voce-sabe-a-importancia-do-manual-de-boas-vindas-para-a-empresa.jpeg

Você sabe a importância do manual de boas vindas para a empresa?

Nenhuma empresa gosta de um alto nível de turnover. Contudo, nem todas se empenham para evitar esse problema.

Uma boa estratégia para melhorar esses e outros transtornos dentro da instituição é fazer um manual de boas vindas. Por quê? Receber bem um novo funcionário pode ser crucial para a efetividade dele.

Ficou interessado em saber como criar um bom manual de boas vindas? Continue acompanhando este post e confira!

A boa inserção faz a diferença

O processo de integração a um novo local de trabalho nunca é fácil. Por esse motivo, um manual de boas vindas é essencial nessa etapa. Ele fortalece e torna estável a relação funcionário/empresa.

Além de trazer informações sobre a organização, esse material pode fazer o novo colaborador se sentir bem acolhido, gerando nele uma sensação de bem-estar.

Estrutura do manual de boas vindas

Um manual deve abranger dados básicos sobre a instituição e apresentar, de forma concisa e clara, conceitos, regras, benefícios, etc. É imprescindível que toda informação relevante esteja na publicação. Alguns pontos importantes a serem abordados são, por exemplo:

1. Apresentação da ideologia

Toda organização possui uma identidade, isto é, missão, visão, valores, objetivos, metas e um público-alvo. Essas devem ser as primeiras informações contidas no manual.

A história da empresa também pode ser contada de forma breve nessa primeira parte.

2. Gráfico das divisões

Uma empresa, seja ela de pequeno ou de grande porte, possui divisões e departamentos. Um mapa com os diversos setores ajuda o novo integrante da equipe a se situar no ambiente de trabalho.

Nesse mapa, os principais responsáveis por cada área devem ser citados, ainda que somente os cargos ocupados por eles.

3. Regras de como se portar

Um dos assuntos que gera muitas dúvidas é a forma como os funcionários devem se comportar dentro da empresa. Portanto, um código de conduta deve estar no manual.

Contudo, esse código não deve permanecer apenas no papel. É preciso empenho dos funcionários e gestores para que ele seja colocado em prática no dia a dia da instituição.

4. Direitos e deveres

Os direitos e os benefícios dos colaboradores são partes importantes do manual, assim como seus deveres.

O funcionário que sabe quais as suas obrigações e qual lugar ocupa dentro da empresa pode sentir-se como parte integrante do todo e, assim, visualizar oportunidades futuras e trabalhar para conquistá-las.

5. Textos de incentivo

Mensagens motivadoras podem vir distribuídas no material, além de um texto assinado pelo principal representante da empresa enfatizando o quanto os colaboradores são parte fundamental da organização.

6. A arte do manual

A diagramação pode fazer toda a diferença no manual. Os textos devem ser bem escritos e não podem ser longos. Até o tipo de fonte influencia na leitura.

Imagens e fotos facilitam a fixação do conteúdo, por isso devem estar espalhadas por todo o manual.

Investimento no longo prazo

Uma publicação desse tipo é a porta de entrada para um novo contratado, e é normal que ele tenha inseguranças e necessite de um tempo de adaptação.

Porém, se tiver o apoio necessário e pessoas que o auxiliem, o novato terá muito mais chances de desenvolver bem o seu trabalho e criar um sentimento de lealdade com a organização.

Uma pessoa que se sente bem recebida fica mais segura e feliz, e a segurança e a felicidade são ótimos combustíveis para a produtividade.

Contudo, tenha em mente que um manual de boas vindas é apenas um item de um conjunto de ações que podem fazer a diferença. Elabore um plano de ações no qual algumas atividades poderão ser desenvolvidas para que a inserção do novo membro à equipe seja um sucesso.

Este post foi útil para você? Que tal assinar nossa newsletter e receber sempre novos conteúdos?

Comments (2)

    1. Que bom que gostou, Rosicléia! Ficamos muito felizes e gratos com o seu feedback!
      Nos colocamos a sua disposição para tratar de qualquer desafio que você venha a enfrentar na carreira e no trabalho.
      Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação