proposito

Você trabalha com propósito?

A palavra “propósito” tem tido cada vez mais destaque nos temas relativos a trabalho e empreendedorismo. As pessoas estão tendendo a sair de empregos que representam uma mera forma de sustento e buscando oportunidades nas quais seja possível ter um objetivo maior. Isso representa uma evolução no significado do trabalho, uma mudança na forma de pensar o lugar que o trabalho ocupa nas nossas vidas. Nós da EIDEA, empresa que integra e apoia este movimento, trazemos hoje este artigo para convidar você a refletir sobre a pergunta no título: você trabalha com propósito?

O que é trabalhar com propósito?

Nós estamos atingindo um ponto na história da humanidade em que trabalhar apenas pelo retorno financeiro não é mais suficiente. As pessoas precisam de algo que vá além disso, precisam sentir que estão caminhando em direção a algum lugar.

Isso não quer dizer que você não vá sentir cansaço, desânimo, vontade de desistir, sobrecarga e todos os outros sintomas que, embora desagradáveis, inevitavelmente estarão presentes em algum momento da sua jornada. Como qualquer outra coisa no mundo, trabalhar com propósito também tem suas dores e delícias.

Saber reconhecer o propósito relacionado ao seu trabalho faz com que você se sinta útil e enxergue valor naquilo que você faz, além de aumentar a satisfação no trabalho.

Como desenvolver senso de propósito nos colaboradores?

É muito comum ouvir histórias de pessoas que largaram seus trabalhos exaustivos e pouco valorizados em grandes empresas, finalmente decidindo ir em busca do seu propósito, e assim iniciaram seu próprio negócio. Essas histórias normalmente são muito inspiradoras, porém nem todo mundo tem os recursos necessários (financeiros e emocionais) para fazer este tipo de mudança.

No entanto, essa não é a única forma de encontrar propósito. É possível desenvolver esse senso também em colaboradores que trabalham em organizações, garantindo maior satisfação e motivação para eles e, por consequência, mais produtividade.

O primeiro passo para isso é já começar logo na seleção do seu time. Saiba identificar quais são os candidatos mais alinhados com os valores e propostas da sua empresa, para garantir que eles se mantenham motivados e engajados.

Além disso, é importante também deixar claro o propósito da empresa e relembrá-lo constantemente aos colaboradores, além de ter atitudes e postura coerentes com a missão, visão e valores da empresa.

Assim, você estará mostrando a seus colaboradores que o trabalho deles importa e que eles são parte integrante da organização, contribuindo para o seu propósito. Além dos benefícios aqui já explicitados, este tipo de postura também favorece o endomarketing, aumentando a boa impressão que os funcionários terão da empresa, sua sensação de pertencimento e motivação.

E aí, você trabalha com propósito? Compartilhe sua resposta com a gente aqui nos comentários! E para receber mais conteúdos relacionados ao mundo do trabalho, assine nossa newsletter:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

* campos obrigatórios
 

Cadastrando-se você receberá semanalmente em seu e-mail conteúdos sobre o mundo do trabalho e muito mais!


  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Raíssa Dias
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação