Instituições de ensino saúde mental

A importância de se prezar pela saúde mental em instituições de ensino

O cuidado com a saúde mental tem sido cada vez mais evidenciado nos últimos tempos. No entanto, ainda é um tabu e, por isso, muitos vezes negligenciado em detrimento da saúde física. Em se tratando de instituições de ensino, isso não é diferente. Escolas se preocupam em fornecer aulas de educação física, pois reconhecem a importância de praticar esportes para a saúde, mas não possuem nenhuma disciplina voltada para a saúde mental, e muitas vezes nem mesmo integram um(a) psicólogo(a) em seu quadro de profissionais.

A instituição de ensino, quer estejamos tratando do ensino fundamental e médio nas escolas, ou de universidades e cursos de pós-graduação, é uma das maiores responsáveis pelos sintomas de estresse e ansiedade gerados nos alunos, além de ser o local em que estes passam boa parte do seu dia. Por estes motivos, instituições de ensino devem prezar pela saúde mental dos alunos, e fornecer o suporte necessário de profissionais qualificados.

Recentemente, acompanhamos pela mídia os casos de suicídio e tentativas de suicídio por universitários. Paralelamente, discussões que viralizaram na internet, como a polêmica do jogo Baleia Azul e a série da Netflix 13 Reasons Why evidenciaram como crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade muitas vezes não sabem como pedir ajuda de familiares e/ou educadores, podendo se tornar alvos fáceis de bullying e chegar a medidas extremas, ou até mesmo se deixarem consumir pela pressão e sobrecarga provenientes do ambiente acadêmico, desenvolvendo transtornos mentais mais profundos, como a depressão.

A EIDEA Consultoria & Psicologia é uma empresa com foco na promoção de bem-estar e saúde mental, e presta consultoria para os seguimentos de negócios, saúde e educação. Tendo em vista o grande apelo que este cenário vem gerando, a EIDEA elaborou o e-book Métodos para Promover Saúde Mental em Universidades, que enumera 8 métodos eficazes para promover saúde mental em Instituições de Ensino Superior.

Para baixar o e-book, clique aqui!

Saúde Mental Ampliada nas Instituições de Ensino

As medidas para promover bem-estar e saúde mental em instituições de ensino não devem ser voltadas unicamente para os alunos, mas precisam levar em consideração também os professores e demais funcionários da organização. Dessa forma, estarão demonstrando se preocupar com seus colaboradores, e oferecendo condições para qualidade de vida no trabalho.

Qualquer tipo de organização só pode ter ganhos e benefícios ao investir no bem-estar e na qualidade de vida daqueles que fazem parte da sua comunidade. Se você deseja saber mais como a sua instituição de ensino pode promover saúde mental, entre em contato com a EIDEA e fale com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação