Mirror não há, necessariamente, situações de liderança de fato para refletirmos a respeito.

O ensinamento que podemos tirar da série é sobre a ética no que tange o poder oferecido pela tecnologia a quem está no comando de uma equipe ou grupo de pessoas.

Em alguns, episódios fica evidente como a tecnologia molda a cultura e estabelece o tipo de relacionamento construído pelas pessoas. O líder tem poder estratégico, as decisões dele na organização impactam diretamente na vida de seus liderados.

Então, o poder que a tecnologia dá às empresas e aos seus líderes (não só a tecnologia), traz diversas implicações éticas.

13 – Brooklyn 9-9

Uma série de comédia que retrata as aventuras vividas por detetives de um departamento de polícia na cidade de Nova York.

Apesar de ser extravagante em alguns momentos com momentos caricatos, a série, além de garantir boas risadas, mostra como a liderança vai bem além do status formal.

Percebemos isso em momentos que Jake Peralta, um dos detetives do departamento, toma frente em algumas situações e acaba liderando diversas ações, mesmo havendo policiais de patente superior à dele, como o capitão Raymond Holt e o sargento Terry Jeffords.

Isso nos leva à reflexão sobre a Percepção de Liderança nas organizações ser muito mais condutora do trabalho do que a liderança formalizada de fato.

14 – Legion

Legion é uma série que retrata um dos universos da série dos quadrinhos X-Men.

Segue a vida do protagonista David, um mutante que tem poderes psíquicos extraordinários. E que, por ter estes poderes é encontrado por um grupo de sobreviventes mutantes, e ajudado por Melanie, a líder do grupo, a controlar seus poderes.

Mas nisso, percebemos que Melanie estava motivada por interesses e desafios pessoais para ajudar David, que ao desconfiar que ela estava escondendo algo, David descobre e se afasta dela.

O que líderes podem aprender é a não se mobilizarem por interesses próprios ao liderar sua equipe, pois gera desconfiança e conflitos. O líder deve se orientar por um propósito em comum com os colaboradores.

Desafios da liderança

O que você achou desta lista de séries que retratam os desafios da liderança?


Comente