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Quais as vantagens do empreendedorismo corporativo para as empresas

Já se foi a época em que as empresas se preocupavam em definir funções e limitar a atuação de seus funcionários. Atualmente, uma empresa com uma visão aberta e focada no crescimento prefere investir no empreendedorismo corporativo.

Confira aqui as características de um empreendedor corporativo, qual sua importância para as empresas e como implementar esse conceito!

Significado de empreendedor corporativo

Em última análise, é um funcionário que age na empresa como se fosse responsável por ela e está sempre interessado no crescimento de todos, independentemente do cargo que ocupa dentro da organização.

Entende que só é possível crescer se toda a organização tiver sucesso. Por isso, se sente realmente parte da empresa e vai sempre além das suas funções corriqueiras.

Principais características de um empreendedor corporativo

Pró-atividade

A tomada rápida de decisão, sem a necessidade de interferência da chefia a todo momento, desde que o colaborador possua conhecimentos necessários para isso, é uma qualidade admirável. Ser pró-ativo é uma das qualidades mais importantes do empreendedor corporativo.

Capacidade de Inovar

Inovar não quer dizer inventar a roda a todo instante, mas reconhecer padrões diários que podem receber pequenas modificações para otimizar processos sem comprometer a qualidade e o resultado.

Criatividade

Nem sempre é possível estabelecer um processo criativo quando se trata de rotinas, mas é necessário criar algo que traga melhores resultados para todos. Esse é o pensamento do empreendedor corporativo. Se uma determinada atitude ajuda a ser melhor, porque seguir fazendo o que sempre foi feito, mas que gera um desgaste muito maior?

Reconhecimento de prioridades

Em certas ocasiões, não há alguém para decidir para que lado seguir, e não reconhecer uma prioridade poderá comprometer o resultado mais adiante. Um empreendedor corporativo já terá uma resposta sobre o que é mais importante para aquele momento. Isso porque prestou atenção, se questionou ou analisou situações anteriores.

Vontade de aprender e crescer

As pessoas com mais dificuldades de se relacionar são aquelas que pensam que sabem tudo e não precisam aprender mais nada. Um empreendedor corporativo se distingue por sua sede de conhecimento ao perguntar para quem já passou por situação semelhante ou possui conhecimento para ensinar.

Curiosidade e ousadia

Para poder criar algo, ser curioso e ousado são requisitos básicos. Não se trata de não reconhecer a hierarquia da empresa ou de passar por cima das ordens dos superiores, mas de se atentar às possibilidades de crescimento individual e coletivo.

Isso significa levar ideias que possam acrescentar no crescimento da empresa, seja na melhoria dos processos, seja na possibilidade de lucrar mais.

Comunicação e liderança

Tem facilidade para se comunicar, consegue dar ordens sem parecer arrogante e é citado como exemplo por outros colaboradores? Pode ter certeza de que estamos falando de um empreendedor corporativo!

Implementação do empreendedorismo corporativo na empresa

Não funciona como uma fórmula de bolo e nem é tão simples como seguir regras. É preciso iniciar com uma maior abertura para os colaboradores exporem suas ideias, e isso pode ser feito por meio de incentivos internos.

Não há necessidade de utilizar prêmios e promoções como forma de fomento, mas fazer com que o colaborador se sinta importante ao ver seus projetos receberem os devidos créditos.

Vantagens do empreendedorismo corporativo para as empresas

Estimular o empreendedorismo corporativo significa, além de maior comprometimento dos funcionários em relação às metas da empresa, a garantia de engajamento e visão sistêmica.

Colaboração direta de quem vive o dia a dia do chão de fábrica

Quem melhor do que o colaborador que tem contato direto com os processos para entender e reconhecer as melhorias que podem ser realizadas? A empresa só tem a ganhar se promover e incentivar o empreendedorismo corporativo.

Imagine uma empresa que contrata um analista para descobrir melhores formas de produzir mais, sem aumentar os custos da produção. Provavelmente, o retorno será pequeno, pois terá que modificar toda a linha de produção e, dificilmente, os resultados aparecerão na velocidade esperada.

Agora, ao promover o empreendedorismo corporativo e incentivar o surgimento de ideias dos colaboradores, a organização mostra a todos que eles são parte da empresa. Assim, como todos estão envolvidos, as respostas costumam ser muito mais rápidas.

Motivação e satisfação por parte dos colaboradores

Colaboradores que se sentem valorizados dentro da organização, costumam ser mais satisfeitos e motivados. É comum que empresas que promovem o empreendedorismo criativo cresçam em termos de captação de recursos, melhoria do ambiente de trabalho e lucratividade.

Esse processo se torna um ciclo virtuoso, pois, dessa forma, é possível um retorno maior ao colaborador se pensarmos em renumeração. Toda essa cadeia produtiva tornará a empresa um exemplo a ser seguido, seja pelos resultados, seja pela menor rotatividade de funcionários.

Redução de gastos e melhoria na relação custo-benefício

Se um projeto é criado pelo empreendedor corporativo e colabora na redução de gastos de material, pois foi identificado um problema de execução ou de análise, a empresa maximiza seus lucros e, consequentemente, consegue recompensar melhor seus colaboradores. Veja que isso vai servir como incentivo para a elaboração de mais projetos dos empreendedores corporativos no futuro, gerando benefícios a todos.

Com todas essas vantagens, não faz sentido uma empresa não dar abertura para o empreendedorismo corporativo, pois, pode ser esse o passo que está faltando para alavancar o crescimento da empresa com o menor custo e maior benefício.

Trazer o sentimento de responsabilidade para dentro da empresa é o primeiro passo para que as coisas aconteçam naturalmente. As ideias devem sempre ser colocadas à mesa, e, caso seja necessário refutar alguma, isso deve ser feito de forma amistosa, sem exagerar na negação e obstruir a criatividade do colaborador.

Promovendo o movimento empreendedor com ações cotidianas, lançando projetos que envolvam os funcionários, alguma proposta pertinente, com certeza, se destacará, ajudando na solução de problemas.

Esses são os principais elementos que permitem que o empreendedorismo corporativo seja implementado no mundo empresarial. O mais importante é acontecer uma aliança entre colaboradores, supervisores e diretores.

Se você percebe que sua empresa tem essa relação entre funcionários e diretores e promove o empreendedorismo corporativo, deixe um comentário no post e ajude a difundir essa ideia!

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