gestão de equipes aplicativos

Gestão de Equipes: 15 aplicativos que facilitarão sua vida

A gestão de equipes é decisiva para qualquer empresa. São inúmeras atribuições delegadas ao líder que qualquer tipo de suporte é muito bem-vindo. Para isto, o gestor pode contar com a ajuda de diversos aplicativos e softwares, que podem facilitar muito a vida de liderança.

Enumeramos neste artigo os principais apps que podem prestar suporte aos gestores para vencer os diversos desafios da gestão de equipes, como a comunicação interna, o acompanhamento dos projetos, o recrutamento de novos membros, o engajamento e a produtividade.

Veja, a seguir, os 15 principais aplicativos que separamos para mostrar a você.

1. Slack

Disponível em versões gratuita e paga.

Slack é um software que objetiva agilizar a comunicação entre as pessoas, e portanto a produtividade dos membros e satisfação do cliente. Ele possibilita a criação de Channels – que funcionam como grupos – para a equipe tratar de projetos, assuntos diversos ou serviços de forma eficientemente. Permite também que as pessoas compartilhem arquivos dentro dos Channels.

Há também a possibilidade de enviar mensagens privadas diretamente para uma pessoa ou grupo, ao se tratar de uma conversa mais específica. É possível também realizar chamadas individuais ou em grupo – com ou sem câmera – para falar diretamente.

Outro ponto positivo é que o Slack notifica sobre assuntos que precisam de sua atenção, ou quando outra pessoa da equipe precisa de uma ajuda sua. Além disso, o Slack permite integração com outros aplicativos e softwares, como o Twitter, o Mailchimp e o Google Drive. Dessa forma, tudo relevante e novo que acontecer nestes outros apps, o Slack irá te notificar.

Enfim, um dos principais propósitos do Slack é diminuir a dependência pelo e-mail e dropbox. E pelos relatos que acompanhei, ele consegue.

É possível sincronizá-lo com seu smartphone, tablet ou computador pessoal, para utilizá-lo em qualquer lugar.

Para web e mobile.

2. BeerOrCoffee

aplicativos para gestão de equipes
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Gratuito.

O BeerOrCoffee foi desenvolvido para facilitar e incentivar networking. O aplicativo possibilita convidar pessoas próximas a sua localidade para tomar uma cerveja ou um café! A ideia é incentivar troca experiências e te possibilitar expandir sua rede de contatos – quem sabe até mesmo gerar novos  negócios?

É possível também notificar usuários próximos de que você está indo tomar uma cerveja ou café nos próximos 30 minutos, e convida-los a se juntarem a você.

É um bom aplicativo para você trocar experiências profissionais que podem te ajudar na sua própria gestão de equipes – e outros aspectos profissionais que você desejar. E você também estará ajudando a sua nova rede a vencer os desafios vivenciados no dia-a-dia organizacional ou empreendedor.

Disponível para Android e iOS.

3. Google Drive

Gratuito.

Muito conhecido e difundido, mas muitas pessoas desconhecem suas plenas funcionalidades.

O que ele traz de muito útil para a gestão de equipes é a possibilidade de criar documentos, planilhas, apresentações e formulários (que podem ser usados para pesquisas internas). O interessante é que mais de uma pessoa pode realizar alterações e edições nos documentos simultaneamente, o que agiliza a produtividade da equipe quando há a necessidade de construção coletiva.

Disponível para Desktop e Mobile. Possível sincronizá-lo nos diferentes sistemas operacionais.

4. Skype

Disponível em versões gratuita e paga.

Também muito difundido e conhecido, mas não usufruído plenamente por muitas equipes. Principalmente àquelas em que a empresa não se atualiza para as tendências tecnológicas e permanece com práticas tradicionais e ineficientes.

Permite fazer chamadas de voz e vídeo individuais ou em grupo. O principal benefício é que é possível realizar reuniões e alinhamentos de equipe remotamente, não havendo a necessidade muitas vezes de deslocamento para reuniões. Fato que permite economizar tempo de deslocamento e dinheiro.

Disponível para Desktop e Mobile.

5. Asana

Disponível em versões gratuita e paga.

O Asana permite fácil acompanhamento das tarefas de uma equipe de projetos. Com dashboards, separação simples de tarefas e canais de conversa, o Asana quer facilitar a vida das equipes permitindo transparência sobre tarefas e projetos delegados individualmente. Dessa forma, é possível reduzir o número de reuniões e ganhar tempo e produtividade.

É possível integrá-lo com o Slack, Dropbox e Planilhas Google. Disponível para Desktop e Mobile.

6. MindMeister

Disponível somente em versões pagas.

Você conhece o conceito de mapas mentais? O MindMeister te ajuda a criar mapas mentais colaborativos. Isto quer dizer que toda a sua equipe pode criar um mapa mental conjuntamente, acompanhá-lo e aprimorá-lo durante todo um projeto.

O MindMeister promete facilitar e engajar as pessoas em brainstorms, e assim, alinhar o trabalho de toda a equipe. As pessoas comentam e votam nas ideias apresentadas, agilizando o processo de desenvolvimento de projetos criativos e tomada de decisão.

Disponível para qualquer dispositivo com acesso à web.

7. Trello

Disponível gratuitamente.

Para todos aqueles que veem a organização e a comunicação durante um projeto como desafio.

Trello permite que a equipe organize de forma simples todo o projeto, centralizando em uma só plataforma todas as informações pertinentes ao projeto. O Trello sincroniza tudo em tempo real, agilizando a comunicação das equipes de trabalho sobre os progressos em um projeto. Fica mais simples gerir equipes assim, certo?

Grandes empresas como Pixar, Google e Adobe, utilizam Trello.

Disponível em Desktop e Mobile.

8. LinkedIn.com

Em versões gratuita e diversas opções pagas.

O LinkedIn vem ganhando espaço. Com mais de 25 milhões de usuários somente no Brasil, o LinkedIn tem sido espaço para muitas oportunidades de geração de negócios e recrutamento de candidatos.

Um gestor de equipes pode utilizar a rede para prospectar novos membros para sua equipe e contratá-los ou até mesmo divulgar na rede social os trabalho que sua equipe vem realizando. Pode ser uma excelente forma de ganhar visibilidade para sua empresa e futuramente gerar negócios.

Acessível em qualquer dispositivo com conexão web.

9. Gupy.io

Possível obter demonstração gratuita do serviço.

Já que começamos a falar de recrutamento com o LinkedIn, vamos focar agora em um aplicativo voltado exclusivamente para este fim. Gupy utiliza People Analytics e Machine Learning com o intuito de indicar os melhores candidatos para a sua empresa. A ideia é simplificar e agilizar, se você tem uma lista com 6000 candidatos, por exemplo, Gupy irá analisar e reduzir a lista drasticamente para facilitar sua vida. E nesta lista estarão os candidatos mais indicados para a vaga na sua equipe.

Para um gestor de equipes, é um tempo muito valioso que o aplicativo permite economizar.

Disponível na web.

10. Runrun.it

Grátis para experimentar e em versões pagas.

Muito conhecido e utilizado, o Runrun.it, não poderia ficar de fora da lista. O aplicativo é, em essência, um gerenciador de tarefas. Com isso ele permite aprimorar o desempenho e o tempo de execução da sua equipes. A gestão de equipes pode ficar muito simplificada com o Runrun.it. O aplicativo possibilita que você gerencie tempo, ordene prioridades das tarefas, atualize-se quando projetos são entregues, saber exatamente no que sua equipe está trabalhando, dentre outras coisas mais.

Outros pontos positivos e diferenciais do Runrun.it, é que ele coleta dados das tarefas e te mostra indicares de produtividade da sua equipe e permite que você dê medalhas para seus membros! Ótima forma de construir motivação.

Disponível para Desktop e Mobile.

11. Reachr

reachr aplicativos gestão de equipes
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Disponível em versões gratuita e paga.

Também conhecido como o “Tinder do recrutamento”, o Reachr promete encontrar “O match perfeito entre empresas e candidatos”. Com diversos filtros de busca de candidatos, o Reachr pode facilitar muito a busca por pessoas para uma vaga na sua equipe. Além disso, o aplicativo permite analisar o perfil dos candidatos que você encontrar.

Ele promete organizar todo o processo de recrutamento da sua empresa.

Disponível para Android e iOS.

12. TINYPulse

Demonstração gratuita e disponível em versões pagas.

O TINYPulse irá contemplar uma parte da gestão de equipes extremamente importante que ainda não apareceu neste artigo. O aplicativo promete melhorar a cultura, a performance e engajamento dos funcionários de uma empresa.

Ele permite criar surveys simples, frequentes e anônimas para coletar dados sobre a visão dos membros da equipe sobre o trabalho. Dessa forma, o gestor pode focar no que realmente importa para melhorar o engajamento. TINYPulse também permite coletar feedbacks dos liderados para solucionar pontos fracos no desenvolvimento de projetos, e também oferece ferramentas para reconhecer um trabalho bem feito de uma pessoa ou grupo delas.

Disponível em Desktop e Mobile.

13. SurveyMonkey

survey monkey aplicativos gestão de equipes
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Disponível em versões gratuita e paga.

O principal recurso do SurveyMonkey é bastante conhecido: criar formulários de pesquisa e coletar dados. Isso em si já é uma ferramenta interessante para a gestão de equipes.

Mas existem outras funcionalidades interessantes nele que podem ser úteis aos líderes. SurveyMonkey conta com formulários-base prontos para coletar insumos úteis para a gerir pessoas. Ele tem Questionários de Pesquisa de Clima, de Satisfação com o Trabalho e outros de RH e Treinamento. Todos são feitos por especialistas no assunto.

Disponível para web e Mobile.

14. iAppreciate

iappreciatte aplicativos gestão de equipes
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Disponível gratuitamente.

Um aplicativo da web muito simples, mas que é um guia excelente para valorizar e reconhecer o trabalho da equipe. Todo líder deveria utilizar pelo menos uma vez o iAppreciate e conhecer este guia, pois a simples utilização pode capacitar o líder a reconhecer o trabalho de seus liderados – e, portanto, motivá-los e engajá-los.

Para utilizá-lo, basta acessar o link do app e seguir as instruções. Ao finalizar o preenchimento, você poderá enviar por e-mail ou imprimir. E o aplicativo permite ir além, depois de preencher o reconhecimento pelo trabalho, você pode escolher citações famosas e enviar como certificado para os membros de sua equipe!

Reconhecimento e valorização são excelentes formas de ganhar confiança e evitar demissões repentinas.

Possível de acessar por qualquer dispositivo com conexão à web.

15. Achievers

Demonstração gratuita e disponível em versões pagas.

O site do Achievers diz que o app se trata de “uma plataforma que os funcionários amam utilizar”. Se o app entrega o que promete, acredito que os funcionários gostem muito dele sim, pois é uma plataforma que facilita o reconhecimento e a premiação dos colaboradores. Em uma boa gestão de equipes, o ambiente de trabalho prazeroso para os funcionários é fundamental, pois estimula o engajamento e a produtividade.

Um dos pontos mais fortes do Achievers é que ele facilita o reconhecimento através de uma série de rewards (recompensas) focados no fator experiência da premiação, como a oferta de entretenimento, viagens, jantares, etc.

Disponível para web e mobile.

Gestão de Equipes vai além da tecnologia – sempre tenha isso em mente!

Aplicativos facilitam muito a gestão de equipes, pelas ferramentas que oferecem. Funcionam como hacks de processos que sem os apps demorariam muito mais tempo. É possível gerir equipes sem eles, mas muitas vezes eles podem salvar sua vida de líder.

O que você sempre deve ter em mente é que qualquer ferramenta, depende do seu operador. A habilidade de quem gerencia o aplicativo, enquanto gestor e líder, é que definirá se o app será útil e benéfico para a sua gestão.

Portanto, nunca esqueça de se capacitar e aprimorar suas habilidades de liderança e gestão. Pois, inevitavelmente, você se deparará em uma situação em que as tecnologias não poderão fazer nada para te ajudar. Gerenciar pessoas é esperar pelo inédito cotidianamente! As tecnologias atuais não conseguem substituir tamanha complexidade.

Caso você queira qualquer tipo de suporte concernindo a gestão de equipes, entre em contato com a gente que poderemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação