Workshop personalizado: 5 motivos para fazer um e motivar os colaboradores

O recurso mais importante que uma empresa tem à sua disposição é o pessoal. Por isso, é cada vez mais frequente e decisivo para o êxito do empreendimento o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, o que pode ser feito por meio de um curso, ou treinamento, palestra e workshop personalizado.

Atualmente, não basta que a empresa apenas proporcione treinamento aos funcionários, de modo que estes executem funções predeterminadas com eficiência. É preciso ir além. A organização deve buscar desenvolver pessoas, visando prepará-las para enfrentar os desafios diários surgidos na execução de suas atividades. Isso pode ser feito por meio de workshops.

Como organizar um workshop personalizado

Para organizar um workshop, é preciso seguir alguns passos:

  • Definir o objetivo: estabelecer a finalidade do workshop é o primeiro passo a ser dado. Pode ser ensinar uma nova técnica e discuti-la, difundir informações gerais sobre determinado assunto, etc.
  • Preparar o conteúdo: é preciso organizar o material que será utilizado na reunião, para que seja possível o desenvolvimento das atividades.
  • Abrir espaço para perguntas e discussões: o que distingue, basicamente, um workshop de um simples treinamento de RH é o nível de aprofundamento e reflexão sobre o tema proposto. No workshop, este é bem mais aprofundado e os colaboradores podem participar ativamente.
  • Utilizar recursos tecnológicos: para enriquecer a exposição, vale lançar mão da tecnologia. Recursos audiovisuais são bem-vindos para manter a atenção dos participantes e facilitar a abordagem e compreensão do tema.

Agora que já vimos como prepará-lo, daremos cinco motivos para realizar um workshop personalizado e motivar os seus colaboradores. Confira!

Engajamento dos colaboradores

A qualificação e capacitação dos trabalhadores os torna mais satisfeitos e motivados com o trabalho, porque, além de aumentar a sua auto-estima, demonstra que a empresa os valoriza. Esse aumento no nível de satisfação contribui para um maior engajamento e comprometimento dos colaboradores na execução de suas atividades.

Aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos

O investimento em capacitação e desenvolvimento de pessoas traz muitos ganhos para a organização, sobretudo no que se refere ao incremento da qualidade dos produtos e serviços prestados. Profissionais mais bem preparados e qualificados contribuem para a elevação do nível de excelência da empresa.

Retenção de talentos

Os melhores profissionais não estão preocupados apenas em receber bons salários, mas desejam, também, trabalhar em um local que lhes proporcione experiências enriquecedoras e oportunidade de evoluir profissionalmente.

A realização de um workshop personalizado pela empresa contribui para a retenção de talentos, na medida em que permite ao colaborador não só aprimorar técnicas, mas obter conhecimentos amplos e aprofundados sobre os temas discutidos.

Aumento da produtividade

A elevação do nível técnico e informacional dos colaboradores reflete diretamente na sua produtividade. Trabalhadores motivados e capacitados para o desenvolvimento de suas funções as realizarão com muito mais eficiência e perfeição técnica, sendo, portanto, mais produtivos.

Elevação do conceito da empresa no mercado

O investimento no desenvolvimento de pessoas eleva o conceito da empresa no mercado, pois demonstra que a organização respeita e valoriza seus trabalhadores, além de preocupar-se com o constante aperfeiçoamento da qualidade dos produtos e serviços fornecidos. A qualificação profissional se mostra, assim, como importante diferencial competitivo.

Gostou de saber mais sobre sobre workshop personalizado? Quer aprender mais estratégias para motivar seus colaboradores? Então confira nosso post sobre como promover bem-estar no trabalho e otimize seu negócio!

Comente