gestão de conflitos empresas

Gestão de conflitos: oportunidade de crescimento para empresas e funcionários

O conflito é inerente ao ser humano. Seja nas relações interpessoais ou consigo mesmos, é certo que em algum momento nós iremos nos deparar com ele. Assim sendo, é importante conversarmos sobre a gestão de conflitos, em especial sobre os conflitos que emergem nas empresas, que escondem diversas oportunidades de amadurecimento e crescimento para funcionários e organização.

Neste artigo você irá ler sobre:

  • a importância de gerir conflitos na sua organização;
  • como fazer isso;
  • e o que a empresa ganha com isso.

Por que realizar a gestão de conflitos nas empresas?

Primeiramente, porque o conflito é inevitável. É certo que ele irá surgir em algum momento, pois as empresas são constituídas de pessoas com diversas personalidadesbackgrounds diferentes e pontos de vista distintos.

Os conflitos emergem das diferenças, e eles podem ser positivos ou negativos. Será positivo se as pessoas souberem escutar umas as outras, aprender com o ponto de vista do outro, identificar os interesses em comum, e conciliar perspectivas para chegar a uma solução conjunta. Ele decorrerá desta forma se na sua empresa há gestão de conflitos.

Por outro lado, o conflito negativo é muito mais frequente do que o positivo. Ele acontece quando há divergência entre ideias com hostilidade e as pessoas se fecham para as possibilidades. Assim sendo, não estarão receptivas a ouvir e conciliar seus pontos de vista. Evitar o conflito também é contraprodutivo, pois mesmo que as pessoas façam o máximo para se esquivarem, as divergências não desaparecerão.

Além disso, evitar o conflito e não administrá-lo gera impactos no ambiente de trabalho e até mesmo pode ser prejudicial para a tomada de decisão – estratégica, tática ou operacional – nas empresas.

Isso pode gerar inúmeros prejuízos posteriormente, como a queda na motivação e produtividade dos funcionários, aumento da rotatividade e até mesmo adoecimento das pessoas.

É imprescindível que a gestão de conflitos seja realizada para evitar esses cenários adversos da gestão de pessoas, e também, direcionar os colaboradores para crescimento mútuo. Os conflitos são uma oportunidade para isso.

Como realizar uma boa gestão de conflitos?

Para responder a esta pergunta, você precisa saber quanto quer investir em gestão de conflitos, pois há diferentes formas de desenvolver a prática na sua empresa. No entanto, a maior eficácia é atingida quando um profissional da psicologia ou coach gabaritado coordena a prática. O ideal é que seja um psicólogo que também é coach.

É preciso entender que nos conflitos sempre haverão diversas emoções envolvidas. As pessoas implicadas no conflito precisam tomar consciência destas emoções de modo a colocá-las como fatores importantes para a resolução.

Uma boa gestão de conflitos é feita quando há equilíbrio entre racional e emocional, por isso é importante que os profissionais sejam treinados para lidar com emoções, e usá-las para o crescimento pessoal e profissional dos envolvidos.

Esta etapa de elucidação das emoções é imprescindível para o sucesso da gestão de conflitos.

Só depois disso é que será possível discutir o conteúdo do conflito e as ideias envolvidas. As pessoas devem expor o que é importante para elas na ideia/solução que propõem, e falar o que entenderam do ponto de vista do outro. Assim que ambas as partes se entenderem mutuamente, elas são guiadas a discutir o que as ideias têm em comum e a procurar por alternativas para suas ideias que atinjam o objetivo.

A gestão de conflitos deve compreender que somente pela proposta de alternativas e expansão das ideias iniciais será possível o crescimento a partir da divergência. Uma ideia não deve prevalecer sobre a outra, deve prevalecer a construção conjunta.

O que as empresas ganham com a gestão de conflitos

O benefício mais evidente é que o clima organizacional ficará mais favorável. E só com isso temos diversos ganhos indiretos, como a maior motivação, engajamento e criatividade dos colaboradores.

Além disso, incentiva a construção coletiva e trabalho em equipe, portanto a empresa ganha em qualidade para suas soluções e projetos.

Por isso o gerenciamento de conflitos é uma oportunidade de crescimento, tanto para empresas quanto para colaboradores. Pois estes aprendem a se relacionar melhor e a trabalhar em equipe. E as empresas colhem os proventos desta melhor gestão de pessoas que foi realizada.

Sua empresa pode estar perdendo muito ao não realizar a gestão de conflitos, ou por não fazer isto da forma adequada. Um conflito mal gerenciado pode ter impactos desastrosos na organização, por isso não deixe de investir devidamente nesta prática – coordenada pelo profissional certo.

Esperamos que este conteúdo sobre gestão de conflitos tenha sido útil para você e sua empresa. Receba toda semana materiais novos sobre práticas para desenvolver seu negócio cadastrando seu e-mail em nossa Newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação