o-que-e-lideranca-humanizada-e-como-conquistar-sua-equipe-com-ela.jpeg

O que é liderança humanizada e como conquistar sua equipe com ela?

Felizmente a imagem rígida do chefe tem sido substituída gradualmente pela imagem do líder. Muito mais do que um sujeito que centraliza as tarefas e espera resultados, esse novo indivíduo tem um papel mais específico no mercado, posicionando-se como uma liderança humanizada.

Apesar de essa já ser uma realidade, muitas empresas ainda se veem distantes da presença de um líder que trata sua equipe de maneira mais humana. Por isso, é interessante explicar didaticamente do que realmente isso se trata e como você pode conquistar a sua equipe, focando não só na produtividade, mas também o seu bem-estar. Que tal?

O que é liderança humanizada?

Apesar de vivermos uma intensa era de informatização e tecnologia, que já ultrapassou os conceitos de globalização que conhecíamos no início do século, não podemos nos esquecer de separar bem as coisas: humanos são humanos e máquinas são máquinas.

Ao partir dessa constatação é que o gestor, hoje, precisa não só coordenar os colaboradores e sua produtividade, mas também considerá-los, antes de tudo, como seres humanos dotados não só de habilidades, mas também de sentimentos, limites — físicos e mentais —, necessidades e desejos.

Ao encarar o mercado dessa maneira, surge o conceito de liderança humanizada, que nada mais é do que uma forma inteligente e sensibilizada de agir como líder diante de uma equipe. A psicologia é um suporte essencial para os líderes desenvolverem um perfil humanizado.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GRATUITAMENTE O E-BOOK PSICOLOGIA PARA LÍDERES

Como esse perfil tem conquistado as empresas?

Os conceitos de liderança humanizada começaram a tomar força nos anos 90, quando o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional”, retomou a importância do equilíbrio das emoções não só na vida pessoal, como também no âmbito profissional.

Apesar de Charles Darwin já ter nos alertado sobre isso lá atrás, no século XVIII, foi somente na década de 1990 que as áreas de Recursos Humanos também começaram a rever suas estratégias. Motivo: estavam ocorrendo altos índices de afastamento de profissionais de empresas por estresse, principalmente. Foi exatamente assim que as instituições passaram a adotar um novo modelo para seus líderes.

Quais são os benefícios para empresas e colaboradores?

Talvez o maior benefício de um líder humanizado para uma empresa, bem como para seus colaboradores, seja o aumento da produtividade, consequência da melhoria de qualidade de vida no trabalho.

O incentivo partido da liderança vem acompanhado de boa comunicação e empatia, bem como colaboração e espírito de equipe. Como veremos mais adiante, o líder humanizado possui algumas características que não só encorajam, mas também aumentam o desempenho dos funcionários, que se veem cada mais valorizados e importantes para os projetos da organização.

Quais são as principais características do líder humanizado?

O líder que trata sua equipe de maneira humanizada se porta com atitudes de parceria e não de autoritarismo, em primeiro lugar. A ideia de alguém que manda já não existe mais! Ela vem sendo substituída, cada vez mais, pela de um sujeito que compartilha seus conhecimentos, divide desafios e, principalmente, que possui a capacidade de ouvir.

Outra característica forte desse tipo de liderança é a de sempre dar o bom exemplo, com práticas certas. Assim, o gestor consegue direcionar e orientar melhor a equipe, impulsionando bons resultados também com motivação e incentivos. Uma vez se sentindo como parte importante de um projeto, o colaborador, certamente, terá maior comprometimento e renderá muito mais. 

A liderança humanizada se mostra cada vez mais útil e coerente para empresas que querem crescer e se destacar no mercado. Com equipes motivadas e bem orientadas, as chances de sucesso são incontavelmente maiores. Você concorda? Fique à vontade para nos dizer o que acha sobre o assunto aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação