saúde mental no trabalho

Como promover saúde mental no trabalho?

Poucas pessoas sabem que existe uma área da Psicologia voltada exclusivamente para pesquisas no campo da Saúde Mental e Trabalho. É uma área de extrema importância porque, segundo diversas pesquisas – como, por exemplo, este estudo da Universidade de São Paulo (USP) -, a saúde mental é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

É comum, no mercado atual, quando perguntamos em alguma empresa quais medidas eles possuem para promover a qualidade de vida no trabalho, recebermos respostas como ginástica laboral, passes em academias, etc.

Partindo do princípio de que o ser humano é uma totalidade e os níveis racional, emocional e fisiológico estão sempre integrados, isso é ótimo! Investir em atividades físicas com certeza contribui, além do óbvio aumento do bem-estar físico, também para o bem-estar mental.

No entanto, o problema nessa situação é que existe uma supervalorização da promoção da saúde física em detrimento da saúde mental. Raramente vemos em empresas políticas que tenham como objetivo principal cuidar da saúde mental de seus colaboradores. O que é uma pena, pois um programa neste sentido pode contribuir para evitar vários dos transtornos que mais levam colaboradores ao afastamento, como depressão, ansiedade, síndrome de burnout e estresse agudo.

Como promover saúde mental no trabalho?

Vários programas podem ser inseridos no dia-a-dia da organização visando cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Uma forma de fazer isso é levando o atendimento psicológico até sua empresa por meio do plantão psicológico in company. Dessa forma, o trabalhador não precisa se deslocar para ter acesso ao acompanhamento psicológico, que vai ocorrer no próprio ambiente empresarial, durante a jornada.

Além disso, podem ser realizados grupos terapêuticos com frequência pré-determinada – mensal ou quinzenal, por exemplo -, no objetivo de fornecer um espaço em que os funcionários possam compartilhar suas dificuldades pessoais, e se sentirem compreendidos e acolhidos pelos outros. Os grupos podem ser feitos levando-se em consideração critérios profissionais (por setor ou por equipe), pessoais (grupo de mães, ou da terceira idade, por exemplo) ou pelo histórico (pessoas que já foram afastadas do trabalho ou que já enfrentaram transtornos mentais). Os grupos sempre devem ser conduzidos por profissionais qualificados, preferencialmente externos à empresa.

Outra possibilidade de promover saúde mental no trabalho é por meio de Intervenções terapêuticas alternativas como arteterapia, biblioterapia e cãoterapia, todos também in company. Essas intervenções contribuem para a melhoria das relações interpessoais e trabalho em equipe.

Quais os benefícios dessas ações?

Além dos benefícios inerentes a cada uma dessas práticas, como redução da ansiedade e do estresse, promoção de autoconhecimento, aumento da produtividade e da motivação, o trabalhador vai ver que a empresa o valoriza e se importa com suas questões pessoais, o que traz benefícios até mesmo para o endomarketing.

Ademais, em termos financeiros, é muito mais vantajoso para a empresa investir em qualidade de vida no trabalho do que ter gastos com afastamentos, demissões e contratações. Segue um infográfico elaborado pela EIDEA que demonstra, em números, os resultados deste tipo de investimento:

 

Com o infográfico Efeitos dos Investimentos em Qualidade de Vida no Trabalho, veja os resultados

em números desses investimentos! Clique aqui para baixar o infográfico gratuitamente!

 

Ao promover saúde mental no trabalho, você estará investindo na qualidade dos produtos e serviços da sua empresa, por consequência aumentando a satisfação dos seus clientes e sua lucratividade!

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais! Para receber mais conteúdos como este e aumentar a produtividade dos seus funcionários, assine nossa newsletter:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

* campos obrigatórios
 

Cadastrando-se você receberá semanalmente em seu e-mail conteúdos sobre saúde ocupacional, produtividade, motivação e muito mais!


  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Raíssa Dias
EIDEA Consultoria & Psicologia

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação