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Reduzir o turnover na empresa: aprenda as 5 melhores maneiras

O alto índice de turnover costuma ser um dos pesadelos das empresas, em especial, dos departamentos de RH, pois além do alto custo, demanda tempo com recrutamento, seleção e treinamento. Perder mão de obra é sempre um prejuízo para as organizações, principalmente quando se perde colaboradores qualificados. A boa notícia é que é possível reduzir o turnover na sua empresa a partir de algumas práticas e da identificação dos principais motivos da rotatividade.

Geralmente, o alto índice de desligamento está ligado à motivação dos colaboradores e ao relacionamento no ambiente de trabalho. Pesquisas feitas em algumas organizações indicam que um dos principais motivos para o pedido de demissão de um funcionário é relacionamento direto com seus superiores, ou seja, o colaborador se demite do chefe e não da empresa.

Outros motivos apontados para a alta taxa de turnover são: ausência de e/ou poucos benefícios e incentivos, baixos salários e não adaptação à cultura da empresa.

Embora seja comum ter rotatividade na empresa, existem algumas maneiras de reduzir o turnover e oferecer um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores. Selecionamos cinco maneiras para você aplicar desde já na sua empresa:

1 – Entrevista de desligamento

O primeiro passo para reduzir o turnover é identificar os principais motivos que levam os funcionários a trocarem de emprego. Uma forma eficaz para encontrar esses motivos são as entrevistas de desligamento, que devem ser feitas pelo profissional de RH e não pelo superior direto, a fim de identificar os reais motivos da demissão.

2 – Adequação de salários e benefícios

Faça uma pesquisa e descubra se os salários e benefícios oferecidos por outras empresas estão de acordo com o que a sua empresa oferece. Avalie a possibilidade de aumentar os valores e faça uma pesquisa entre os funcionários para saber que tipo de benefícios eles gostariam de receber. Crie um plano de remuneração (salário + benefícios + incentivos) que seja um diferencial em relação às outras empresas.

3 – Colaborador participativo

O colaborador gosta de sentir que faz parte da empresa. Insira as pessoas no planejamento estratégico da empresa, comunique os objetivos e metas da companhia e permita que os funcionários participem ativamente dos projetos em que estão inseridos. Desenvolva programas de reconhecimento de ideias, por exemplo.

4 – Ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho agradável também é essencial para manter o funcionário na empresa. O colaborador precisa se sentir bem e satisfeito onde está. Crie ambientes confortáveis, ofereça áreas de descanso e convivência. Tenha programas de ginástica laboral e de acompanhamento da saúde dos funcionários. Ofereça qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores.

5 – Relacionamentos saudáveis

Como vimos no início desse artigo, muitas vezes o colaborador se demite de seu chefe, líder ou até mesmo dos colegas, e não necessariamente da empresa. Avaliações 360 são uma forma de mensurar como está o relacionamento entre superiores e subordinados. Além disso, desenvolva campanhas de incentivo a um relacionamento saudável e agradável entre todos os colaboradores.

Essas são algumas maneiras de reduzir o turnover, melhorar o ambiente de trabalho e ainda atrair os melhores talentos para a sua empresa.

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