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Quais são as tendências e novas técnicas da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas está passando por constantes transformações. A área de Recursos Humanos entende, cada vez mais, que o maior capital de uma empresa são seus funcionários. Por isso, há uma preocupação maior em trabalhar o engajamento e bem-estar das pessoas dentro da empresa. 

Conheça algumas das principais tendências do setor: 

Uso da tecnologia na área de Recursos Humanos  

As ferramentas atuais modificaram os processos de seleção e gestão de talentos de uma empresa. Muitas vezes, as mídias sociais e sites de busca de emprego fazem a diferença no momento da contratação; seja para filtrar candidatos ou checar se o profissional tem um perfil de comportamento que vai se encaixar com a cultura organizacional.

Além disso, existem ferramentas que ajudam na análise de dados e nas avaliações de desempenho. O People Analytics, por exemplo, permite conhecer o impacto que mudanças podem trazer para o profissional (como uma mudança de horário), potencializando o trabalho do gestor. 

Flexibilidade no trabalho 

O home office tem se tornado uma prática comum dentro das empresas. Ele oferece vantagens para a empresa, como, por exemplo, dispensar a necessidade de oferecer postos de trabalho físicos — com mesa, computador etc. A maior vantagem, entretanto, está em proporcionar uma situação mais cômoda ao funcionário, o que impacta na satisfação pessoal. 

Dar liberdade para o profissional trabalhar no horário e do local que lhe for mais conveniente também o livra de enfrentar trânsito, deslocamento e situações de stress, dando espaço para a disposição e a produtividade.

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Job Rotation

Job Rotation permite que um profissional se movimente em várias funções dentro da empresa, tendo experiências múltiplas e uma visão de todo o processo. Diferentemente de uma promoção, é um caminhar lateral entre diversos cargos. O Job Rotation ajuda a entender o funcionamento de diferentes áreas. 

Employer Branding

Branding é um termo usado no marketing e se refere ao esforço de gerar valor para uma marca. O Employer Branding tem um conceito parecido, mas aplicado à gestão de pessoas. Trata-se de valorizar as vagas da empresa, gerando maior engajamento. É a reputação de uma empresa como empregadora.

É importante lembrar que essa reputação é muito importante na hora de atrair os melhores talentos. Empresas que conhecidamente têm um bom Employer Branding também saem na frente na hora de reter funcionários. Os resultados podem ser vistos na qualidade do trabalho e no alcance de metas.

Foco na gestão de pessoas 

preocupação com o bem-estar, saúde e satisfação do profissional é uma tendência cada vez maior em diversos setores. Com a oferta rápida de vagas, é importante trabalhar a retenção dos profissionais, evitando problemas e gastos com processos de seleção. Os gestores também sabem que funcionários felizes produzem melhor. 

Programas voltados para esse objetivo estão cada vez mais presentes nas empresas. A psicologia é uma ferramenta poderosa para resultados nesse sentido, com a aplicação de diversas práticas que promovem a saúde mental do funcionário. 

Entendendo melhor as novas tendências de gestão de pessoas, fica muito mais fácil conversar com o CEO da empresa e alinhar o departamento de Recursos Humanos com essas ideias, certo? Alguma dessas práticas já acontece no seu local de trabalho? Deixe um comentário contando a sua experiência ou impressão sobre o assunto! 

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