Graphic designers in a meeting at the office

Como a psicologia pode ajudar no empreendedorismo bem sucedido?

O empreendedorismo está cada vez mais em voga nos rumos profissionais da atualidade. Tentando acompanhar este movimento, cursos voltados para este fim estão bombando na internet. Coaches, mentores e guias de carreira são profissionais cada vez mais presentes em número para ajudar essa mágica a acontecer. Em um mar de possibilidades, consultorias, cases de sucesso e receitas de bolo que, se não forem administradas com cuidado, podem acabar te desorientando mais do que orientando, como saber o que fazer? Pois saiba que a psicologia pode te ajudar!

Antes de tudo, é importante entender como chegamos até aqui. Muitos acreditam que a principal causa do crescimento exponencial do empreendedorismo se deve à crise econômica pela qual o Brasil vem passando. Embora, obviamente, não possamos ignorar este fato – uma vez que muitas pessoas que perderam seus empregos formais não viram outra saída a não ser criar seu próprio negócio do zero –, não estou inteiramente convencida de que esta seja a causa principal, tendo em vista que é possível reconhecer um aumento significativo de buscas no Google por auxílio na hora de empreender (como ferramentas e cursos) desde 2011, 2013… ou seja, antes do estouro da crise.

Uma breve consulta ao Google Trends revela como a busca pelo termo de pesquisa “como empreender” cresceu ao longo do tempo no Brasil. Veja abaixo: 

Eu acredito que o aumento do empreendedorismo tem a ver principalmente com uma mudança de mentalidade que vem tomando forma nos últimos anos. As pessoas mudaram a forma como pensam a respeito do trabalho, e compreenderam que não precisam mais se submeter a empregos tradicionais que não tenham espaço para auto-realização, e que é possível viver fazendo aquilo que amam. É por isso que as empresas também estão cada vez mais investindo em bem-estar e qualidade de vida no trabalho, bem como se preocupando com a satisfação de seus funcionários. Pois já perceberam este movimento, e hoje precisam constantemente desenvolver formas inovadoras de reter seus talentos.

É nesse cenário que a psicologia entra como um importante ponto de auxílio. Para empreender de forma bem sucedida é preciso, antes de qualquer coisa, possuir um nível ampliado de autoconhecimento. Só assim é possível identificar o que eu quero fazer, como eu quero fazer, o modo como esse empreendimento se adapta à minha visão de mundo e, principalmente, realizar essa mudança de forma sustentável.

O que é a mudança sustentável? É a mudança autoconsciente, gerada por meio de constante reflexão, identificando e aceitando suas limitações, e integrando todos os níveis da sua vida – pessoal, profissional e social – de modo a não prejudicar seu bem-estar e sua saúde integral. As mudanças realizadas de forma sustentável têm mais chance de serem consistentes e duradouras – o que não quer dizer que sejam estáticas.

As teorias psicológicas, aplicadas ao empreendedorismo, são uma ferramenta facilitadora e promotora de autoconhecimento, que têm papel importantíssimo no processo de trazer à tona crenças e comportamentos limitantes normalmente presentes na jornada empreendedora, e possibilitar sua compreensão e desconstrução.

Reconhecendo a importância desse processo na jornada empreendedora, a EIDEA desenvolveu o Workshop A Psicologia do Empreendedorismo, que vai se utilizar de quatro abordagens psicológicas para auxiliar empreendedores/as e aspirantes a identificar suas potencialidades, limitações, exigências internas e crenças disfuncionais, e utilizar este conhecimento a seu favor. Para saber mais sobre o workshop, clique aqui.

Ter a psicologia como parceira na jornada empreendedora é criar um negócio com significado, aplicando sua própria visão de mundo e formas autênticas de se expressar transmitindo sua mensagem!

Quer conhecer melhor como a psicologia pode auxiliar seu negócio? Custa nossa página do facebook e assine a newsletter da EIDEA para ficar por dentro dos nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação