crenças limitantes

Crenças limitantes e resistência à frustração

Em situações que saem da nossa zona de conforto, é muito comum nos deixarmos inundar por pensamentos ou crenças limitantes, uma vozinha na nossa cabeça nos dizendo que não somos bons o suficiente. As crenças limitantes são nossas grandes inimigas no momento em que precisamos superar algum desafio, principalmente no que diz respeito ao nosso potencial profissional.

Crenças limitantes são, grosso modo, pensamentos insistentes, que vêm à tona nos momentos em que experimentamos situações desafiadoras, normalmente provenientes de uma crença central originada ainda na nossa infância. Frases como “sou incapaz de […]”, “não consigo fazer […]” ou “os outros são melhores que eu em […]” são exemplos desse tipo de pensamento.

O mais curioso é que normalmente temos justificativas consistentes para esses pensamentos. Nosso cérebro nos prega peças o tempo todo, e acabamos por confirmar nossas crenças quando alguma coisa dá errado. É quando dizemos: “eu sabia que não ia conseguir”.

No canal da EIDEA, há um vídeo muito esclarecedor sobre crenças limitantes e o que podemos fazer para desmistificá-las.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!

Crenças limitantes tendem a se retroalimentar

Nas situações em que sentimos medo e receio em tentar alguma coisa desafiadora, devido à crença limitante de que não somos capazes, pode sim acontecer de falharmos, de fato. E aí, quando falhamos, acabamos por alimentar nossas crenças limitantes e confirmar que realmente não somos capazes. Esse é um sintoma da geração Y, que é a geração que ocupa boa parte do mercado de trabalho atualmente, e que apresenta baixíssima resistência à frustração.

Resistência à frustração basicamente é a capacidade de lidar com os problemas que enfrentamos e superá-los, sem ignorá-los ou passar por cima deles, mas sim aprendendo com nossos erros e utilizando-os a nosso favor em desafios futuros.

Existe um outro vídeo no canal da EIDEA que fala sobre resistência à frustração, e o que fazer para desenvolvê-la em você.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!

Desenvolver resistência à frustração é uma forma muito eficiente de desconstruir nossas crenças limitantes. Entender que, não é porque falhamos hoje que vamos falhar amanhã e sempre. Nosso aprendizado e desenvolvimento são consequências de uma série de fenômenos psicológicos que podem sofrer influência de crenças limitantes, se não estiverem bem trabalhados. Por isso, é importante aprimorar seu autoconhecimento para não acabar sabotando seu negócio!

Se você gostou deste artigo, divulgue nas suas redes sociais e compartilhe com a gente nos comentários as suas experiências. Para receber mais conteúdos sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo, inscreva-se no nosso canal no Youtube, e na nossa newsletter aqui embaixo:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

* campos obrigatórios
 

Cadastrando-se você receberá semanalmente em seu e-mail conteúdos sobre empreendedorismo e muito mais!


  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Raíssa Dias
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação