o-que-e-lideranca-servidora-conheca-as-suas-vantagens.jpeg

O que é liderança servidora? Conheça as suas vantagens!

Até pouco tempo atrás, os cargos mais altos das organizações eram ocupados por chefes: profissionais que decidiam, ordenavam e cobravam a execução de tarefas que seriam realizadas por seus subordinados. Atualmente, a situação é completamente diferente. Espera-se que os gestores sejam capazes de praticar a liderança servidora.

Você já conhece esse conceito? Sabe quais são as vantagens de aplicá-lo em uma organização? Então precisa ler este post. Nele, nós vamos explicar como essa forma de liderar é capaz de construir times vencedores, gerar alta performance e excelentes resultados.

O que é liderança servidora?

É um conceito baseado na ideia de que o verdadeiro papel do líder é servir não só a organização e seus clientes, mas também os seus colaboradores.

Nesse papel, ele vai auxiliar sua equipe, apoiá-la, motivá-la e inspirá-la a alcançar os objetivos estabelecidos não só para a companhia, mas também para sua realização pessoal.

A ideia principal é que ele compreenda as reais necessidades dos colaboradores e conduza a equipe para que cada um possa desenvolver seus talentos. Dessa forma, eles poderão utilizar plenamente seu potencial e atingir a alta performance.

Qual é o perfil do líder servidor?

Em sua rotina, o líder servidor tem atitudes diferenciadas do gestor tradicional. Elas revelam que ele adota e pratica um conjunto de princípios que o tornam um referencial pessoal e profissional para sua equipe, conquistando seguidores fieis.

A lista de características e habilidades de um líder servidor é extensa, mas vamos destacar algumas delas neste post:  

  • Valorização do ser humano: ele pensa no indivíduo, e não apenas em seu desempenho profissional. Toma iniciativas que ajudam a promover o bem-estar e qualidade de vida de cada colaborador, ajudando a solucionar problemas e dificuldades pessoais.

  • Fomento à participação: o líder servidor entende que não sabe tudo e que a equipe tem muito a ganhar quando as ideias e opiniões dos colaboradores são ouvidas. Respeita e promove a aceitação de diferenças, constrói relações de confiança e uma cultura colaborativa.

  • Liderança pela persuasão: não se contenta em ser simplesmente obedecido. Utiliza seu poder de comunicação para levar sua equipe a enxergar a situação sob diversos ângulos até encontrarem juntos a melhor solução.

  • Desenvolvimento da equipe: entende que, se os resultados não são os esperados, a melhor alternativa não é a punição. É preciso investir no treinamento e capacitação dos colaboradores, para que eles adquiram as competências necessárias para alcançar os objetivos propostos.

  • Encorajamento e apoio: o líder entende que a delegação é uma importante ferramenta de aprendizado para sua equipe. Porém, ele está ali para oferecer todo o suporte, encorajamento e apoio necessários para que o time alcance os resultados desejados.

Quais os benefícios da liderança servidora?

Dentro de uma organização, a liderança servidora traz muitas vantagens e benefícios. Conheça algumas delas:

  • Humaniza o ambiente de trabalho: os colaboradores se sentem aceitos e respeitados, conscientes de que são vistos como mais que meras engrenagens no processo produtivo.

  • Produz engajamento: quando valorizados, os colaboradores se sentem motivados a permanecer na empresa, pois entendem que aquele é o melhor ambiente para se desenvolver profissionalmente. Dessa forma, ocorre uma redução no absenteísmo e retenção do capital humano.

  • Promove o crescimento: o sistema de cooperação é mútuo e contínuo. As pessoas agregam conhecimentos e compartilham ideias, contribuindo para o desenvolvimento umas das outras.  

  • Favorece a formação de novas lideranças: uma das principais dificuldades das companhias é encontrar pessoas capacitadas para os altos cargos. Neste modelo, o líder atua como mentor e ajuda a formar uma nova geração de colaboradores competentes para essas funções e imersos na cultura organizacional.

  • Motivação e desempenho: capacitado e valorizado, o colaborador responde com engajamento e produtividade. Dessa forma, a empresa consegue alcançar a alta performance e resultados extraordinários.

Entendeu quais são os principais benefícios da liderança servidora? Quais deles você já pratica em sua gestão? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação