fim de ano

Integração de fim de ano: 4 dicas para sua empresa

O mês de Dezembro está chegando e começamos a entrar no clima das festas de fim de ano. É comum, nessa época, as empresas realizarem integrações entre os funcionários, que podem variar desde um amigo oculto até um churrasco de confraternização. O importante é a data não passar em branco e aproveitar o momento para unir ainda mais a equipe!

Porém, por ser um acontecimento anual, muitas vezes as empresas têm dificuldade em inovar nas opções. Por isso, neste artigo a EIDEA vai dar 4 dicas diferentonas de integrações para o final do ano, sem perder o foco e baixar a produtividade dos colaboradores. Confira:

1) Dinâmicas de fim de ano

Dinâmicas de integração são excelentes maneiras de trabalhar o relacionamento entre os colaboradores. No contexto específico de final de ano, uma ideia é realizar uma dinâmica que tenha como temática principal o encerramento do ano, e o que cada uma das pessoas estão carregando consigo para o próximo ano que se iniciará. É importante, por exemplo, possibilitar um momento em que as pessoas possam compartilhar seus maiores aprendizados, maiores desafios, novas amizades que conquistaram dentro da empresa, novos hobbies desenvolvidos, ao longo de todo o ano.

2) Amigo oculto durante a semana toda

O conhecido amigo oculto já é uma prática bem difundida dentro dos ambientes organizacionais. Entretanto, embora tenha uma estrutura geral, sempre é possível inovar dentro deste contexto. Uma possibilidade é realizar um Amigo Feliz, uma modalidade de amigo oculto que dura uma semana inteira. O objetivo principal é fazer o(a) seu(sua) amigo(a) feliz, fazendo uma surpresa diferente para ele(a) em cada dia da semana. Não precisam ser surpresas caras ou complexas; um exemplo seria chegar um dia mais cedo na empresa e deixar aberto no computador do(a) amigo(a) o videoclipe de uma banda que você sabe que ele(a) ama, ou até mesmo um cartão personalizado usando fotos encontradas nas redes sociais do(a) amigo(a), para que todos na empresa possam assinar. Ao final, no último dia da semana – o dia da revelação -, aí sim será o momento de comprar um presente mais bacana para o momento da troca.

3) Mural da gratidão

O mural da gratidão é uma excelente dica para fechar o ano com chave de ouro. Disponibilize um espaço na sua empresa onde as pessoas possam escrever coisas às quais elas são gratas neste ano que se encerra. Pode ser até mesmo uma parede normal onde as pessoas possam colar post-its. O mais importante é que haja um momento em que todos possam ler juntos às coisas que foram escritas. Fica a critério de cada empresa se os depoimentos serão anônimos ou não.

4) Festa da família

Já são bem conhecidos os benefícios de festas e integrações que ocorrem em ambientes externos à empresa. No fim de ano, aproveite para promover uma festa para os colaboradores em que o convite seja estendido a seus familiares. Já que o Natal é uma época para se estar perto das pessoas queridas, uma dica é aproveitar o momento para propor dinâmicas e atividades a serem realizadas em grupo, junto às famílias e colegas de trabalho. Se possível, pode haver também bingos e sorteios de brindes ou rifas. O céu é o limite para as possibilidades!

Gostou das dicas da EIDEA para integrações de final de ano? Conte para a gente, nos comentários, como acontecem essas integrações na sua empresa! E para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter no formulário abaixo:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

* campos obrigatórios
 

Cadastrando-se você receberá semanalmente em seu e-mail conteúdos sobre Psicologia Organizacional e muito mais!


  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Raíssa Dias
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação