Cheerful young woman talking on phone and using laptop in library. Smiling female businesswoman solving business issues and using smartphone. Students writing or reading books behind her. Education concept

Tenho várias habilidades e gosto de fazer muitas coisas. E agora?

O texto de hoje é para você que nunca conseguiu se encaixar ou se adaptar à premissa do “você precisa focar em alguma coisa” ou “faça uma coisa de cada vez”. Você que tem várias habilidades e se identifica com muitas atividades, e não consegue se encontrar muito bem neste mundo onde o que é valorizado é se especializar e aprofundar cada vez mais numa mesma coisa. Você que se sente assim, dá um abraço aqui!

Existe uma série de pesquisas da neurociência comprovando que o chamado “multitarefa” não é bom para o trabalho, pois acaba diminuindo a produtividade e nada do que você faz fica realmente bom. É claro que as pesquisas possuem fundamento, e essa premissa é provavelmente verdadeira. No entanto, é preciso explorar um pouco mais o significado de multitarefa.

O que é ser multitarefa?

Multitarefa pode ser definido como a capacidade que uma pessoa possui de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Bom, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que ninguém faz realmente mais de uma coisa ao mesmo tempo, pois isso implicaria executar simultaneamente duas atividades que podem ser conflitantes, por exemplo, ler seus e-mails ao mesmo tempo em que escreve um artigo. O que é humanamente impossível. Normalmente, o que ocorre e que vemos ser mais comumente chamado de multitarefa é uma pessoa que alterna tarefas frequentemente. Neste caso, você começaria escrevendo seu artigo, mas daí a pouco pararia para ler alguns e-mails, depois voltaria a trabalhar no artigo, depois leria mais alguns e-mails, depois mataria algum tempo nas redes sociais, e depois retornaria ao artigo. Mas note que cada uma dessas atividades seria realizada uma de cada vez!

Dentro dessa lógica seria aceitável dizer que, no mundo de hoje, quase todo mundo é multitarefa, pois isso é um reflexo da modernidade, das nossas vidas corridas e do advento tecnológico.

Outra coisa bem diferente de ser multitarefa é apresentar múltiplos interesses e/ou habilidades. Você já abriu mão de alguma coisa que gosta muito para seguir com outra que seria a sua profissão, aquela que te disseram que você deveria focar, pois te daria mais estabilidade? Então, deixa eu te contar um segredo: você não precisa necessariamente abrir mão de um sonho para perseguir outro! Você pode conciliar as duas – ou mais – coisas, e acabar de vez com aquela sensação de estar deixando algo para trás, e ao mesmo tempo de estar falhando com as expectativas da sociedade.

Como conciliar múltiplas habilidades?

Existem basicamente duas formas de fazer isso. A primeira é investir nas duas – ou mais – coisas, mas de forma separada, independente. Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguém que é dentista, nos finais de semana participa de maratonas, e recentemente lançou um romance independente. Ou então alguém que tem um emprego formal, mas que, nas horas em que não está na empresa, trabalha como autônomo/ freelancer/ empreendedor no seu próprio negócio. Esses são exemplos de pessoas que conciliam seus interesses e habilidades, mas que exercem cada um deles de forma individual, sem relacioná-los entre si.

A outra possibilidade é juntar todos os seus talentos, interesses e habilidades em um negócio só, atitude que normalmente é mais possível de se concretizar dentro do empreendedorismo. Pois, quando você empreende, pode criar um negócio com a sua cara, com a liberdade de moldá-lo de acordo com a sua necessidade – ou vontade. Sobre esta maneira de desfrutar das suas mais altas possibilidades e capacidades, deixo como sugestão a palestra do TEDx realizada pela Rafaela Cappai, Seja um Canivete Suíço:

Tentar se adequar a uma lógica de funcionamento na qual você não se encaixa acaba sendo mais dolorido e trabalhoso do que dar vasão e investir em vários sonhos ao mesmo tempo, se isso for o que o seu coração deseja! Se você tem vontade de seguir seus sonhos e dar uma chacoalhada na sua vida profissional, mas não sabe como, a EIDEA pode te ajudar! Entre em contato para saber como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação