Cultura organizacional: por que ela é tão importante?

A cultura organizacional é como uma fotografia da organização. Com base nisso, podemos afirmar que, estruturada ou não, toda empresa tem uma cultura organizacional. Algumas, entretanto, a constroem e planejam de forma mais responsável e consciente.

Assim como uma fotografia, o mapeamento da cultura organizacional permite identificar as principais características de uma empresa, os problemas mais aparentes e os traços mais marcantes de sua personalidade.

Por isso, fizemos esse post para ajudar você a entender melhor o conceito de cultura organizacional, como ela é formada, os motivos pelos quais sua empresa deve dar atenção a ela e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa é formada pelos hábitos, valores, práticas e ideais de uma empresa.

Utilizando uma abordagem mais moderna, podemos definir cultura organizacional como a personalidade da sua empresa, aquilo que a torna diferente das outras. Numa linguagem mais livre, é a forma como as coisas são conduzidas na empresa.

É a cultura organizacional que norteia a forma como a empresa se relaciona com seu público e seus associados, isto é, o tratamento que ela oferece a seus clientes, colaboradores e fornecedores. É ela, também, que ajuda a dizer de que forma as atividades devem ser conduzidas para que a empresa consiga alcançar os resultados estabelecidos por meio de planejamento.

Como é construída?

A construção da cultura organizacional de uma empresa se dá de cima para baixo.

Proprietários, acionistas, diretores e as principais figuras de liderança da organização são as pessoas que têm maior nível de influência na definição dos valores que direcionam a forma como a empresa age com as pessoas e se porta no mercado. Quanto mais alto o nível hierárquico, maior o poder de opinar e influenciar.

A partir daí, esses princípios são replicados aos outros níveis da empresa. Afinal, para que os processos funcionem da acordo com o planejado, é preciso que todos os colaboradores incorporem esses valores.

O comprometimento de todo o corpo funcional é indispensável para o sucesso no esforço de propagar a cultura organizacional por todo o ambiente corporativo.

Qual é a sua importância na rotina da empresa?

A cultura organizacional, como já vimos, define a forma como seus colaboradores e sua empresa se posicionam e reagem diante das mais diversas situações. Ela exprime a mentalidade da empresa.

A cultura organizacional ajuda a empresa a definir sua missão e objetivos com base em seus valores. As ações que a empresa cria para permitir e viabilizar o alcance desses objetivos também são influenciadas pela cultura, já que ela está impressa na forma como a empresa e, consequentemente, os colaboradores, lidam com cada desafio.

Quando sua empresa compreende a si mesma, existem maiores chances de sucesso do mercado. Quando a cultura está bem alinhada aos propósitos da empresa e os colaboradores compartilham os mesmos valores, cria-se um ambiente de trabalho favorável à cooperação e ao desenvolvimento, e, consequentemente, os bons resultados chegam.

E então? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Você acha que conseguirá implantar esses conceitos na sua organização? Sua empresa já tem uma cultura organizacional bem estruturada? Deixe seu comentário!

Comente