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Gestão de pessoas: como evitar conflitos dentro da equipe?

Os conflitos sempre vão existir dentro de equipes: isso é fato. As pessoas são diferentes umas das outras e todas elas querem ter suas opiniões ouvidas. Nesse sentido, o que faz a diferença é a maneira com que o gestor lida com a situação.

É importante encarar os problemas como uma oportunidade de crescimento para a equipe, de modo que seja possível evitar conflitos e manter um clima organizacional harmonioso e produtivo. Veja a seguir algumas medidas corretivas e preventivas que podem ser úteis nessa situação. Confira!

Conversar com os envolvidos imediatamente

Quando um conflito se estabelece, a pior medida que um gestor pode tomar é “esperar a poeira baixar”. Pois, quanto mais se espera, mais a tensão do ambiente vai ficando insustentável e, na maioria das vezes, faz com que o conflito tome proporções maiores e passe a afetar os resultados da empresa.

Sendo assim, não espere dias para agir. Ao ficar sabendo de um conflito, arranje um espaço em sua agenda e dedique a trabalhar esse problema junto aos envolvidos até que tudo esteja esclarecido.

Acalmar as partes

É importante que, diante de um conflito explosivo, o gestor se antecipe e tome uma postura absolutamente calma em relação ao acontecido, para não incitar mais agressividade no ambiente. Olhar nos olhos dos colaboradores ao pedir calma e se propor a ouvi-los ajuda a diminuir o estresse do momento.

Depois que os envolvidos estiverem com os ânimos acalmados, sente-se com eles e converse sobre o que aconteceu, em conjunto e individualmente.

Focar na solução

Tentar descobrir a causa do problema e quem é o culpado, certamente, não é a melhor atitude a ser tomada para resolver um conflito. Até porque essa deve ser uma preocupação secundária, já que o principal a ser feito é focar na solução do problema.

Depois de tudo solucionado, as partes provavelmente se sentirão mais calmas e conversarão mais racionalmente. Se você tentar resolver o conflito dos colaboradores enquanto o problema não foi solucionado, só vai piorar a situação.

Manter o diálogo aberto para evitar conflitos

Além de tomar medidas para apaziguar a situação, é importante evitar que haja conflitos posteriores por falta de uma comunicação eficiente. Trabalhe um diálogo aberto para com sua equipe e, ao mesmo tempo, promova uma comunicação transparente entre os colaboradores.

Para fazer isso acontecer, vale tudo: recorrer a ferramentas online de comunicação interna, como o Skype, promover happy hour para ajudar a estreitar os laços entre os membros da equipe, realizar reuniões informativas semanais com os membros para um bate-papo em tom mais descontraído.

Pode até mesmo contratar uma consultoria especializada no bem-estar e na boa relação interpessoal dentro da empresa.

Definir melhor as tarefas

Em um momento mais calmo, reveja as tarefas pelas quais cada colaborador é responsável. Repense-as para que todos tenham atividades igualmente importantes e distribuídas justamente, de modo que ninguém se sinta sobrecarregado.

Se for preciso, promova uma reunião com a própria equipe para que vocês pensem juntos em um remanejamento ideal, isso ajuda a evitar conflitos.

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