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Por que as empresas devem ajudar nas questões pessoais dos funcionários?

Estamos vivendo uma era de mudança no que diz respeito à forma de se encarar o trabalho. Viemos saindo de um modelo empresarial rígido, no qual líder era sinônimo de opressão, e as organizações apresentavam horários e critérios excessivamente rigorosos, de modo que qualquer falha cometida aterrorizava os trabalhadores, pois poderia significar uma demissão. E expressar problemas e questões pessoais, nem pensar!

As organizações contemporâneas e seus relacionamentos com os funcionários

Atualmente, as empresas estão mais flexíveis, tanto em relação a horários quanto na forma de considerar seus funcionários. Os líderes hoje são chamados “servidores”, por estarem sempre atentos às necessidades de seus colaboradores.

Desta forma, o modelo empresarial atual vem tentando conciliar aspectos profissionais e pessoais, trazendo para dentro da organização medidas que possam auxiliar na qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores. Várias empresas já estão investindo em qualidade de vida no trabalho, por meio de iniciativas como a cão-visitação, plantão psicológico, arteterapia e arquitetura comportamental, dentre outras, todas estas realizadas pela EIDEA Consultoria e Psicologia.

Está caindo por terra o paradigma de que vida pessoal e profissional precisam ser mantidas separadas, pois os líderes vêm percebendo que isto não é possível, uma vez que o ser humano é uma totalidade de tudo que concerne esses aspectos.

Assim sendo, é necessário que as empresas estejam sensíveis e abertas às necessidades de seu funcionário, oferecendo ajuda e fornecendo meios para que ele possa ser ajudado. Uma pessoa que estiver passando por dificuldades pessoais pode acabar refletindo isso em seu trabalho, pois sua atenção estará dividida, e seu desempenho alterado.

Como as organizações, atualmente, estão se preocupando em reter talentos, é preciso proporcionar ao colaborador um terreno fértil para que ele possa germinar. E isso pode ser alcançado por meio de intervenções no próprio ambiente de trabalho, estimulando o engajamento dos trabalhadores e motivando a equipe.

Como as empresas ganham auxiliando nas questões pessoais dos funcionários

 Segundo uma pesquisa feita pelo Hay Group, constatou-se que os funcionários que recebem suporte da empresa, na busca por esse equilíbrio, estão mais satisfeitos e apresentam maior confiança na organização. Isto torna possível afirmar que, para as empresas que querem ter sucesso, investir em qualidade de vida e bem-estar é essencial. E isso inclui estarem atentas às questões pessoais dos trabalhares como forma de cuidado.

Gostou deste conteúdo? Sua empresa fornece meios para você cuidar de suas questões pessoais? Conte nos comentários de que forma sua empresa investe em qualidade de vida e bem-estar.

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