pesquisa-de-clima-organizacional-por-que-contratar.jpeg

Pesquisa de clima organizacional: por que contratar?

Algumas empresas têm dificuldade para identificar quais pontos precisam ser melhorados para alcançar metas e objetivos. Uma organização com um alto índice de turnover, por exemplo, deve entender os motivos pelos quais os funcionários estão saindo da empresa.

E uma estratégia eficaz para identificar esses problemas é a pesquisa de clima organizacional. Com ela é possível entender os aspectos mais críticos que afetam o bom funcionamento da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post a seguir e tire suas dúvidas!

Analisar a situação é fundamental para a melhora

Uma universidade particular situada em uma cidade metropolitana, contratou os serviços de uma empresa especializada em pesquisa de clima organizacional depois de obter uma nota baixa na avaliação do MEC.

Após alguns dias de muitas entrevistas, inclusive com alunos de seus cursos, o relatório foi gerado. Através dele foram mapeados os pontos fortes e fracos da instituição. Algumas medidas foram tomadas, entre elas demissões e novas contratações de professores.

Algum tempo depois, em nova avaliação, o MEC constatou que aquela universidade havia melhorado consideravelmente, a ponto de obter uma nota maior do que a tradicionalmente primeira colocada entre as universidades particulares daquela região.

O exemplo acima é apenas um dos vários que podem ser citados para demonstrar as vantagens de se fazer uma pesquisa de clima organizacional.

Além de apontar questões que precisam de melhorias, o diagnóstico também mostra os pontos fortes, e isso permite potencializá-los.

É importante saber também qual o objetivo da investigação para que não se perca o foco.

A pesquisa de clima organizacional tem alguns benefícios

A pesquisa de clima organizacional pode ajudar ainda a reduzir o turnover e solucionar outros problemas, gerando resultados satisfatórios. Alguns deles são o aumento da motivação e da produtividade, maior engajamento no trabalho, melhora da saúde física e mental dos colaboradores, entre outros.

Contratar especialistas externos é uma boa ideia

Os problemas apontados por esse tipo de pesquisa podem passar despercebidos pelos gestores que estão ali todos os dias.

Por isso, a consultoria externa tem o papel de facilitar a comunicação. Falar com alguém de fora do convívio pode aumentar a confiabilidade dos funcionários, fazendo a empatia surgir naturalmente.

A sinceridade e a espontaneidade das informações também são cruciais para um bom resultado.  

A credibilidade da empresa contratada é parte do sucesso

Uma instituição séria fará a pesquisa respeitando todas as regras básicas para que o resultado seja eficiente. Devem considerados itens como  clareza das informações levadas aos funcionários e trazidas por eles, sigilo quanto à identidade dos entrevistados, foco da pesquisa na gestão de pessoas etc.

A pesquisa não é o ato final

Uma boa empresa sabe que o reconhecimento do trabalho e do esforço do funcionário é essencial para um bom relacionamento e um ótimo clima organizacional. E quando os problemas e pontos fracos estão evidentes para os gestores e colaboradores, o plano de ação se torna mais eficiente.

Agora você já sabe que a pesquisa de clima organizacional, se feita de forma coerente e imparcial, pode solucionar problemas e até prever crises dentro de uma empresa.

Uma instituição que visa o crescimento dentro do mercado não quer ver pessoas entrando e saindo o tempo inteiro de seu quadro de colaboradores, mas trabalha para que o pessoal trabalhe satisfeito e motivado.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Siga-nos no Facebook e LinkedIn e confira em primeira mão nossas novidades!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação