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Treinamento de funcionários: dicas para evitar que a crise prejudique sua empresa

A crise em que o Brasil se encontra já afetou todos os setores da economia. Alguns mais que outros, no entanto, todas as empresas foram influenciadas de alguma forma. E, por conseguinte, vários processos internos das empresas também, como o treinamento de funcionários.

Treinar e capacitar colaboradores é essencial para manter a qualidade e a produtividade. No entanto, a crise impõe limites à disponibilidade de recursos para essas atividades, e isso pode prejudicar ainda mais o potencial competitivo das empresas neste período adverso.

É importante não deixar o treinamento de pessoas de lado para a empresa não perder ainda mais com a crise. Pensando nisso, elaboramos este artigo com ideias e dicas do que as empresas podem fazer para manter a qualidade e efetividade de treinamentos internos.

As ideias estarão avaliadas com 1 a 5 estrelas em dois quesitos:

  • Economia;
  • Efetividade.

Prossiga com a leitura para escolher a melhor alternativa para sua empresa!

Convoque os próprios colaboradores para montar treinamentos

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É uma alternativa na qual sua empresa já conta com recursos para tal finalidade, só basta mobilizá-los corretamente.

Certamente seus funcionários mais antigos estão capacitados para executar suas funções. O que você precisa fazer é organizá-los para eles mesmos montarem alguma capacitação para suprir uma demanda interna.

Para isso, monte um grupo ou eleja um único funcionário para elaborar o treinamento. Dê alguma coisa em troca para os que o fizerem para recompensar pelo empenho. Por exemplo, ofereça benefícios diversos (culturais, plano de milhas), bonificações, tempo no banco de horas, um dia de folga, etc.

Fazendo isso, você também incentiva o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, como habilidades em apresentações, liderança, engajamento, etc.

Prospecte parcerias com empresas

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Sua empresa tem parceiros? Você pode tentar realizar uma troca de treinamentos com eles. Se não tem parceiros aptos para a troca, nada impede sua empresa de encontrá-los!

Certamente sua empresa tem alguma expertise, assim como seus parceiros também têm. Proponha para eles que ofertem um treinamento de funcionários na sua empresa, e que você oferte um para eles em contrapartida.

É uma excelente alternativa de baixíssimo custo que certamente irá contar com profissionais qualificados sobre determinado assunto no treinamento.

Busque por empresas que ofertam avaliações gratuitas de seus serviços

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Diversas empresas de consultoria e serviços podem ofertar avaliações gratuitas com o objetivo de mostrar seu potencial para possíveis clientes.

Algumas podem inclusive ofertar uma capacitação ou treinamento prático com muitas facilidades financeiras.

É uma alternativa contratual que exigirá recursos financeiros de sua parte. No entanto, sua empresa poderá obter um treinamento de igual ou superior qualidade comparado ao que geralmente contrata, economizando 50% ou mais do que geralmente investe!

A EIDEA, por exemplo, é uma das consultorias que realiza avaliações gratuitas para empresas, inclusive treinamentos práticos-vivenciais e capacitações. Se quiser saber mais, mande uma mensagem para a gente.

Procure por novas empresas no mercado que ofertam treinamento de funcionários

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Empresas novas no mercado vendem seus serviços a um valor bem mais em conta que outras que já estão há mais tempo no mercado.

Existem muitas empresas com enorme potencial e qualidade, bem como também existem aquelas que deixam muito a desejar, como em qualquer área profissional. Você só tem que escolher a empresa certa.

Apesar de estarmos passando por uma crise, muitas pessoas estão empreendendo novos negócios, e com a concorrência alta (também como efeito da crise), estão se empenhando muito para oferecer o melhor custo benefício para seus clientes.

Uma excelente opção para cortar custos com treinamentos é buscar por empresas novas. Mas antes de contratar alguma dessas empresas que ofertam treinamento de funcionários, certifique-se que ela realmente tem know-how sobre o tema. Uma boa forma de descobrir isto é certificar que a empresa publica conteúdos de qualidade on-line, através de blogs e e-books. Pelos conhecimentos que a empresa posta na web, você conseguirá avaliar se ela realmente prima por qualidade em seus serviços.

A EIDEA é uma dessas empresas novas. Coloco novamente aqui o link para entrar em contato com a gente.

Conheça plataformas on-line de educação à distância

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Outra opção que não envolverá gasto algum para empresas, é buscar por plataformas on-line de educação à distância que ofertam cursos gratuitos. Será uma alternativa ao treinamento de funcionários, pois não há capacitação prática, mas os conhecimentos aprendidos podem ser valiosos.

Sua empresa pode buscar por estes cursos no iPED, Veduca, eduK, e – se os colaboradores falam inglês – o edX.

Os pontos positivos, como exposto acima, é que não envolverá custo algum e existe uma grande diversidade de cursos. Alguns inclusive com alta especialidade.

Por outro lado, não são capacitações personalizáveis à demanda da sua empresa. Portanto, parte do conteúdo pode não ser útil e provocar desmotivação nos colaboradores.

 

Enfim, seja qual for o caminho que sua empresa escolher para economizar com o treinamento de funcionários na crise, é importante sempre garantir que quem oferta tenha expertise no assunto! Se você achou este artigo útil, conheça outros conteúdos do nosso blog e assine nossa newsletter para mais dicas como esta.

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