o-que-motiva-a-geracao-y-5-principais-desafios-de-gestao.jpeg

O que motiva a geração Y: 5 principais desafios de gestão!

Todas as gerações possuem características marcantes e não poderia ser diferente com a geração Y — a geração que está transformando o mercado de trabalho.

Muitas empresas têm enfrentado dificuldades para lidar com o comportamento desses novos colaboradores, principalmente devido à sua forma diferenciada de pensar e agir, que costuma gerar conflitos em uma cultura organizacional engessada. Sendo assim, é necessário que as empresas consigam se adaptar às mudanças que possam surgir com essa nova fase.

É importante conhecer os jovens da geração Y para saber como lidar com eles. Por isso, vamos apresentar a seguir suas principais características e algumas dicas para mantê-los motivados na sua empresa, garantindo um resultado satisfatório. Continue a leitura e confira!

1. Compreender como é a geração Y

A geração Y é composta por jovens nascidos após 1980. Esses jovens cresceram cercados por avanços tecnológicos e estão acostumados a mudanças rápidas e constantes.

Estão sempre em busca de novos desafios e são conhecidos por serem ambiciosos, inovadores, ousados e curiosos. Isso pode ser percebido no ambiente de trabalho, já que é comum não permanecerem muito tempo em um mesmo emprego, saindo em busca de novas oportunidades quando se sentem estagnados.

São jovens que se preocupam com sua saúde e bem-estar, buscando ter uma boa qualidade de vida a partir da conciliação do sucesso profissional com o pessoal.

Porém, essa também é uma geração conhecida por “tentar abraçar o mundo”. Esses jovens acostumados com o fácil acesso às inúmeras informações e possibilidades, tornaram-se por outro lado superficiais e indecisos. Querem saber um pouco sobre tudo e acabam não tendo conhecimentos aprofundados sobre nenhum assunto específico.

Outra característica marcante da geração Y é a dificuldade em receber críticas e ordens. Eles querem ser líderes, e por vezes, resistem em serem liderados. Sendo assim, é necessário tomar algumas atitudes estratégicas ao lidar com eles.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre o comportamento da geração Y, continue a leitura para entender como é possível manter esses funcionários motivados dentro da organização.

2. Ouvir o que eles têm a dizer

Dê espaço para que os seus funcionários digam o que pensam e mostre que suas opiniões e sugestões são muito importantes para a empresa. É essencial dar feedbacks sobre o posicionamento da organização diante das manifestações dos colaboradores, para que eles percebam que têm voz naquele ambiente.

Criar um ambiente em que todos se sintam à vontade pode ajudar nesse processo de comunicação. Isso pode ser feito por meio de áreas de convivência dentro e fora da empresa, como grupos de discussão e almoços relaxantes com a equipe, por exemplo.

3. Investir em desenvolvimento pessoal

A geração Y está sempre em busca de novos conhecimentos. Essa pode ser uma ótima oportunidade para realização de workshops, cursos e treinamentos. Tanto os funcionários quanto a empresa colherão frutos dessas atividades, uma vez que a qualificação do colaborador contribui ativamente para os resultados da organização.

4. Manter sua rotina desafiadora

Trabalhe com metas claras, bem definidas e possíveis. Ofereça benefícios diversos, não se restringindo somente ao bônus salarial. Um jovem da geração Y vai trabalhar duro para receber prêmios, como viagens e passeios.

Mostre, também, que a empresa oferece um caminho repleto de oportunidades para o seu time. É importante que um jovem dessa geração saiba que tem possibilidades de crescimento no local onde trabalha.

5. Reconhecer seus esforços

Esses jovens são movidos pelo reconhecimento rápido e constante. Faça elogios sempre que possível e ofereça premiações quando o profissional merecer destaque por seu desempenho. Isso vai fazer com que ele se sinta realizado, tenha orgulho de seu trabalho e se esforce para continuar assim.

Cada geração apresenta suas especificidades. É importante saber como lidar com cada uma delas, oferecendo aquilo que buscam como fator de motivação.

Ao manter funcionários da geração Y envolvidos e empenhados, a organização será capaz de reter bons talentos. Com isso, certamente os resultados serão tão bons para a empresa quanto para os seus colaboradores.

E para aprender mais sobre motivação profissional, siga nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação