Comportamento organizacional: Como a EIDEA desenvolve?

Com as exigências de crescimento organizacional impostas nas empresas, não podemos deixar de considerar o comportamento humano como fundamental no processo. E é indispensável considerarmos uma abordagem científica para lidar com o comportamento organizacional, de modo que seja possível:

  • Analisar o comportamento;
  • Controlar/administrar o comportamento;
  • E prever o comportamento.

Como nós da EIDEA conseguimos analisar, administrar e prever?

A EIDEA tem metodologia própria para analisar, controlar e prever o comportamento: a Arquitetura de Comportamentos Organizacionais (ACO). Método desenvolvido pelos nossos fundadores baseado em princípios e conceitos da Ciência do Comportamento Humano, e nas ideias e estudos empíricos do cientista norte-americano B. F. Skinner.

“Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação.” B. F. Skinner, 1957.

A análise

A ACO permite que os consultores da EIDEA estudem os comportamentos de todos os membros da empresa (de toda hierarquia) e os impactos destes sobre o ambiente de trabalho e cultura organizacional.

A partir dos dados coletados pelos profundos estudos realizados por nossos consultores, é possível traçar, junto aos gestores, as melhores intervenções para alterar os comportamentos organizacionais. A EIDEA torna possível desenvolver o comportamento organizacional das pessoas, para algo que contribua para o crescimento da empresa no dia-a-dia. Isto é, para comportamentos de inovação, colaboração, pertencimento e produtividade.

Administração do comportamento organizacional

A duração da administração dos comportamentos que a EIDEA realiza dependerá do porte e da realidade da empresa. A administração envolve realização de capacitação de lideranças, palestrasworkshopscoachingsintervenções terapêuticas no ambiente de trabalho, consultorias sobre processos de gestão de pessoas, dentre outras.

Com a ACO, conseguimos entender quais os aspectos individuais e coletivos envolvidos nos comportamentos atuais, e o que fazer exatamente para desenvolver comportamentos organizacionais específicos.

Assim sendo, as intervenções são tanto pessoais quanto coletivas, pois são dois contextos diferentes onde comportamentos distintos são manifestados.

A previsibilidade

Baseado na ACO, a EIDEA consegue estabelecer quais variáveis do contexto organizacional causam comportamentos. Assim sendo, pela análise realizada inicialmente identificamos os fatores individuais, culturais, ambientais e externos associados aos comportamentos das pessoas.

Mesmo após a etapa da administração do comportamento, a EIDEA consegue projetar o que a empresa deve implementar para garantir uma cultura organizacional de crescimento e lucratividade.

Benefícios das nossas soluções em Gestão da Cultura Organizacional e de Comportamentos

São muitos os benefícios que levamos aos nossos clientes com a nossa atuação sobre o comportamento organizacional:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Retenção e atração de talentos;
  • Melhorias na Cultura Organizacional da empresa;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Capacitação de lideranças;
  • Maior capacidade de inovação.

São os benefícios principais das nossas soluções em Gestão da Cultura e Comportamentos Organizacionais.

Você identificou que sua empresa pode ganhar com esta nossa solução? Tem algum desafio relacionado ao tema comportamento organizacional? Entre em contato com a gente para um bate-papo sem compromisso! Basta preencher o formulário abaixo.

Comente