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Qual a importância do desempenho e como medir nos funcionários?

Ao longo dos últimos anos, a liderança evoluiu bastante. A figura do chefe que passa a maior parte do tempo sentado na mesa dando ordens vem sendo, aos poucos, substituída pelos líderes de equipe.

A diferença entre eles é clara: enquanto o chefe pressiona pelo cumprimento dos objetivos, o líder participa do dia a dia da equipe, atuando como consultor e colaborando no estabelecimento de estratégias adequadas para se cumprir as metas.

Com essa mudança de postura, o desempenho dos funcionários tem estado cada vez mais no foco dos gestores. Como extrair o melhor da sua equipe? E mais: como avaliar e medir a entrega de cada um dos membros do time?

É isso que você vai descobrir neste post. Acompanhe:

O que é desempenho?

O desempenho funcional pode ser definido como o conjunto de condutas realizadas pelo funcionário para cumprir seus objetivos, somado à sua postura como profissional.

Um bom desempenho pode ser calcado em 3 pilares:

Eficiência

É a forma como o trabalho é conduzido na busca pelo resultado. O funcionário eficiente é aquele que emprega métodos adequados para chegar ao objetivo. Se você tem, na sua equipe, um colaborador que consegue fazer mais com menos, ele pode ser considerado eficiente.

Eficácia

Trata-se do cumprimento ou não da meta. Em geral, as metas são traçadas de forma numérica. Se este número é alcançado, o trabalho foi eficaz.

Efetividade

É a capacidade de transformação do trabalho realizado pelo funcionário em relação ao ambiente organizacional. Se ele foi eficiente e eficaz, a efetividade ocorrerá naturalmente.

Qual é a melhor forma de medir o desempenho da equipe?

Há muita divergência entre os especialistas quando o assunto é avaliação de desempenho. Muitos defendem que os métodos tradicionais para avaliar funcionários, como o método 360°, já não têm a mesma eficácia.

De forma prática, o melhor parâmetro para avaliar o desempenho e a produtividade de qualquer membro da equipe é utilizar as metas individuais. Cada colaborador deve ter objetivos únicos a serem conquistados, sempre tendo como balizador o planejamento estratégico da organização.

Vale lembrar que as metas devem ser factíveis e desafiadoras. Isso significa que você deve traçar metas que possam ser alcançadas com muito trabalho. Metas fáceis demais, ou impossíveis de serem cumpridas, geram desmotivação.

Além da análise numérica, cabe ao gestor uma avaliação qualitativa do trabalho que levou ao atingimento do objetivo, aferindo de que forma o funcionário alcançou o resultado e o que pode ser melhorado.

Como melhorar o desempenho do seu time?

A melhor forma de manter seu colaboradores motivados é por meio da liderança participativa e incentivadora. Um bom líder é aquele que não apenas influencia sua equipe a buscar resultados, mas está sempre presente para atuar quando for necessário.

Portanto, feedbacks constantes, solução de dúvidas e orientações devem estar no seu horizonte para que o desempenho da sua equipe seja sempre adequado às suas expectativas.

O desempenho do seu time não está apenas nas suas mãos, mas você tem um papel fundamental para que os resultados apareçam. Portanto, não deixe de atuar junto a cada um dos seus funcionários. Se você quiser saber mais sobre este e outros temas relacionados, curta a nossa página no Facebook!

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