perfil e personalidade diferenças

Perfil e personalidade: como lidar com as diferenças em uma equipe?

Certamente, este é um desafio com o qual a maioria dos gestores e líderes lidam no cotidiano. Cada colaborador tem um perfil de trabalho e uma personalidade diferente, é óbvio, pois cada pessoa tem sua própria história e background, além das diferenças genéticas.

O que leva à questão: como líderes podem atuar de modo a considerar as diferenças individuais, para garantir os bons resultados, propiciar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e ainda cuidar da satisfação dos liderados?

Estas são perguntas às quais este artigo pretende responder, ou no mínimo levar um esclarecimento para lideranças e gestores, facilitando a resolução de desafios relacionados às diferenças de perfil e personalidade.

Continue a leitura deste artigo e veja as dicas da EIDEA para você!

Mapeie o perfil psicológico no recrutamento e seleção

Você sabia que testes psicológicos têm validade de 5 anos? Isso porque, baseado em evidências científicas, o perfil psicológico de qualquer pessoa mantém-se consistente por no mínimo 5 anos – podendo ser mais para algumas pessoas.

Com estes dados do perfil e da personalidade, coletados em testes psicológicos, gestores têm excelentes informações sobre as diferenças individuais de seus colaboradores. Assim podem elaborar os melhores planos para desenvolvimento pessoal, e delegar tarefas da melhor forma possível.

Crie vínculo com novos colaboradores no processo de integração

Imagine que você trabalha com três pessoas na sua equipe, e o seu líder costuma delegar tarefas para vocês fazerem em duplas. Para cada uma delas, ele estabelece duplas diferentes.

Com um dos seus três colegas, você tem resistência para se relacionar, por não confiar nele e por achar ele grosseiro. Por outro lado, com outro você adora trabalhar e até mesmo vê que os resultados ficam melhores.

Neste exemplo, com o primeiro colega não existe vínculo e com o segundo existe. Os vínculos entre as pessoas interferem no desempenho e na confiança. Na integração do novo colaborador, seja cordial, procure conhecer mais sobre a trajetória profissional dele, sobre seus interesses pessoais, e também fale sobre você com ele. Obviamente, não force demais a relação.

Mas, demonstrando esta abertura logo no início, você já começa a estabelecer um vínculo que potencializará a qualidade do relacionamento entre vocês, que facilitará a sua compreensão sobre o perfil e a personalidade dele – e também a dele sobre os seus.

Realize grupos cooperativos de desenvolvimento pessoal

Uma boa prática para compreender melhor sobre as aspirações e desafios dos colaboradores é realizar grupos cooperativos de desenvolvimento pessoal.

Nestes grupos com várias pessoas, um facilitador coordena a interação entre os colaboradores. O objetivo é que as pessoas contem sobre os desafios profissionais atuais e os colegas escutam e oferecem suporte uns aos outros. Encontrando, assim, soluções colaborativas para suas dificuldades.

É uma excelente forma de team building e de fomentar respeito mútuo entre os colaboradores, pois conhecem melhor sobre os colegas. E o líder passa a conhecer melhor sobre o que motiva cada um de seus colaboradores especificamente.

É recomendado que um(a) psicólogo(a) facilite os grupos periódicos de desenvolvimento pessoal.

Faça reuniões de feedback individuais periodicamente

Um líder de sucesso deve saber emitir um feedback com maestria. O comportamento do líder é retroativo para os liderados, ou seja, o desempenho da equipe está sempre condicionado à forma como o líder se relaciona com eles.

O feedback tem papel determinante neste processo pois é onde o colaborador toma consciência sobre o seu desempenho e o seu comportamento na organização. E não executá-lo é ser displicente com o desenvolvimento do colaborador e da organização.

É neste momento que o líder tem a oportunidade de mostrar ao colaborador que entende suas diferenças individuais e que está disposto a dar o suporte necessário para auxiliar o colaborador em seu desenvolvimento.

Seja um líder humanizado e escute os colaboradores

Outro ponto determinante para conseguir lidar com os diferentes perfis e personalidades é saber escutar os colaboradores. É uma escuta que proporciona ao líder conhecer não só o perfil, mas a essência do colaborador, e compreender a visão dele a respeito do trabalho.

Acessar o ponto de vista dos colaboradores é imprescindível para delegar, supervisionar e motivar da melhor forma possível, pois é ter empatia com os liderados, e assim é possível guiar a equipe com sucesso absoluto.

Garanta uma comunicação interna efetiva

Uma das principais ferramentas aliadas para lidar com os diferentes perfis e otimizar o trabalho em equipe é a comunicação.

É através da comunicação que o líder conhece o perfil e a personalidade no dia a dia. Então, mantendo uma comunicação assertiva e ágil com os colaboradores, fica mais fácil acertar qualquer desafio imposto pela diferença de perfis.

E mantendo um bom nível de transparência com seus colaboradores, eles irão confiar mais em você, e se sentirão seguros para tratar sobre qualquer desafio pessoal com que se depararem no trabalho.

Considerações finais sobre perfil e personalidade

Para finalizar, é preciso esclarecer alguns pontos fundamentais:

  • O conhecimento sobre o perfil dos colaboradores não esgota! Sempre haverá algo que você ainda não conhece. Então, sempre mantenha abertura para aprender mais sobre seus liderados;
  • Todo comportamento tem uma (ou várias) causas! Entender as motivações para os comportamentos e atitudes de seus liderados irá te ensinar muito sobre a personalidade deles.
  • Personalidade é diferente de humor! Humores instáveis prejudicam a viabilidade do líder de lidar bem com diferenças de personalidade. Ações de promoção da qualidade de vida no trabalho, são indicadas para estabilizar o humor.
  • Personalidade revela uma tendência, não um determinismo! Não caia no erro de acreditar que o perfil irá definir as atitudes da pessoa. As ações das pessoas não estão determinadas pela personalidade.

Estes são os conhecimentos fundamentais para líderes e gestores lidarem com as diferenças de perfil e personalidade de forma bem-sucedida! Gostou deste conteúdo? Então assine nossa Newsletter para receber semanalmente mais conteúdos com dicas da EIDEA! Basta preencher com seu nome e e-mail abaixo:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

* campos obrigatórios
 


    
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Marcos Faria  
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação